Como Randy Rhoads aprendeu a tocar guitarra, segundo ele mesmo
Por André Garcia
Postado em 16 de janeiro de 2023
O prodígio guitarrista Randy Rhoads entrou na vida de Ozzy Osbourne após sua demissão do Black Sabbath, em 1979. No ano seguinte, o Mad Man fez sua triunfal estreia como artista solo com "Blizzard of Ozz" (1980), cujo sucesso em muito se deve a suas brilhantes contribuições.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Em 1982, após o lançamento de "Diary of a Mad Man" (1981), ele deu uma esclarecedora entrevista para a Guitar World. Entre outras coisas, ele relembrou de como aprendeu a tocar guitarra, e revelou que começou a curtir rock com Elvis Presley.
"Eu me apaixonei pela guitarra desde o começo. Mas, quando comecei a curtir rock, Elvis Presley era meu ídolo. Eu tinha sete anos, era novo demais para saber qualquer coisa sobre guitarra solo. Até hoje não tenho um ídolo da guitarra!"
Uma coisa que contribuiu para despertar o lado estudioso de Randy foi o fato dele ter crescido sem um toca-discos em casa. A maioria de seus contemporâneos aprendeu a tocar acompanhando discos, mas ele teve que seguir outro caminho — e não lamentava isso. "Aquele deve ser um jeito frustrante de aprender. O que você vai fazer quando aprende um lick? Como você vai aplicar aquilo às suas próprias músicas?"
"Quando adolescente, eu voltei a fazer aula de guitarra e estudar violão clássico. Eu pensava em aprender violão clássico sozinho, mas, sabe, você faz tudo errado. Eu queria prestar atenção no jeito como toco, preciso de disciplina para seguir em frente até cruzar com novas ideias."
"Eu aprendia mais dando aula de guitarra do que qualquer outra coisa. Alunos chegavam com progressões de acordes e me perguntavam que tipo de solo poderiam tocar sobre aquilo. O mais frequente era que quisessem aprender nota a nota os solos de seus guitarristas preferidos. Foi aí que eu comecei a aprender os licks dos outros."
Essa entrevista foi uma das últimas dadas por Randy Rhoads, publicada na edição de maio, dois meses após sua morte. Ele morreu aos 25 anos em 19 de março de 1982, em um acidente aéreo durante a turnê de "Diary of a Mad Man". Ozzy o homenageou cinco anos depois lançando o álbum ao vivo "Tribute to Randy Rhoads" (1987), contendo gravações de 1981. Mesmo com o passar das décadas, até hoje ele é reverenciado como um dos mais influentes guitarristas do heavy metal.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Abbath encerra show após meia música em festival finlandês
A música do Titãs com Andreas Kisser na guitarra e Iggor Cavalera na bateria
As 50 melhores músicas do Queen, segundo a Classic Rock
As 10 melhores e mais influentes capas do rock, segundo a Ultimate Classic Rock
Spotify revela qual foi o clássico do rock mais ouvido no mundo durante o eclipse solar
Jim Root justifica postagem feita após rumores da demissão de Sid Wilson do Slipknot
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
Regis Tadeu explica morte dos Mamonas Assassinas: "Imprensa não contou"
13 bandas de death metal que o primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Agora é oficial: Slipknot anuncia demissão de Sid Wilson
Viúva de Neil Peart enviou mensagem de apoio a Anika Nilles após sua entrada no Rush
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
Geddy Lee fala sobre importância de ainda cantar as músicas do Rush nos tons originais
As 10 melhores músicas do Alice in Chains, segundo a Metal Hammer
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal




A música que Ozzy Osbourne não conseguia ouvir sem derramar lágrimas
Kelly Osbourne esculacha Dee Snider por ter tentado "menosprezar" Ozzy
O dia que Slash proporcionou o primeiro e único encontro entre Axl Rose e Ozzy Osbourne
O ex-guitarrista de Ozzy que recusou convite para o show de despedida
De Guns N' Roses a Cannibal corpse, os melhores discos de 1991, segundo a Metal Hammer
Tony Iommi relembra a última mensagem que recebeu de Ozzy Osbourne na véspera de sua morte
A grande surpresa que Axl Rose teve ao finalmente conhecer Ozzy Osbourne
Slash e Ozzy Osbourne conversaram sobre trabalhar juntos novamente, mas não deu tempo
A melhor música de heavy metal lançada em 1980, segundo o Loudwire
Kurt Cobain recusou turnê com lenda do rock após vê-lo completamente bêbado
Max Cavalera e o conselho dado por Ozzy Osbourne: "ambos nos sentimos traídos"
Ozzy Osbourne revela o único integrante de sua banda que saiu "do jeito certo"


