O rolê aleatório de ex-membros do Angra e Cidade Negra tocando rock brasileiro nos EUA
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de novembro de 2022
O guitarrista André Bastos (Twilight Aura) é conhecido por ter sido o primeiro guitarrista do Angra. Em 2015, nos EUA, sua outra banda Fusca XR3 ia fazer shows no Texas e esse episódio acabou gerando um grande rolê aleatório com direito a ex-guitarrista do Cidade Negra e Edu Falaschi subindo no palco.
Em entrevista concedida ao jornalista musical Gustavo Maiato para o Whiplash.Net, André Bastos contou como foi essa experiência.
"Eu e o Edu nos conhecemos há muito tempo. A banda Mitrium, da qual ele era o vocalista, já teve Fabio Elsas como baterista e tinha Nick Gutierres na guitarra, ambos da nossa turminha de metaleiros do colégio Pio XII em São Paulo. Em 2015, o Almah estava escalado para tocar no ProgPower USA, em Atlanta. Entrei em contato com o Edu e conversamos sobre tentar fazer mais shows aqui no EUA além desse em Atlanta. Nessa época, a banda Immortal Guardian, que conta com o vocalista o brasileiro Carlos Zema, também tinha sua base em Austin e assim marcamos dois shows com essas duas bandas aqui no Texas: um em Austin e outro em Houston. Tentamos marcar também em San Antonio e Dallas, mas infelizmente não conseguimos. Esses shows aconteceram logo após o show em Atlanta.
Uma semana antes, em Austin, teríamos a festa brasileira anual chamada ‘Brazil Day’. Convidei Edu para vir para Austin antes dele ir a Atlanta e, se quisesse, poderia fazer uma participação especial no show da minha banda, Fusca XR3, nessa festa, que incluía outras bandas e até uma escola de Samba, a Austin Samba School, que é uma escola de Samba aqui nos EUA, e quase nenhum componente é brasileiro/a. A banda Fusca XR3, da qual sou membro fundador e faço parte até hoje, nessa época, contava com outro guitarrista: Sergio Yazbek! Sergio, durante mais de uma década, foi guitarrista da banda Cidade Negra. Também tocou na carreira solo do Tony Garrido, e fez participações com Jota Quest e Paralamas. Sergio é um guitarrista fenomenal que tinha se mudado para Austin 1 ano antes. Hoje ele mora em Nashville, Tennessee. Voltando ao Edu: ele gostou da ideia e veio para Austin, hospedando-se aqui em casa.
O Edu chegou aqui na sexta-feira, dia 5 de setembro, bem resfriado. Teve que ficar em casa descansando para tentar se recuperar. No dia seguinte seria a festa. De manhã ele estava um pouco melhor e passamos as músicas que ele ia cantar: Meu Erro e Óculos (Paralamas do Sucesso), Tempo Perdido (Legião Urbana) e Bete Balanço (Barão Vermelho). o Edu cantou essas 4 músicas do rock brasileiro dos anos 1980, em português: só que aqui nos EUA!!! À noite fomos para o local da festa. Como havíamos anunciado a participação do Edu, lá já se encontravam pessoas com camisetas do Angra, Almah, Symphony X, etc...
Na hora programada, começamos o show do Fusca XR3. Após a quarta música, Edu juntou-se a nós e, dentro do que o resfriado dele deixou, cantou muito bem as quatro músicas. Foi a primeira vez que eu e o Edu tocamos juntos, na mesma banda! Foi bem legal!
Veja bem: no palco estavam 2 ex-membros do Angra, de fases diferentes, e um ex-membro do Cidade Negra. Todos em Austin!!! Que combinação mais inusitada! E tocando Paralamas e Legião! Depois do show, ainda fomos jantar com o pessoal daqui. O Carlos Zema juntou-se a nós e até postou a foto".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Johnny Ramone: o guitarrista que revolucionou o rock com três acordes faria 78 anos
O que realmente significa quando um álbum é lançado em versão remasterizada?
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Amanda Somerville se manifesta após diagnóstico de tumor cerebral agressivo
O astro do rock brasileiro morto há décadas que ainda tem 8 milhões de ouvintes
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
O clássico de Chuck Berry que Marc Bolan usou para criar um hino do glam rock
Ninguém tinha sobrenome na casa onde os Rolling Stones gravaram "Exile on Main St."
A canção dos Beatles em que Paul McCartney já enxergava o fim da banda
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
Alice Cooper conta como reagiu ao assassinato de John Lennon



Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Por que hiato do Angra não foi pretexto para tirar Fabio Lione, segundo Felipe Andreoli
Os bastidores da saída de Fabio Lione do Angra, segundo Marcelo Barbosa
Os 4 pilares do Angra que IA precisaria entender pra compor igual, segundo Marcelo Barbosa
A lenda nordestina que é o Van Halen brasileiro, segundo Rafael Bittencourt
São Paulo recebe imersão na história do Angra com celebração a "Holy Land" e "Rebirth"
O metal do Angra respira: Alírio Netto e banda em noite iluminada.
Kiko Loureiro respeita muito Tony Iommi, mas acha que guitarrista do Black Sabbath é "quadrado"
De Black Sabbath a Elis Regina, os 10 discos que mudaram a vida de Kiko Loureiro
Por que Sepultura é maior que o Angra lá fora, segundo Bruno Sutter
As duas bandas que Fabio Lione não gosta: "Power metal já deu o que tinha que dar"


