David Bowie fala sobre o Pixies: "Eu sempre vi eles como os Beatles psicóticos"
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
David Bowie se tornou lendário por sua capacidade de antever e se antecipar a tendências, em vez de apenas as seguir, como fazem os demais. Para isso, ele sempre foi antenado no que acontecia no mundo da música, tanto na esfera mainstream quanto no circuito underground.
O Pixies foi formado em Boston em 1986 pelos guitarristas Charles Thompson (também conhecido como Black Francis ou Frank Black) e Joey Santiago, que recrutaram a baixista Kim Deal e o baterista David Lovering. Em pouco tempo, eles lançaram dois dos mais emblemáticos álbuns do rock alternativo, "Surfer Rosa" (1988) e "Doolittle" (1989).
E acompanhando tudo aquilo estava David Bowie, como ele contou em entrevista de 1999, disponível no YouTube.
"A primeira vez que eu ouvi Pixies deve ter sido em 1988, e eu achei a música mais atraente (fora o Sonic Youth) de todo os anos 80. Os Estados Unidos não promovem as pessoas como na Europa, havia tanta porcaria por lá na época que o Pixies teve que ralar muito para conseguir chegar à superfície."
"Há três elementos que eu considero importantes para a sonoridade da banda. O primeiro foi a dinâmica, bem óbvia agora, mas não na época, de manter o verso bem calmo e então explodir em barulho no refrão."
"O segundo foi as interessantes colocações de Charles [Thompson], coisas às vezes bem mórbidas. As letras dele abordam o mundano, o banal, mas a forma como ele subvertia os mais diferentes temas era tão incomum que chamou minha atenção na hora."
"Havia um senso de imaginação… — e eu não digo imaginação como fantasia, como a maioria das pessoas define, e sim como capacidade de compreender as relações entre as coisas. E aquelas relações que iluminavam os temas eram feitas com tanta naturalidade, com tanto entusiasmo. Há um grande senso de humor que permeia tudo que Charles faz."
"O terceiro são as cores que [Joey] Santiago fornece como guitarrista — ele é terrivelmente subestimado. É mais questão de textura, ele supre [a banda] com texturas extraordinárias."
"Uma das músicas mais poderosas que eu ouvi naquela época foi "Debaser". Eu sempre vi eles como os Beatles psicóticos, sabe [risos]? Há uma grande reverência aos primórdios do rock em Charles. O que eles fizeram mudou a forma de se fazer um rock mais pesado. Eu não acho que aquele formato existia antes deles surgirem."
"É um clichê, no entanto, reza a lenda que Velvet Underground vendeu poucos discos, mas que todo mundo que comprou formou uma banda. Eu diria que o mesmo se aplica ao Pixies: depois que você ouve, você quer ter uma banda como aquela."
Em 1991, quando teve David Bowie como integrante, a banda Tin Machine, fazia cover de "Debaser". Ouça no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen

O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
Novo documentário retratará a "era Berlim" da carreira de David Bowie
As músicas preferidas de David Bowie, conforme escrito pelo próprio
O disco que Noel Gallagher do Oasis ouviu por 20 dias seguidos: "Fiquei obcecado"
Os 10 melhores discos do rock dos anos 70, segundo o RYM
Vegetarianismo: Nomes do Rock e do Metal que não comem carne


