Como Randy Rhoads aprendeu a tocar guitarra, segundo ele mesmo
Por André Garcia
Postado em 16 de janeiro de 2023
O prodígio guitarrista Randy Rhoads entrou na vida de Ozzy Osbourne após sua demissão do Black Sabbath, em 1979. No ano seguinte, o Mad Man fez sua triunfal estreia como artista solo com "Blizzard of Ozz" (1980), cujo sucesso em muito se deve a suas brilhantes contribuições.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Em 1982, após o lançamento de "Diary of a Mad Man" (1981), ele deu uma esclarecedora entrevista para a Guitar World. Entre outras coisas, ele relembrou de como aprendeu a tocar guitarra, e revelou que começou a curtir rock com Elvis Presley.
"Eu me apaixonei pela guitarra desde o começo. Mas, quando comecei a curtir rock, Elvis Presley era meu ídolo. Eu tinha sete anos, era novo demais para saber qualquer coisa sobre guitarra solo. Até hoje não tenho um ídolo da guitarra!"
Uma coisa que contribuiu para despertar o lado estudioso de Randy foi o fato dele ter crescido sem um toca-discos em casa. A maioria de seus contemporâneos aprendeu a tocar acompanhando discos, mas ele teve que seguir outro caminho — e não lamentava isso. "Aquele deve ser um jeito frustrante de aprender. O que você vai fazer quando aprende um lick? Como você vai aplicar aquilo às suas próprias músicas?"
"Quando adolescente, eu voltei a fazer aula de guitarra e estudar violão clássico. Eu pensava em aprender violão clássico sozinho, mas, sabe, você faz tudo errado. Eu queria prestar atenção no jeito como toco, preciso de disciplina para seguir em frente até cruzar com novas ideias."
"Eu aprendia mais dando aula de guitarra do que qualquer outra coisa. Alunos chegavam com progressões de acordes e me perguntavam que tipo de solo poderiam tocar sobre aquilo. O mais frequente era que quisessem aprender nota a nota os solos de seus guitarristas preferidos. Foi aí que eu comecei a aprender os licks dos outros."
Essa entrevista foi uma das últimas dadas por Randy Rhoads, publicada na edição de maio, dois meses após sua morte. Ele morreu aos 25 anos em 19 de março de 1982, em um acidente aéreo durante a turnê de "Diary of a Mad Man". Ozzy o homenageou cinco anos depois lançando o álbum ao vivo "Tribute to Randy Rhoads" (1987), contendo gravações de 1981. Mesmo com o passar das décadas, até hoje ele é reverenciado como um dos mais influentes guitarristas do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O único disco do Aerosmith que Slash considera ruim
O músico que intimidou Ritchie Blackmore ao dividir o palco com ele
Mike Portnoy foi assistir ao Rush e publicou suas impressões online
O disco "esquecido" do Black Sabbath que Bruno Sutter considera maravilhoso
As três melhores músicas do Megadeth segundo Dave Mustaine
O clássico do Genesis que Phil Collins não quis mais cantar por não entender a letra
A banda que Axl Rose achou melhor o Guns N' Roses não tentar imitar
Savatage volta à América do Sul em 2027, diz baixista
Regis Tadeu explica por que "A Matter of Life And Death" do Iron Maiden é gospel
Richie Faulkner (Judas Priest) lembra período em que tocou com Lauren Harris
Baterista explica o que fez o Europe ficar mais pesado no século atual
O truque simples que criou o som monstruoso de guitarra de um clássico do AC/DC
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Prestes a completar 80 anos, baterista Chris Slade (AC/DC, The Firm) anuncia aposentadoria
O álbum que Dave Grohl disse ter sido "o disco mais bonito" que já ouviu

Ozzy achava que Dio cantava bem, mas não tinha carisma
Regis Tadeu afirma que Ozzy Osbourne nunca escreveu uma letra na vida
O caótico dia que David Lee Roth foi acusado de ter sequestrado Ozzy Osbourne em 1978
Os 50 melhores discos lançados em 2020, segundo a Louder
De Black Sabbath a Babymetal, 50 músicas que formam a playlist definitiva do heavy metal
As duas bandas que Ozzy Osbourne não queria que o Black Sabbath se tornasse
A principal divergência criativa que Ozzy Osbourne tinha com Tony Iommi no Black Sabbath
Tony Iommi e Ozzy Osbourne se odiavam, segundo Geezer Butler
Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Elton John relembra o dia em que "eu c*guei nas calças" no meio de um show
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1981
5 discos lançados em 1995 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida


