O surpreendente disco que Tom Morello considera um dos melhores de todos os tempos
Por Bruce William
Postado em 03 de dezembro de 2022
É bem verdade que, ao longo dos anos, Tom Morello pareceu sempre indicar uma preferência maior pelo Jane's Addiction no lugar do Nirvana no topo da lista das bandas mais influentes, tal como aconteceu em 2011 no discurso de introdução da banda de Perry Farrell ao Guitar Center RockWalk de Hollywood, onde Tom disse: "O Nirvana geralmente recebe os créditos por ter sido a primeira banda alternativa a estourar, mudando a música e direcionando o Rock para fora do deserto oitentista do Hair Metal. (Mas) isso não é verdade. Quem de fato fez isso foi o Jane's Addiction: banda inspiradora, inteligente, musicalmente furiosa e artisticamente profunda".

Em 2019 Tom iria ainda mais longe, ao fazer um post em suas redes sociais comparando-os com o Led Zeppelin quando parabenizou Perry por estar completando mais um ano de vida: "Feliz aniversário de 60 anos para Perry Farrell!! Jane's Addiction é uma das minhas bandas favoritas e uma das mais importantes do rock. Eles eram o 'Led Zeppelin' do punk rock', fundindo-se entre os gêneros, grandes mensagens, riffs maciços com arte underground e a percepção poética na voz sobrenatural de Perry". No post, Tom ainda agradece a um gesto de Perry lá no passado: "Ele também é um ótimo cara que deu ao Rage Against The Machine a nossa primeira oportunidade de tocar no Lollapalooza Festival em 1993. Feliz aniversário irmão! Amo você!"
Mas como apontou o Alternative Nation, houve uma ocasião em uma internauta quis saber de Tom se ele gostava do Nirvana, e em sua curta porém direta resposta ele deixou claro a imensa consideração e respeito que tem por Kurt Cobain & Cia.
Ao ser perguntado: "Você gosta do Nirvana?", Tom mandou de volta: "'Bleach' é um dos maiores álbuns de rock de todos os tempos".
Curiosamente Tom citou o "Bleach", álbum de estreia do Nirvana, que foi lançado em 15 de junho de 1989 e é o único trabalho da banda a contar com Chad Channing na bateria. Ele seria substituído posteriormente por Dave Grohl, com quem o Nirvana lançaria o mega influente "Nevermind". Não que Morello despreze o disco, inclusive em 2012 ele contou para a Spin que quando ouviu o Nirvana pela primeira vez foi justamente a icônica "Smells Like Teen Spirit", apresentada para ele por Zack de La Rocha e Tim Commerford, vocalista e baixista do RATM, que levaram um tape e colocaram pra rolar no toca fitas na caminhonete de Zack: "Eles tocaram aquilo no volume máximo, e ouvimos 'Smells' tipo umas 15 vezes seguidas. Digo, hoje é uma música, uma banda e um disco meio saturados de forma que eu não me emociono mais com 'Smells'. Mas me lembro claramente daquela noite, nós perdemos a cabeça com aquilo".
Na mesma linha de perguntas diretas e respostas objetivas, outro internauta também quis saber de Tom qual sua banda brasileira favorita e, sem titubear, ele respondeu de bate-pronto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
O clássico do metal com solos de guitarra "sem nada a ver com música", segundo Rick Rubin
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
A canção de ninar que virou tema de filme da Disney e deu um Oscar a Phil Collins
Dave Grohl reconhece que novo baterista precisou se adaptar ao Foo Fighters
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson adora e Steve Harris odeia

Tom Morello largou mão do Yngwie Malmsteen para o Rage Against The Machine existir
A música do Limp Bizkit que fez o Rage Against The Machine encerrar atividades
Bruce Dickinson cita o Sepultura e depois lista sua banda "pula-pula" favorita
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
Tom Morello revela quem é seu guitarrista preferido de todos os tempos


