O rolê aleatório de ex-membros do Angra e Cidade Negra tocando rock brasileiro nos EUA
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de novembro de 2022
O guitarrista André Bastos (Twilight Aura) é conhecido por ter sido o primeiro guitarrista do Angra. Em 2015, nos EUA, sua outra banda Fusca XR3 ia fazer shows no Texas e esse episódio acabou gerando um grande rolê aleatório com direito a ex-guitarrista do Cidade Negra e Edu Falaschi subindo no palco.
Em entrevista concedida ao jornalista musical Gustavo Maiato para o Whiplash.Net, André Bastos contou como foi essa experiência.
"Eu e o Edu nos conhecemos há muito tempo. A banda Mitrium, da qual ele era o vocalista, já teve Fabio Elsas como baterista e tinha Nick Gutierres na guitarra, ambos da nossa turminha de metaleiros do colégio Pio XII em São Paulo. Em 2015, o Almah estava escalado para tocar no ProgPower USA, em Atlanta. Entrei em contato com o Edu e conversamos sobre tentar fazer mais shows aqui no EUA além desse em Atlanta. Nessa época, a banda Immortal Guardian, que conta com o vocalista o brasileiro Carlos Zema, também tinha sua base em Austin e assim marcamos dois shows com essas duas bandas aqui no Texas: um em Austin e outro em Houston. Tentamos marcar também em San Antonio e Dallas, mas infelizmente não conseguimos. Esses shows aconteceram logo após o show em Atlanta.
Uma semana antes, em Austin, teríamos a festa brasileira anual chamada ‘Brazil Day’. Convidei Edu para vir para Austin antes dele ir a Atlanta e, se quisesse, poderia fazer uma participação especial no show da minha banda, Fusca XR3, nessa festa, que incluía outras bandas e até uma escola de Samba, a Austin Samba School, que é uma escola de Samba aqui nos EUA, e quase nenhum componente é brasileiro/a. A banda Fusca XR3, da qual sou membro fundador e faço parte até hoje, nessa época, contava com outro guitarrista: Sergio Yazbek! Sergio, durante mais de uma década, foi guitarrista da banda Cidade Negra. Também tocou na carreira solo do Tony Garrido, e fez participações com Jota Quest e Paralamas. Sergio é um guitarrista fenomenal que tinha se mudado para Austin 1 ano antes. Hoje ele mora em Nashville, Tennessee. Voltando ao Edu: ele gostou da ideia e veio para Austin, hospedando-se aqui em casa.
O Edu chegou aqui na sexta-feira, dia 5 de setembro, bem resfriado. Teve que ficar em casa descansando para tentar se recuperar. No dia seguinte seria a festa. De manhã ele estava um pouco melhor e passamos as músicas que ele ia cantar: Meu Erro e Óculos (Paralamas do Sucesso), Tempo Perdido (Legião Urbana) e Bete Balanço (Barão Vermelho). o Edu cantou essas 4 músicas do rock brasileiro dos anos 1980, em português: só que aqui nos EUA!!! À noite fomos para o local da festa. Como havíamos anunciado a participação do Edu, lá já se encontravam pessoas com camisetas do Angra, Almah, Symphony X, etc...
Na hora programada, começamos o show do Fusca XR3. Após a quarta música, Edu juntou-se a nós e, dentro do que o resfriado dele deixou, cantou muito bem as quatro músicas. Foi a primeira vez que eu e o Edu tocamos juntos, na mesma banda! Foi bem legal!
Veja bem: no palco estavam 2 ex-membros do Angra, de fases diferentes, e um ex-membro do Cidade Negra. Todos em Austin!!! Que combinação mais inusitada! E tocando Paralamas e Legião! Depois do show, ainda fomos jantar com o pessoal daqui. O Carlos Zema juntou-se a nós e até postou a foto".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
Alter Bridge, um novo recomeço
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
O critério do Angra para substituir Andre Matos por Edu Falaschi, segundo Rafael Bittencourt
O clássico que é como o "Stairway to Heaven" do Van Halen, segundo Sammy Hagar
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire


A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
Kiko Loureiro participará de show que o Angra fará no festival Porão do Rock
Rafael Bittencourt dá dica para músicos e conta como Kiko Loureiro "complicou" sua vida
Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
O grave problema do refrão de "Eagle Fly Free", segundo Fabio Lione
Por que Luis Mariutti e Ricardo Confessori saíram do filme do Andre Matos?


