John Frusciante revela como a meditação fez dele um guitarrista melhor
Por André Garcia
Postado em 08 de dezembro de 2022
Na segunda metade dos anos 60, os Beatles mergulharam de cabeça na cultura indiana. Como consequência, foi difundido no ocidente conceitos do hinduísmo, como a transcendência e a meditação.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Embora tenha inicialmente sido muito relacionada aos hippies, a prática da meditação sobreviveu a modismos e resistiu à passagem das décadas. Até hoje, ela é importante para muitas pessoas, principalmente no tratamento de ansiedade e depressão. Entre os músicos, há aqueles que a usam em busca do autoaprimoramento, como é o caso do guitarrista do Red Hot Chili Peppers, John Frusciante.
Em entrevista para a Music Radar enquanto promovia "Stadium Arcadium" (2006), então o trabalho mais recente do Red Hot Chili Peppers, entre outras coisas, ele falou sobre meditação.
Muitos guitarristas se interessarão por essa faceta de seu trabalho. Como a meditação ajudou em sua capacidade de tocar?
Há três tipos de meditação. Tem um onde a mente foca em um objeto, que pode ser um círculo azul, o rosto de alguém ou um mantra. Tem outro tipo onde você expande a consciência de seu cérebro. Fazendo isso por meia hora, uma hora, duas horas por dia, notei que para mim e outros músicos — John McLaughlin, Robert Fripp e tal — aquilo trazia energia e foco para a prática e a audição musical.
A única coisa que se compara foi quando eu comecei a fumar maconha, quando a música ficou muito mais encorpada do que era antes. Eu ouço música com muito mais clareza agora, e, quando ouço um solo, tiro ele muito mais rápido. Quando as ideias estão fluindo, chegar a sua realização é algo incessante.
Como a meditação afeta sua capacidade de aprender solos?
Você já aprendeu um solo e, um ano depois, percebeu que tirou ele errado? Alguma coisinha que te passou despercebido, e quando você recorda o momento, havia uma vozinha em sua cabeça te dizendo que tinha algo errado. Mas, por falta de familiaridade com aquele lado de sua mente, você acaba não dando ouvido.
Quando você começa a meditar, não consegue mais enrolar a si mesmo assim. Quando começa a meditar, e está fazendo aquilo pelo motivo certo, você tem que ser honesto consigo mesmo o tempo todo, e tem que ser honesto com os outros. Aquilo te força a jogar limpo. Te ajuda a compartimentar as coisas, de forma que, quando você vai aprender um solo ou uma música, seu cérebro está 100% com você e centrado naquela tarefa.
Red Hot Chili Peppers
Considerado a personificação do rock californiano, o Red Hot Chili Peppers foi formado em 1983 por Anthony Kiedis e Flea. Desde o princípio, a banda sempre teve em seu DNA a mistura de ritmos, especialmente punk rock, funk e rap.
Com a entrada de Chad Smith na bateria e John Frusciante na guitarra, no começo da década seguinte eles chegaram ao estrelato com "Blood Sugar Sex Magik" (1991), alavancado por estrondosos hits como "Give It Away" e "Under the Bridge".
Por mais que a década de 90 tenha começado bem, ela reservava para a banda um inferno astral. Após a saída de seu guitarrista em 1992, lançou "One Hot Minute" (1995) — com Dave Navarro na guitarra — muito mal recebido, derrubou a popularidade do quarteto. Quando parecia que tudo estava perdido, com o retorno de Frusciante e o lançamento de "Californication" (1999), a banda fez mais sucesso do que nunca. Essa nova fase rendeu ainda "By The Way" (2002) e "Stadium Arcadium" (2006).
Com a nova saída de John Frusciante em 2009, assumiu a guitarra Josh Klinghoffer. Embora tenha se esforçado na gravação de "I'm With You" (2011) e "The Gateway" (2016), jamais caiu na graça dos fãs. Com o novo retorno de Frusciante em 2019, a banda lançou "Unlimited Love" e "Return of the Dream Canteen" (ambos em 2022).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora

Geddy Lee compara "Give It Away" do Red Hot Chili Peppers a uma canção dos Beatles
Flea explica seu fascínio pela carreira de Neil Young: "Nunca é falso; sempre é verdadeiro"
Ex de Anthony Kiedis lembra reação do vocalista a morte de seu melhor amigo
50 músicas lançadas no século passado que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Cannibal Corpse: Flea, do Red Hot, pira ao descobrir a banda e ex-vocalista responde


