Como Randy Rhoads aprendeu a tocar guitarra, segundo ele mesmo
Por André Garcia
Postado em 16 de janeiro de 2023
O prodígio guitarrista Randy Rhoads entrou na vida de Ozzy Osbourne após sua demissão do Black Sabbath, em 1979. No ano seguinte, o Mad Man fez sua triunfal estreia como artista solo com "Blizzard of Ozz" (1980), cujo sucesso em muito se deve a suas brilhantes contribuições.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Em 1982, após o lançamento de "Diary of a Mad Man" (1981), ele deu uma esclarecedora entrevista para a Guitar World. Entre outras coisas, ele relembrou de como aprendeu a tocar guitarra, e revelou que começou a curtir rock com Elvis Presley.
"Eu me apaixonei pela guitarra desde o começo. Mas, quando comecei a curtir rock, Elvis Presley era meu ídolo. Eu tinha sete anos, era novo demais para saber qualquer coisa sobre guitarra solo. Até hoje não tenho um ídolo da guitarra!"
Uma coisa que contribuiu para despertar o lado estudioso de Randy foi o fato dele ter crescido sem um toca-discos em casa. A maioria de seus contemporâneos aprendeu a tocar acompanhando discos, mas ele teve que seguir outro caminho — e não lamentava isso. "Aquele deve ser um jeito frustrante de aprender. O que você vai fazer quando aprende um lick? Como você vai aplicar aquilo às suas próprias músicas?"
"Quando adolescente, eu voltei a fazer aula de guitarra e estudar violão clássico. Eu pensava em aprender violão clássico sozinho, mas, sabe, você faz tudo errado. Eu queria prestar atenção no jeito como toco, preciso de disciplina para seguir em frente até cruzar com novas ideias."
"Eu aprendia mais dando aula de guitarra do que qualquer outra coisa. Alunos chegavam com progressões de acordes e me perguntavam que tipo de solo poderiam tocar sobre aquilo. O mais frequente era que quisessem aprender nota a nota os solos de seus guitarristas preferidos. Foi aí que eu comecei a aprender os licks dos outros."
Essa entrevista foi uma das últimas dadas por Randy Rhoads, publicada na edição de maio, dois meses após sua morte. Ele morreu aos 25 anos em 19 de março de 1982, em um acidente aéreo durante a turnê de "Diary of a Mad Man". Ozzy o homenageou cinco anos depois lançando o álbum ao vivo "Tribute to Randy Rhoads" (1987), contendo gravações de 1981. Mesmo com o passar das décadas, até hoje ele é reverenciado como um dos mais influentes guitarristas do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
A expectativa de Derrick Green para uma banda pesada depois do Sepultura
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto
Megadeth anuncia turnê europeia com Black Label Society e Testament para 2027
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Fabio Lione reage extremamente irritado após Circo Voador admitir erro sobre show
Tarja Turunen afirma que não voltaria a trabalhar com ex-parceiros de Nightwish
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1980, segundo a Noise Creep
5 hits de 2001 que ainda serão ouvidos 100 anos depois, segundo a Far Out
A estrada real que inspirou "Highway to Hell", segundo Brian Johnson
O clássico do Black Sabbath em que Ronnie James Dio atingiu a nota mais alta de sua carreira



As bandas dos anos 1970 que abriram as portas do rock para Jack Black
Parque da Universal em Orlando vai estrear casa assombrada do Ozzy Osbourne
As duas bandas que Ozzy não queria que o Black Sabbath passasse a imitar
Tony Iommi ainda não se acostumou com a ausência de Ozzy Osbourne
Último show do Black Sabbath foi "estranho", segundo Tony Iommi
Tony Iommi falou com Ozzy Osbourne na noite anterior à morte do vocalista
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
Os 10 maiores discos de heavy metal da história para Ozzy Osbourne
Geezer Butler sobre Ozzy: "o maior frontman, cantor e personalidade da música"
Dez hits do heavy metal que podem ser ouvidos por quem não gosta do estilo
Momentos bizarros: histórias de Ozzy, Stones, Who e outros


