Como Jack Bruce tocou com Ginger Baker e Eric Clapton antes do Cream
Por André Garcia
Postado em 12 de agosto de 2022
Formado em 1966, o Cream foi um dos nomes mais influentes do rock, além de um dos primeiros supergrupos, e um dos mais power dos trios. Com Ginger Baker na bateria, Jack Bruce no baixo e vocal, e Eric Clapton na guitarra, o resultado foi um pesado blues psicodélico.
O Cream atingiu um sucesso enorme, mas sua volátil combinação de personalidades conflitantes fez o grupo se desfazer no auge, em 1968. Em entrevista para a Classic Rock, Jack Bruce relembrou a história de como ele tocou com Eric Clapton e Ginger Baker pela primeira vez, antes do Cream.
Ginger Baker
"A primeira vez que encontrei Ginger [Baker] foi em 1962. Eu tocava numa banda de música tradicional irlandesa, e nós tocávamos no Cambridge May Ball. Eu ouvi aquele som maravilhoso vindo do porão, desci e lá estava aquela banda incrível. A primeira coisa que me chamou atenção foi o baterista. Ele era o baterista mais escandaloso que eu já tinha ouvido, e era bem esquisito também — parecia um homem das cavernas! A bateria dele também era esquisita. Eu fui até Dick Heckstall-Smith, o saxofonista, e perguntei se eu podia tocar também."
Eric Clapton
"Eu já tinha ouvido falar vagamente nele, e a primeira vez que o encontrei foi numa jam no Windsor Jazz Festival. Aquela foi a primeira vez que toquei com Eric, me lembro que fiquei bem impressionado com ele. Aí ele começou a aparecer em alguns de nossos shows, quando eu estava tocando com [Ginger Baker no] Graham Bond [Organisation]."
Na mesma entrevista, o baixista ainda aproveitou para compartilhar um divertido episódio envolvendo o Cream: "Eu estava assistindo a um programa de perguntas e respostas na televisão há umas semanas, e uma das perguntas foi: 'Jimmy Page foi guitarrista do… a) Cream; b) Black Sabbath; c) Led Zeppelin' E o participante respondeu: 'Eu sei que não foi o Cream, porque eu ouvia essa banda, e ela era Eric Clapton, Ginger Baker e…' Eu gritei com a televisão: 'Ah não! Por favor lembra meu nome!' '...e Jack Bruce' Eu soltei um suspiro de alívio."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps