O surpreendente disco que Tom Morello considera um dos melhores de todos os tempos
Por Bruce William
Postado em 03 de dezembro de 2022
É bem verdade que, ao longo dos anos, Tom Morello pareceu sempre indicar uma preferência maior pelo Jane's Addiction no lugar do Nirvana no topo da lista das bandas mais influentes, tal como aconteceu em 2011 no discurso de introdução da banda de Perry Farrell ao Guitar Center RockWalk de Hollywood, onde Tom disse: "O Nirvana geralmente recebe os créditos por ter sido a primeira banda alternativa a estourar, mudando a música e direcionando o Rock para fora do deserto oitentista do Hair Metal. (Mas) isso não é verdade. Quem de fato fez isso foi o Jane's Addiction: banda inspiradora, inteligente, musicalmente furiosa e artisticamente profunda".

Em 2019 Tom iria ainda mais longe, ao fazer um post em suas redes sociais comparando-os com o Led Zeppelin quando parabenizou Perry por estar completando mais um ano de vida: "Feliz aniversário de 60 anos para Perry Farrell!! Jane's Addiction é uma das minhas bandas favoritas e uma das mais importantes do rock. Eles eram o 'Led Zeppelin' do punk rock', fundindo-se entre os gêneros, grandes mensagens, riffs maciços com arte underground e a percepção poética na voz sobrenatural de Perry". No post, Tom ainda agradece a um gesto de Perry lá no passado: "Ele também é um ótimo cara que deu ao Rage Against The Machine a nossa primeira oportunidade de tocar no Lollapalooza Festival em 1993. Feliz aniversário irmão! Amo você!"
Mas como apontou o Alternative Nation, houve uma ocasião em uma internauta quis saber de Tom se ele gostava do Nirvana, e em sua curta porém direta resposta ele deixou claro a imensa consideração e respeito que tem por Kurt Cobain & Cia.
Ao ser perguntado: "Você gosta do Nirvana?", Tom mandou de volta: "'Bleach' é um dos maiores álbuns de rock de todos os tempos".
Curiosamente Tom citou o "Bleach", álbum de estreia do Nirvana, que foi lançado em 15 de junho de 1989 e é o único trabalho da banda a contar com Chad Channing na bateria. Ele seria substituído posteriormente por Dave Grohl, com quem o Nirvana lançaria o mega influente "Nevermind". Não que Morello despreze o disco, inclusive em 2012 ele contou para a Spin que quando ouviu o Nirvana pela primeira vez foi justamente a icônica "Smells Like Teen Spirit", apresentada para ele por Zack de La Rocha e Tim Commerford, vocalista e baixista do RATM, que levaram um tape e colocaram pra rolar no toca fitas na caminhonete de Zack: "Eles tocaram aquilo no volume máximo, e ouvimos 'Smells' tipo umas 15 vezes seguidas. Digo, hoje é uma música, uma banda e um disco meio saturados de forma que eu não me emociono mais com 'Smells'. Mas me lembro claramente daquela noite, nós perdemos a cabeça com aquilo".
Na mesma linha de perguntas diretas e respostas objetivas, outro internauta também quis saber de Tom qual sua banda brasileira favorita e, sem titubear, ele respondeu de bate-pronto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
Iron Maiden está em seu melhor momento ao vivo, garante Adrian Smith
O cantor que Axl Rose, Roger Daltrey e Chris Cornell colocam acima de todos
O ídolo histórico de Flamengo e Palmeiras que adora Legião Urbana, Titãs e The Smiths
A única música do Pink Floyd que parece unir David Gilmour, Roger Waters e Elton John
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O clássico de 1982 do Iron Maiden que virou régua para medir as outras músicas
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
Shows da Nervosa são cancelados por conta da saúde de Prika Amaral
O erro que fez Tuomas Holopainen demorar 15 anos para descobrir Harry Potter


O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
A carteirada de Tom Morello sobre Jimmy Page para ajudar o próprio filho
As 10 melhores sequências de 3 álbuns lançados nos anos 90, segundo a Loudwire
Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer


