Rafael Bittencourt tem "Síndrome do Impostor"?
Por Gustavo Maiato
Postado em 06 de outubro de 2022
A "Síndrome do Impostor" é quando uma pessoa acha que é incompetente no seu trabalho e funciona como uma forma de autossabotagem. Mas será que Rafael Bittencourt, do Angra, age dessa forma?
Em entrevista no canal Ciência Sem Fim, Bittencourt foi questionado se durante o processo de composição das músicas do Angra ele pensa que é um "impostor" e que a qualquer momento as pessoas descobrirão que ele é uma fraude.
Na resposta, o músico disse que na composição em si não tem essa Síndrome, mas isso acontece na hora de tentar reproduzir fielmente as partes difíceis de guitarra nos shows.
"Me sinto impostor mais quando é para tocar ao vivo. Sempre tem partes mega difíceis que sei que nunca vou tocar igualzinho no disco. Já tive muito desse pensamento, hoje em dia nem tanto. O que faço? Estudo bastante o que é realista para apresentar. Vamos supor que fiz um solo que muda de região do braço. Eu cortei e fui para o outro lado da guitarra. São frações de segundos que preciso fazer isso. Na gravação, consigo, mas ao vivo tem que comer umas duas notinhas ou mudar".
Confira o vídeo completo aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps