Guns N' Roses: Confira uma lista de momentos históricos do grupo
Por Vitor Krohne
Postado em 28 de agosto de 2022
Por vezes o Guns N’ Roses é intitulado como a última grande entidade do rock n’ roll. No sentido romântico, decadente e juvenil da palavra. Os últimos deuses de uma era uma era offline, onde alguma traquinagem histórica ficaria estampada numa página de revista ou contra-capa de VHS. Quartos de hotéis estraçalhados, entrevistas hostis ou completamente bêbadas adicionavam ansiedade e caos para as apresentações enérgicas. Desde o status de banda jovem underground, artistas do topo do mainstream e até veteranos de estádios lotados, a banda sempre entregou espetáculos.
Guns N' Roses - Mais Novidades
Em sua décima passagem pelo Brasil, a primeira em 30 anos com a formação "clássica", os ingressos estão esgotados para os shows em Recife (04/09), Goiânia (11/09), Belo Horizonte (13/09), Ribeirão Preto (16/09), Florianópolis (18/09), Curitiba (21/09), São Paulo (24/09) e Porto Alegre (26/09). Confira uma lista de momentos históricos do grupo.
Troubadour, Los Angeles, EUA, 06 de Junho de 1985
A primeira apresentação da formação que anos mais tarde lançariam o mais vendido álbum de estréia da música de todos os tempos. No setlist haviam sete músicas autorais lançadas posteriormente até em "Use Your Illusion I e II" (1991) e covers de Rolling Stones, Elvis Presley e Rose Tattoo.
The Ritz, Nova Iorque, EUA, 02 de Fevereiro de 1988
Capturando toda a viçosidade de seus anos iniciais, o show no finado Ritz em Nova Iorque foi amplamente veiculado na MTV e ajudou a consolidar a imagem de "Banda mais perigosa do mundo".
Farm Aid IV, Indianapolis, EUA, 07 de Abril de 1990
O festival beneficente foi palco da última e rápida apresentação do baterista Steven Adler. Poucos meses após, foi demitido por causa de sua insustentável situação junto ao grupo devido ao abuso de heroína e cocaína. A partir de então foi substituído por Matt Sorum, ex-The Cult.
Anfiteatro Riverport, Saint Louis, 02 de Julho de 1991
Durante a turnê Use Your Illusion aconteceu um dos shows mais controversos. Na quinta música do setlist, "You Could Be Mine", Axl avista alguém na plateia com uma câmera gravando a apresentação. Após não obter resposta da equipe de segurança, o vocalista pula na plateia para atacar o transgressor e abandona o palco logo após, terminando a apresentação que culminaria num tumulto generalizado e banimento do grupo de Saint Louis.
Tokyo Dome, Tóquio, 22 de Fevereiro de 1992
Eternizada no VHS/DVD "Use Your Illusion World Your - 1992 in Tokyo I e II" a apresentação contava com sua formação mais robusta até então. Com a adição do tecladista Dizzy Reed e dupla de vocalistas de apoio, a banda estava em seu ápice técnico, lotando estádios na maior turnê mundial de todos os tempos.
Estádio de Wembley, Londres, 20 de Abril de 1992
Após a morte de Freddie Mercury no ano anterior, um festival reuniu vários artistas, dentre eles os membros remanescentes do Queen, Elton John, Metallica, Def Leppard e U2, para alertar sobre o perigo da AIDS
Hipódromo de Vincennes, Paris, 06 de Junho de 1992
Ainda na turnê mundial "Use Your Illusion" um outro brilhante momento, em Paris. A banda carregava todo seu palco mundo afora e estava especialmente encaixada nessa ocasião. Perfeita execução.
Rock in Rio III, Rio de Janeiro, 14 de Janeiro de 2001
Após 7 anos de sumiço e diante de 250 mil pessoas, Axl Rose apresentava ao mundo seu novo, competente e bizarro Guns n’ Roses com Buckethead e Robin Finck. Pegando todos de surpresa, inclusive este que vos escreve.
Troubadour, Los Angeles, EUA, 01 de Abril de 2016
Voltando às origens, literalmente, a banda fez show surpresa na casa que os revelou. Com formação mais próxima de 25 anos atrás, confirmando os rumores da volta de Slash e Duff McKagan. Algum maluco arriscou sua permanência nesse ambiente histórico para compartilhar conosco um pouco desse momento mágico.
A banda desembarca em solo sulamericano em Setembro com os integrantes:
Axl Rose - Vocais
Slash - Guitarra solo
Duff McKagan - Baixo
Richard Fortus - Guitarra base
Frank Ferrer - Guitarra
Dizzy Reed - Teclados
Melissa Reese - Teclados
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps