Ex-integrante do Death solta a língua e diz que Chuck Schuldiner "roubou" o Possessed
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de junho de 2022
O músico Kam Lee, que foi baterista da primeira formação banda Death, concedeu entrevista ao podcast The Metal Interview. Durante o episódio, que foi ao ar dia 9 de junho e teve trechos transcritos/publicados pelo site Blabbermouth, um antigo debate voltou a ser assunto: qual a primeira banda de death metal, o Death ou o Possessed?
Segundo Kam, o Possessed merece o título simbólico. "Eu vou admitir isso, e vou dizer isso diretamente, porque eu sei que há uma discussão o tempo todo, ‘quem foi a primeira [banda de death metal], Death ou Possessed?’. Bem, eu vou te dizer que Possessed foi a primeira, e eu vou te dizer o motivo Chuck [Schuldiner, vocalista, guitarrista e criador do Death] ouviu o que Jeff [Becerra, vocalista do Possessed] estava fazendo e Chuck queria imitar Jeff. Eu estava lá, eu estava lá no início", afirmou o baterista, que também tocou no Mantas.
Em outro trecho, Kam diz que até o logo do Possessed foi "tungado" por ele e seus parceiros. "Se você voltar para antes da banda se chamar Death, éramos chamados de Mantas. Se você olhar para alguns dos logotipos do Mantas desenhados à mão, há o logotipo com a cauda do diabo nele, o ‘M’. Isso é completamente roubado do logotipo original do Possessed, a cauda do diabo", disparou.
"Chuck roubou o Possessed"
Kam continuou soltando a língua e insinuou que o mentor do Death roubou o Possessed. "Vou dizer isso agora, porque Eric Greif [ex-gerente do Death] faleceu, mas isso é algo que ele não queria que eu contasse às pessoas. É por isso que não me entrevistaram para o documentário do Death [‘Death By Metal’, de 2018]. Eles vetaram minha participação, porque eles não queriam que eu dissesse certas coisas, pois como você vai vender um documentário sobre o Death se eu vier e disser a todos: ‘Não, não foi bem assim’? Então, eles não me queriam lá, eles absolutamente se recusaram a falar comigo. Eles não queriam que eu dissesse ‘Ah, sim, fui eu que desenhei o logotipo da Death, não foi Chuck’. Eles não queriam que eu dissesse a todos que fui eu que criei isso. E eles não queriam que eu dissesse a todos, ‘Ah, bem, Chuck roubou o Possessed’. Eles queriam vendê-lo como Chuck o criou, porque eles estavam vendendo um produto", acrescentou.
As duas bandas citadas são muito importantes para a criação do death metal, porém, há uma diferença de tempo entre os primeiros discos lançados. "Seven Churches", debut do Possessed, é de outubro de 1985, enquanto "Scream Bloody Gore", do Death, é de maio de 1987.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show

Jack White quer Death, Misfits, Rainbow e Fugazi no Rock and Roll Hall of Fame
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
Cinco discos marcantes de heavy metal que foram lançados em outubro
Death To All confirma 5 shows no Brasil em janeiro de 2026
Metal Hammer: os melhores álbuns de metal lançados em 1988


