O hit da Legião Urbana inspirado nos Narcóticos Anônimos e que fala sobre suicídio
Por Gustavo Maiato
Postado em 22 de setembro de 2022
A música "Só Por Hoje", da Legião Urbana, foi lançada no álbum "O Descobrimento do Brasil" (1993). Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore explorou o significado por trás do hit e trouxe curiosidades.
Resposta à música "29"
"Essa música é crucial para entender o que estava passando com o Renato Russo nessa altura. Ela é uma resposta para a música ‘29’, que fala sobre a cura do Renato da dependência química. Ele se internou no Rio e essa canção é uma resposta, ela diz que só por hoje vai ficar legal. É como se ele já tivesse convencido da mudança".
Legião Urbana - Mais Novidades
Inspirada em expressão do Narcóticos Anônimos
"Essa expressão faz parte da literatura dos Narcóticos Anônimos. O Renato Russo participou dessas reuniões. Ele teve acesso a uma série de textos. Tem uma parte que é dedicada apenas a essa expressão ‘só por hoje’. Tipo: ‘Só por hoje não terei medo e pensarei nos meus companheiros que não usam drogas’. A partir dessa ideia que o Renato escreve. No diário de internação do Renato, ele fala sobre isso. Ele escreveu nos 29 dias que passou internado".
O tema do suicídio presente
"A ideia é viver um dia de cada vez e viver a vida sem drogas. Ele pegou esse mantra e foi citando coisas da vida dele. No final, ele diz que aprendeu. Ele fala sobre os 12 passos que você precisa adotar para sair do vício. Também há menção sutil ao suicídio, quando ele diz que ninguém sai vivo daqui. É quase como uma justificativa para o suicídio, mas ele diz no final ‘Vamos com calma’. Lendo o diário do Renato, não é que ele pensava em tirar a vida, mas ele, de forma consciente, mergulhou nas drogas sabendo que isso poderia terminar na morte dele".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps