O surpreendente disco que Tom Morello considera um dos melhores de todos os tempos
Por Bruce William
Postado em 03 de dezembro de 2022
É bem verdade que, ao longo dos anos, Tom Morello pareceu sempre indicar uma preferência maior pelo Jane's Addiction no lugar do Nirvana no topo da lista das bandas mais influentes, tal como aconteceu em 2011 no discurso de introdução da banda de Perry Farrell ao Guitar Center RockWalk de Hollywood, onde Tom disse: "O Nirvana geralmente recebe os créditos por ter sido a primeira banda alternativa a estourar, mudando a música e direcionando o Rock para fora do deserto oitentista do Hair Metal. (Mas) isso não é verdade. Quem de fato fez isso foi o Jane's Addiction: banda inspiradora, inteligente, musicalmente furiosa e artisticamente profunda".

Em 2019 Tom iria ainda mais longe, ao fazer um post em suas redes sociais comparando-os com o Led Zeppelin quando parabenizou Perry por estar completando mais um ano de vida: "Feliz aniversário de 60 anos para Perry Farrell!! Jane's Addiction é uma das minhas bandas favoritas e uma das mais importantes do rock. Eles eram o 'Led Zeppelin' do punk rock', fundindo-se entre os gêneros, grandes mensagens, riffs maciços com arte underground e a percepção poética na voz sobrenatural de Perry". No post, Tom ainda agradece a um gesto de Perry lá no passado: "Ele também é um ótimo cara que deu ao Rage Against The Machine a nossa primeira oportunidade de tocar no Lollapalooza Festival em 1993. Feliz aniversário irmão! Amo você!"
Mas como apontou o Alternative Nation, houve uma ocasião em uma internauta quis saber de Tom se ele gostava do Nirvana, e em sua curta porém direta resposta ele deixou claro a imensa consideração e respeito que tem por Kurt Cobain & Cia.
Ao ser perguntado: "Você gosta do Nirvana?", Tom mandou de volta: "'Bleach' é um dos maiores álbuns de rock de todos os tempos".
Curiosamente Tom citou o "Bleach", álbum de estreia do Nirvana, que foi lançado em 15 de junho de 1989 e é o único trabalho da banda a contar com Chad Channing na bateria. Ele seria substituído posteriormente por Dave Grohl, com quem o Nirvana lançaria o mega influente "Nevermind". Não que Morello despreze o disco, inclusive em 2012 ele contou para a Spin que quando ouviu o Nirvana pela primeira vez foi justamente a icônica "Smells Like Teen Spirit", apresentada para ele por Zack de La Rocha e Tim Commerford, vocalista e baixista do RATM, que levaram um tape e colocaram pra rolar no toca fitas na caminhonete de Zack: "Eles tocaram aquilo no volume máximo, e ouvimos 'Smells' tipo umas 15 vezes seguidas. Digo, hoje é uma música, uma banda e um disco meio saturados de forma que eu não me emociono mais com 'Smells'. Mas me lembro claramente daquela noite, nós perdemos a cabeça com aquilo".
Na mesma linha de perguntas diretas e respostas objetivas, outro internauta também quis saber de Tom qual sua banda brasileira favorita e, sem titubear, ele respondeu de bate-pronto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
A curiosa mensagem em código Morse que o Dream Theater "escondeu" em "In the Name of God"
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti


A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
A banda que "chutou o traseiro" do Rage Against the Machine, segundo Tom Morello
Rolling Stone: as melhores músicas sobre o sol


