O rolê aleatório de ex-membros do Angra e Cidade Negra tocando rock brasileiro nos EUA
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de novembro de 2022
O guitarrista André Bastos (Twilight Aura) é conhecido por ter sido o primeiro guitarrista do Angra. Em 2015, nos EUA, sua outra banda Fusca XR3 ia fazer shows no Texas e esse episódio acabou gerando um grande rolê aleatório com direito a ex-guitarrista do Cidade Negra e Edu Falaschi subindo no palco.
Em entrevista concedida ao jornalista musical Gustavo Maiato para o Whiplash.Net, André Bastos contou como foi essa experiência.
"Eu e o Edu nos conhecemos há muito tempo. A banda Mitrium, da qual ele era o vocalista, já teve Fabio Elsas como baterista e tinha Nick Gutierres na guitarra, ambos da nossa turminha de metaleiros do colégio Pio XII em São Paulo. Em 2015, o Almah estava escalado para tocar no ProgPower USA, em Atlanta. Entrei em contato com o Edu e conversamos sobre tentar fazer mais shows aqui no EUA além desse em Atlanta. Nessa época, a banda Immortal Guardian, que conta com o vocalista o brasileiro Carlos Zema, também tinha sua base em Austin e assim marcamos dois shows com essas duas bandas aqui no Texas: um em Austin e outro em Houston. Tentamos marcar também em San Antonio e Dallas, mas infelizmente não conseguimos. Esses shows aconteceram logo após o show em Atlanta.
Uma semana antes, em Austin, teríamos a festa brasileira anual chamada ‘Brazil Day’. Convidei Edu para vir para Austin antes dele ir a Atlanta e, se quisesse, poderia fazer uma participação especial no show da minha banda, Fusca XR3, nessa festa, que incluía outras bandas e até uma escola de Samba, a Austin Samba School, que é uma escola de Samba aqui nos EUA, e quase nenhum componente é brasileiro/a. A banda Fusca XR3, da qual sou membro fundador e faço parte até hoje, nessa época, contava com outro guitarrista: Sergio Yazbek! Sergio, durante mais de uma década, foi guitarrista da banda Cidade Negra. Também tocou na carreira solo do Tony Garrido, e fez participações com Jota Quest e Paralamas. Sergio é um guitarrista fenomenal que tinha se mudado para Austin 1 ano antes. Hoje ele mora em Nashville, Tennessee. Voltando ao Edu: ele gostou da ideia e veio para Austin, hospedando-se aqui em casa.
O Edu chegou aqui na sexta-feira, dia 5 de setembro, bem resfriado. Teve que ficar em casa descansando para tentar se recuperar. No dia seguinte seria a festa. De manhã ele estava um pouco melhor e passamos as músicas que ele ia cantar: Meu Erro e Óculos (Paralamas do Sucesso), Tempo Perdido (Legião Urbana) e Bete Balanço (Barão Vermelho). o Edu cantou essas 4 músicas do rock brasileiro dos anos 1980, em português: só que aqui nos EUA!!! À noite fomos para o local da festa. Como havíamos anunciado a participação do Edu, lá já se encontravam pessoas com camisetas do Angra, Almah, Symphony X, etc...
Na hora programada, começamos o show do Fusca XR3. Após a quarta música, Edu juntou-se a nós e, dentro do que o resfriado dele deixou, cantou muito bem as quatro músicas. Foi a primeira vez que eu e o Edu tocamos juntos, na mesma banda! Foi bem legal!
Veja bem: no palco estavam 2 ex-membros do Angra, de fases diferentes, e um ex-membro do Cidade Negra. Todos em Austin!!! Que combinação mais inusitada! E tocando Paralamas e Legião! Depois do show, ainda fomos jantar com o pessoal daqui. O Carlos Zema juntou-se a nós e até postou a foto".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dennis Stratton diz que sentiu pena de Blaze Bayley ao assistir documentário do Iron Maiden
O álbum dos anos 1980 que define o heavy metal, segundo Zakk Wylde
Site diz que Slayer deve fechar tour pela América do Sul ainda em 2026
A banda esquecida na história que Kurt Cobain queria ver mais gente ouvindo
Show do Iron Maiden em Curitiba é oficialmente confirmado
O baterista que Neil Peart achava estar longe demais para alcançar
O guitarrista que poderia ensinar Slash a fazer um solo decente, segundo Sérgio Martins
Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
O cantor que fez Elton John ficar nervoso no próprio estúdio
A banda que o Cream odiava: "Sempre foram uma porcaria e nunca serão outra coisa"
Primavera Sound Brasil divulga seu Line-up para 2026
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
Kam Lee (Massacre, ex-Death) será o vocalista do Benediction no show em São Paulo
Eric Clapton elege o melhor baterista que existe, mas muitos nem sabem que ele toca

Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
A troca de afagos entre Kiko Loureiro e Angra nas redes sociais: "Agora eu quero mais"
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
A redação de Kiko Loureiro que fez mãe chorar e escola achar que ele precisava de psicólogo
Ricardo Confessori compara Angra e Shaman: "A gente nunca tinha visto entrar dinheiro assim"
Luis Mariutti participará de show que Angra fará em celebração a "Holy Land"
Edu Falaschi confirma membros do Angra e Fleshgod Apocalypse em show de São Paulo
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
A música mais difícil do Angra, de acordo com o baixista Felipe Andreoli
Por que Fabio Lione, do Angra, não consegue mais escutar Power Metal


