David Bowie fala sobre o Pixies: "Eu sempre vi eles como os Beatles psicóticos"
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
David Bowie se tornou lendário por sua capacidade de antever e se antecipar a tendências, em vez de apenas as seguir, como fazem os demais. Para isso, ele sempre foi antenado no que acontecia no mundo da música, tanto na esfera mainstream quanto no circuito underground.
O Pixies foi formado em Boston em 1986 pelos guitarristas Charles Thompson (também conhecido como Black Francis ou Frank Black) e Joey Santiago, que recrutaram a baixista Kim Deal e o baterista David Lovering. Em pouco tempo, eles lançaram dois dos mais emblemáticos álbuns do rock alternativo, "Surfer Rosa" (1988) e "Doolittle" (1989).
E acompanhando tudo aquilo estava David Bowie, como ele contou em entrevista de 1999, disponível no YouTube.
"A primeira vez que eu ouvi Pixies deve ter sido em 1988, e eu achei a música mais atraente (fora o Sonic Youth) de todo os anos 80. Os Estados Unidos não promovem as pessoas como na Europa, havia tanta porcaria por lá na época que o Pixies teve que ralar muito para conseguir chegar à superfície."
"Há três elementos que eu considero importantes para a sonoridade da banda. O primeiro foi a dinâmica, bem óbvia agora, mas não na época, de manter o verso bem calmo e então explodir em barulho no refrão."
"O segundo foi as interessantes colocações de Charles [Thompson], coisas às vezes bem mórbidas. As letras dele abordam o mundano, o banal, mas a forma como ele subvertia os mais diferentes temas era tão incomum que chamou minha atenção na hora."
"Havia um senso de imaginação… — e eu não digo imaginação como fantasia, como a maioria das pessoas define, e sim como capacidade de compreender as relações entre as coisas. E aquelas relações que iluminavam os temas eram feitas com tanta naturalidade, com tanto entusiasmo. Há um grande senso de humor que permeia tudo que Charles faz."
"O terceiro são as cores que [Joey] Santiago fornece como guitarrista — ele é terrivelmente subestimado. É mais questão de textura, ele supre [a banda] com texturas extraordinárias."
"Uma das músicas mais poderosas que eu ouvi naquela época foi "Debaser". Eu sempre vi eles como os Beatles psicóticos, sabe [risos]? Há uma grande reverência aos primórdios do rock em Charles. O que eles fizeram mudou a forma de se fazer um rock mais pesado. Eu não acho que aquele formato existia antes deles surgirem."
"É um clichê, no entanto, reza a lenda que Velvet Underground vendeu poucos discos, mas que todo mundo que comprou formou uma banda. Eu diria que o mesmo se aplica ao Pixies: depois que você ouve, você quer ter uma banda como aquela."
Em 1991, quando teve David Bowie como integrante, a banda Tin Machine, fazia cover de "Debaser". Ouça no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
Com ex-Nirvana na bateria, Sleep anuncia nova formação
O maior álbum do Queen para Chad Smith; "Eu sempre aumento o volume"
Alissa White-Gluz mantém Blue Medusa como prioridade mesmo no Dragonforce
A música do Slayer que soa como Iron Maiden em alta velocidade, segundo a Kerrang!
O maior baixista de todos os tempos, de acordo com Lemmy
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O músico que The Edge, do U2, gostaria de encontrar no céu
Assista o show completo do Sepultura no Hellfest 2026, na França
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
Yes - Seguindo firme e forte em "Aurora"
Hellfest restringe álcool e desaconselha levar crianças no fim do festival
Jeff Walker queria destruir disco do Slayer com a estreia do Carcass
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa

Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Quando David Bowie saiu do fundo do poço com um aparelho que "mexia com o tecido do tempo"
O erro cometido pela gravadora dos Beatles que repetiu o que havia acontecido com eles
Quando Jeff Beck tocou na despedida de um personagem lendário do rock
O violentíssimo filme que inspirou David Bowie a criar Ziggy Stardust
Drogas: 4 músicos que não se lembram de terem feito alguns discos
Cartoons: clássicos do rock por Sascha Dreier


