Steve Vai recupera guitarra inusitada que foi roubada há 36 anos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de janeiro de 2023
O lendário guitarrista Steve Vai recuperou uma de suas guitarras, que foi roubada há quase 40 anos. A colorida "Swiss Cheese" foi encontrada em Tijuana (México), na casa de um jovem rapaz chamado Iván. Vai, que ficou muito feliz com o "reencontro", compartilhou a história em seu perfil do Instagram no último sábado (14 de janeiro).
"Reunidos, e isso é muito bom. Curiosamente, depois de desaparecer há 36 anos e meio, minha guitarra personalizada ‘Swiss Cheese’, feita por Joe Despagni, finalmente foi devolvida para mim. Esta guitarra foi construída sob medida para mim por Joe. Joe foi meu melhor amigo na vida enquanto crescia e ele me fez algumas das guitarras mais loucas em que já coloquei meus dedos, como a guitarra Flame, a Lightning Bolt, esta guitarra Swiss Cheese, ZNG ZNG e sua peça final que ele fez para mim antes de falecer, Teadolita. Ele trabalhou com seu irmão Rob em muitas dessas guitarras.
Eu usei ‘Swiss Cheese’ no vídeo original de ‘Yankee Rose’, enquanto estava com David Lee Roth, a usei nos ensaios e planejava fazer uma turnê com ela, mas esta guitarra, junto com outras três, foi roubada em Pasadena [Califórnia, EUA], durante os ensaios para a turnê ‘Eat ‘Em And Smile’. É oficialmente a primeira guitarra a receber cabo ‘monkey’ e a primeira que Joe fez com cabo a meu pedido.
A guitarra foi descoberta pelo jovem Iván no sótão da casa de seus avós em Tijuana, México, não muito tempo atrás. Parece que as pessoas que moravam na casa de seus avós antes deles compraram a guitarra em algum lugar ao longo do caminho e ela estava presa no sótão apenas para ser descoberta recentemente, quando eles estavam reorganizando as coisas.
Quando Iván descobriu esta guitarra, ele postou algumas imagens online e essas imagens chegaram ao radar de confiança do nosso próprio Mike Mesker. Mike é a autoridade na história e detalhes de todas as minhas guitarras. Mike começou a entrar em contato com Iván e, depois de algum tempo, conseguiu marcar uma entrega onde Ivan foi recebido por Mike, Doug MacArthur e eu. Obrigado a Mike por sua sólida vigilância em trazer esta guitarra para casa.
A condição da guitarra quando a vi foi um choque. É como se tivesse sido colocada no estojo e nunca tivesse sido tocada por 36 anos. As cores ainda são vibrantes e o pescoço está em ótima forma.
Obrigado Iván por sua gentil consideração e por me reunir com este pedaço da minha história. Receber esta guitarra é como um velho amigo que voltou para casa depois de tantos anos para tocar comigo. Acredito que faremos juntos um maravilhoso sanduíche de presunto e queijo suíço", escreveu o virtuoso músico.
O próximo trabalho de estúdio de Steve Vai é "Vai/Gash", que será lançado dia 27 de janeiro. Leia mais detalhes a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Graham Bonnet lembra de quando Cozy Powell deu uma surra em Michael Schenker
Regis Tadeu elege os melhores discos internacionais lançados em 2025
O álbum dos Rolling Stones que é melhor do que o "Sgt. Peppers", segundo Frank Zappa
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
Shows não pagam as contas? "Vendemos camisetas para sobreviver", conta Gary Holt
Os 50 melhores álbuns de 2025 segundo a Metal Hammer
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
O músico que Ritchie Blackmore considera "entediante e muito difícil de tocar"
Os "pais do rock" segundo Chuck Berry - e onde ele entra na história
O baterista que ameaçou encher Ronnie James Dio de porrada caso ele lhe dirigisse a palavra
Steve Vai lança "Vai/Gash" em janeiro; ouça uma das músicas, "In The Wind"
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Kiko Loureiro conta que nunca curtiu muito os solos de Kirk Hammett, do Metallica


