Joe Perry revela quais são suas músicas preferidas de Jimi Hendrix
Por André Garcia
Postado em 19 de outubro de 2022
O Aerosmith surgiu no começo dos anos 70 com uma suja e pesada mistura de R&B e blues. Em seus primeiros anos, a banda sofreu com acusações de ser uma cópia dos Rolling Stones — até pela semelhança física entre Joe Perry e Steven Tyler e Keith Richards e Mick Jagger. No entanto, a banda não tardou a se estabelecer com as obras-primas "Toys in the Attic" e "Rocks".
Aerosmith - Mais Novidades
Entre suas maiores influências, além dos Stones, estão bandas como Led Zeppelin e Jimi Hendrix. Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, duas músicas de Hendrix que Joe Perry já mencionou em entrevistas como favoritas foram "Fire" e "Driving South".
Fire
Em entrevista para a Guitar Wolrd em 2013, ele disse:
"[Jimi Hendrix foi] tão grande compositor, e o vocabulário que tinha na guitarra para expressar o que ele fazia era incrível. Para mim, é um crime sem tamanho que ele não esteja mais com a gente. Há uma energia muito furiosa nessa música. Ele simplesmente rasga aqueles riffs. Ele certamente soube a hora de parar no estúdio, [mas] rolava uma tremenda energia na versão ao vivo. Parecia que ele capturava a essência de todas as músicas no estúdio, o que é um mérito por si só."
Driving South
Em entrevista para a Rolling Stone em 2016, ele a apontou como uma de suas músicas preferidas de todos os tempos:
"Tem uma versão [ao vivo] na BBC com a original [Jimi Hendrix] Experience onde ele simplesmente se deixa levar por 6 minutos. Só aquilo já te dá uma ideia de suas raízes de blues."
Em 2006, à LA City Beat, o guitarrista ao ser perguntado sobre a influência que Hendrix teve sobre ele, respondeu:
"Enorme. Tudo que ele fez. [Os outros] tocavam confinados naquela coisa blues rock, ele expandiu aquilo além do que qualquer um antes dele — ou depois. Toda sua persona era o instrumento. Tudo, de suas letras viajantes ao seu jeito de tocar blues. Ele era único. Uma figura incrível. Foi um milagre que ele tenha crescido no tempo em que a guitarra elétrica estava em seus estágios iniciais. Ele pegou aquilo e levou lá pra cima."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
O álbum de 1972 que Mick Jagger dos Rolling Stones disse não ter música ruim
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
Sai Mario, entra Luigi: brasileiro assume temporariamente a bateria do Gojira
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Alex Skolnick e o estilo musical que nunca superou o rock: "Faltou apelo ao jovem"
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
Nazareth abre a turnê brasileira em Vitória com clássicos de cinco décadas
Vocalista explica o coro "M-Z-A" em "Crazy Night", do Loudness
O álbum dos anos 2000 que Nicko McBrain considera o melhor do Iron Maiden
Mick Jagger e Keith Richards aprovam o uso de IA para fazer música, mas com uma condição
Buzz Osborne (Melvins) confessa zoar Mike Patton por influência no nu metal

5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
A melhor balada do Aerosmith de todos os tempos, segundo Joe Perry
O guitarrista lendário que Eddie Van Halen sentia que o esnobava
O guitarrista de blues que foi muito além do gênero para Joe Perry
O parceiro de Bryan Adams que viu coincidência e impediu Mr. Big de soar como Aerosmith
A banda que Steven Tyler disse ter "inventado" o heavy metal; "Nós viemos um pouco depois"
Aerosmith: top 10 da banda, segundo a Ultimate Classic Rock


