David Bowie fala sobre o Pixies: "Eu sempre vi eles como os Beatles psicóticos"
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
David Bowie se tornou lendário por sua capacidade de antever e se antecipar a tendências, em vez de apenas as seguir, como fazem os demais. Para isso, ele sempre foi antenado no que acontecia no mundo da música, tanto na esfera mainstream quanto no circuito underground.
O Pixies foi formado em Boston em 1986 pelos guitarristas Charles Thompson (também conhecido como Black Francis ou Frank Black) e Joey Santiago, que recrutaram a baixista Kim Deal e o baterista David Lovering. Em pouco tempo, eles lançaram dois dos mais emblemáticos álbuns do rock alternativo, "Surfer Rosa" (1988) e "Doolittle" (1989).
E acompanhando tudo aquilo estava David Bowie, como ele contou em entrevista de 1999, disponível no YouTube.
"A primeira vez que eu ouvi Pixies deve ter sido em 1988, e eu achei a música mais atraente (fora o Sonic Youth) de todo os anos 80. Os Estados Unidos não promovem as pessoas como na Europa, havia tanta porcaria por lá na época que o Pixies teve que ralar muito para conseguir chegar à superfície."
"Há três elementos que eu considero importantes para a sonoridade da banda. O primeiro foi a dinâmica, bem óbvia agora, mas não na época, de manter o verso bem calmo e então explodir em barulho no refrão."
"O segundo foi as interessantes colocações de Charles [Thompson], coisas às vezes bem mórbidas. As letras dele abordam o mundano, o banal, mas a forma como ele subvertia os mais diferentes temas era tão incomum que chamou minha atenção na hora."
"Havia um senso de imaginação… — e eu não digo imaginação como fantasia, como a maioria das pessoas define, e sim como capacidade de compreender as relações entre as coisas. E aquelas relações que iluminavam os temas eram feitas com tanta naturalidade, com tanto entusiasmo. Há um grande senso de humor que permeia tudo que Charles faz."
"O terceiro são as cores que [Joey] Santiago fornece como guitarrista — ele é terrivelmente subestimado. É mais questão de textura, ele supre [a banda] com texturas extraordinárias."
"Uma das músicas mais poderosas que eu ouvi naquela época foi "Debaser". Eu sempre vi eles como os Beatles psicóticos, sabe [risos]? Há uma grande reverência aos primórdios do rock em Charles. O que eles fizeram mudou a forma de se fazer um rock mais pesado. Eu não acho que aquele formato existia antes deles surgirem."
"É um clichê, no entanto, reza a lenda que Velvet Underground vendeu poucos discos, mas que todo mundo que comprou formou uma banda. Eu diria que o mesmo se aplica ao Pixies: depois que você ouve, você quer ter uma banda como aquela."
Em 1991, quando teve David Bowie como integrante, a banda Tin Machine, fazia cover de "Debaser". Ouça no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Gates of Twilight", a estreia certeira do Wings of Steel
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Aos 78 anos, Tony Iommi (Black Sabbath) reconhece não ter mais condições de realizar turnês
Tony Iommi segue com planos de remixar "Born Again", do Black Sabbath
"From The Dark"; "apenas" um disco solo de Tony Iommi que evoca o Black Sabbath com Dio
O cantor que deixou Robert Plant e John Bonham impressionados; "algum dia seremos assim?"
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
A música do Van Halen que desagradou fãs antigos, mas fez gravadora sentir cheiro de dinheiro
Travis Barker revela sintoma que escondeu do médico para sair do hospital após 30 cirurgias
Stewart Copeland revela que clima tenso não amenizou durante reunião do Police
A melhor música que o Megadeth lançou no século XXI, segundo Mateus Ribeiro
Tony Iommi ficou em choque ao ver Ozzy durante ensaios para último show do Black Sabbath
A notícia traumática sobre o Metallica que Cliff Burton deu a Scott Ian do Anthrax
O álbum do Metallica que tem Kirk Hammett como ponto mais fraco, segundo Gastão
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"

"Blackstar", de David Bowie, é incluída em lista das músicas mais tristes do século XXI
A melhor música feita por David Bowie, mas que foi um fracasso nas paradas
O jardineiro que largou o emprego e, dois dias depois, estava tocando com David Bowie
A melhor música de glam rock de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
5 clássicos do rock brasileiro que são versões de músicas internacionais
O que é ser Beat?


