Ettore: "Jovem não quer mais se rebelar contra os pais e isso explica declínio do rock"
Por Gustavo Maiato
Postado em 29 de agosto de 2022
Que o rock já não é mais o estilo favorito da nova geração de jovens, não é mais novidade. Mas quais são as causas para essa falta de conexão entre a juventude e o gênero?
Para o youtuber Júlio Ettore, especialista em rock nacional, um dos motivos pode ser uma espécie de falta de rebeldia. Confira o que disse o apresentador em entrevista ao jornalista musical Gustavo Maiato.
"Temos um gap de gerações. O rock é coisa de velho! De pais e mães. Tenho 35 anos e lembro que quando eu estava na escola uma amiga me disse: "Duvido que você vá gostar de rock quando for velho". Nós estamos ouvindo rock e a molecada que nasce não ouve.
Outra coisa que explica é que não temos uma juventude hoje que quer se rebelar contra os pais. Isso é o que acontecia até os anos 1990. Com essa mudança de geração, os pais hoje são muito mais próximos dos filhos culturalmente. Não enxergam mais como inimigo o pai e a mãe. Ou alguém para se rebelar.
O rock tinha esse papel. Usavam certas roupas, falavam certas coisas. Tocava guitarra alta para chamar atenção e enfrentar os pais. Hoje, enfrentar os pais não é algo que a juventude entende como mais importante. Os pais são mais superprotetores. O rock precisa encontrar uma forma de ser a força de expressão dos jovens. Mas com certeza: virou música de velho!’, explicou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps