David Bowie fala sobre o Pixies: "Eu sempre vi eles como os Beatles psicóticos"
Por André Garcia
Postado em 10 de maio de 2022
David Bowie se tornou lendário por sua capacidade de antever e se antecipar a tendências, em vez de apenas as seguir, como fazem os demais. Para isso, ele sempre foi antenado no que acontecia no mundo da música, tanto na esfera mainstream quanto no circuito underground.
O Pixies foi formado em Boston em 1986 pelos guitarristas Charles Thompson (também conhecido como Black Francis ou Frank Black) e Joey Santiago, que recrutaram a baixista Kim Deal e o baterista David Lovering. Em pouco tempo, eles lançaram dois dos mais emblemáticos álbuns do rock alternativo, "Surfer Rosa" (1988) e "Doolittle" (1989).
E acompanhando tudo aquilo estava David Bowie, como ele contou em entrevista de 1999, disponível no YouTube.
"A primeira vez que eu ouvi Pixies deve ter sido em 1988, e eu achei a música mais atraente (fora o Sonic Youth) de todo os anos 80. Os Estados Unidos não promovem as pessoas como na Europa, havia tanta porcaria por lá na época que o Pixies teve que ralar muito para conseguir chegar à superfície."
"Há três elementos que eu considero importantes para a sonoridade da banda. O primeiro foi a dinâmica, bem óbvia agora, mas não na época, de manter o verso bem calmo e então explodir em barulho no refrão."
"O segundo foi as interessantes colocações de Charles [Thompson], coisas às vezes bem mórbidas. As letras dele abordam o mundano, o banal, mas a forma como ele subvertia os mais diferentes temas era tão incomum que chamou minha atenção na hora."
"Havia um senso de imaginação… — e eu não digo imaginação como fantasia, como a maioria das pessoas define, e sim como capacidade de compreender as relações entre as coisas. E aquelas relações que iluminavam os temas eram feitas com tanta naturalidade, com tanto entusiasmo. Há um grande senso de humor que permeia tudo que Charles faz."
"O terceiro são as cores que [Joey] Santiago fornece como guitarrista — ele é terrivelmente subestimado. É mais questão de textura, ele supre [a banda] com texturas extraordinárias."
"Uma das músicas mais poderosas que eu ouvi naquela época foi "Debaser". Eu sempre vi eles como os Beatles psicóticos, sabe [risos]? Há uma grande reverência aos primórdios do rock em Charles. O que eles fizeram mudou a forma de se fazer um rock mais pesado. Eu não acho que aquele formato existia antes deles surgirem."
"É um clichê, no entanto, reza a lenda que Velvet Underground vendeu poucos discos, mas que todo mundo que comprou formou uma banda. Eu diria que o mesmo se aplica ao Pixies: depois que você ouve, você quer ter uma banda como aquela."
Em 1991, quando teve David Bowie como integrante, a banda Tin Machine, fazia cover de "Debaser". Ouça no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
Deep Purple lança nova música e videoclipe, "Arrogant Boy"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
Metallica disponibiliza no seu canal do YouTube show realizado em 1988
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Do Uzbequistão aos Estados Unidos, a maior banda de metal de cada país
Zakk Wylde valoriza trabalhos pré-fama em supermercados e postos de gasolina
O rockstar que não fez teste para o Van Halen: "Eu arreguei, eu era baixo e pequeno"
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
Iron Maiden passou perrengue para gravar a lendária demo "The Soundhouse Tapes"
O disco do Sepultura pelo qual Derrick Green gostaria de ser lembrado
Os erros e acertos do Bangers Open Air 2026, segundo canal Detector de Metal
Rob Dukes lembra idiotices antes da sobriedade: "um mix de David Lee Roth e Hulk Hogan"

Rock e HQs: quando guitarras e quadrinhos contam a mesma história
Estudo revela domínio do rock entre as maiores extensões vocais - Descubra quem está no topo
A vergonha que Dave Grohl sentiu por ter dito besteira para David Bowie
O cara que, com David Bowie, fazia a dupla ser como Axl Rose e Slash
A lenda do rock que Axl "queria matar", mas depois descobriu que era tão ferrado quanto ele
Glenn Hughes passou uma noite com esposa de David Bowie e ficou na bad
FaceApp: veja músicos e capas de discos com gênero trocado pelo aplicativo


