Discussão sobre direitos autorais impediu projeto que reuniria Mustaine e Hetfield
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de novembro de 2022
O lendário Dave Mustaine é conhecido mundialmente por ser guitarrista, vocalista e fundador do Megadeth, um dos maiores representantes da história do thrash metal. Porém, a história do veterano músico poderia ter sido outra, uma vez que ele foi guitarrista do Metallica no início dos anos 1980.
A relação entre Mustaine e o Metallica foi encerrada por conta de seu comportamento e seus problemas com álcool e drogas. Após ser demitido e cruzar os Estados Unidos com o coração cheio de ódio e rancor, o (então) jovem rapaz decidiu montar o Megadeth. Desde então, sempre que possível, seu nome é ligado ao grupo liderado por James Hetfield e Lars Ulrich.
Em alguns casos, o próprio Mustaine fala sobre o Metallica, como aconteceu em recente entrevista concedida ao site Guitar.com. Ao ser questionado se a sua franqueza o ajudou ou prejudicou, o líder do Megadeth revelou que estava planejando um projeto ao lado de James Hetfield, mas uma discussão acabou com tudo.
"Há três lados para cada história, certo. Existe o meu lado, existe o lado da outra pessoa, e existe a verdade que está em algum lugar bem no meio. Sabe, por incrível que pareça, essa foi uma das últimas conversas que tive com James Hetfield porque estávamos conversando sobre voltarmos a ficar juntos e fazer um projeto", afirmou Mustaine, que na sequência, soltou os cachorros.
Problemas com direitos autorais
Segundo o líder do Megadeth, uma discussão sobre direitos autorais impediu a realização do projeto. Embora não tenha citado o nome de nenhuma música, Mustaine certamente estava se referindo às canções que escreveu enquanto foi integrante do Metallica.
"Algo surgiu [durante a conversa] sobre a discrepância de direitos autorais, o que discutimos por anos e anos e anos, e eu disse a James: ‘Farei isso, mas precisamos resolver isso primeiro’. E ele concordou.
Então, eu disse: "Essas duas músicas que você e eu dividimos, metade para cada um. Lars [Ulrich, baterista] não escreveu essa música, você sabe disso. Não sei por que você deu porcentagens a ele, mas não deu para mim. Não vou assinar outro acordo que confirme isso porque nunca concordei’".
O fim da relação
James Hetfield não gostou do que ouviu, como Mustaine relatou na sequência. "Então, James disse: ‘Bem, Lars tem uma lembrança diferente disso’, e eu disse que tudo bem; existe o lado dele da história, o meu lado e a verdade está em algum lugar. Isso o surpreendeu, e não nos falamos desde então".
Mustaine também disse que Hetfield estava frustrado com os últimos trabalhos do Metallica. "Você sabe, eu estava tentando ser realmente amigável com ele; ele me disse que os últimos três projetos que eles fizeram fracassaram, e eles queriam voltar e usar tudo o que eu estava fazendo, e eu disse que sim. Assim que eu disse aquela parte das ‘três histórias’, tudo acabou".
Vale lembrar que há alguns meses, Mustaine disse que gostaria de voltar a escrever algo com James Hetfield. Bem, parece que a vaca deitou, ao menos por enquanto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps