Queen: Como um assistente ajudou Brian May a salvar "Keep Yourself Alive"
Por André Garcia
Postado em 22 de fevereiro de 2023
"Keep Yourself Alive" foi uma das músicas mais populares do Queen em seus shows. De acordo com o site setlist.fm, ela foi a quarta música mais tocada pela banda, atrás apenas de "Now I'm Here", "Bohemian Rhapsody" e "We Will Rock You."
Brian May - Mais Novidades
Conforme publicado pela Guitar World, em recente entrevista exclusiva para a Total Guitar o lendário guitarrista Brian May comentou seu processo de gravação e mixagem, revelando como um recém-promovido assistente o ajudou a salvá-la.
"'Keep Yourself Alive', dá para escrever um livro só sobre ela. Tem o primeiro solo multicanais que eu já fiz. E estou feliz com isso. Ela foi escrita da perspectiva de um garoto que está se tornando um homem. Foi feita para ser irônica, mas descobri que a ironia não é nada fácil de se colocar na música, porque as pessoas tendem a levar ao pé da letra."
"Eu vou contar toda a história. Nós colocamos a música nas primeiras demos, eu estava muito feliz com ela. Mas, é claro, precisávamos regravá-la para o álbum e, você sabe, quando você tenta recriar algo, nunca sai igual. Jamais senti que a versão do álbum tinha a mesma empolgação de quando a gravamos pela primeira vez. Mas trabalhamos naquilo muito duro."
"Muitas das partes de base de multicanais eu consegui recriar, mas não conseguimos mixar. Tínhamos Roy Baker, um engenheiro de som de primeira classe, que já tinha muita experiência na época. Ele é o cara que fez 'All Right Now', para o Free. Tínhamos John Anthony, que tinha ótimos ouvidos como produtor. E depois tínhamos nós quatro, que éramos garotos muito precoces. E entre todos nós, não conseguimos mixar. Simplesmente jamais soou direito."
"Eis que então, cetrta noite, fiquei sozinho com o cara que fazia o chá, e tinha acabado de se tornar assistente, Mike Stone. Eu disse 'Bora tentar?' Porque era assim que funcionava naquela época. Para caras como Mike, era um aprendizado. Eles começavam como ajudantes e, durante a noite, trabalhavam na mesa de som e aprendiam o ofício. Bem, ele se mostrou à altura na ocasião!"
"Nós dois trabalhamos a noite toda, e finalmente produzimos uma mixagem de 'Keep Yourself Alive' que agradou a todo mundo. Então, essa é uma história interessante e fez parte do florescimento de Mike Stone. Ele se tornou um produtor e engenheiro de som incrível. Trabalhou conosco em 'A Night At The Opera' e 'A Day At The Races', 'We Will Rock You' e 'We Are The Champions'. Mike se tornou um membro muito querido de nossa família."
"Keep Yourself Alive" foi o primeiro single lançado pelo Queen em 1973, sendo incluído também em seu álbum de estreia, autointitulado. Embora a música não tenha sido um grande sucesso comercial, atingindo apenas a posição 49 no Reino Unido, ela recebeu críticas positivas por sua inovação musical, com destaque para o memorável solo de Brian May.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Extreme confirma shows no Brasil fora do Monsters of Rock; Curitiba terá Halestorm
Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
O que Paulo Ricardo do RPM tem a ver com o primeiro disco do Iron Maiden que saiu no Brasil
Agenda mais leve do Iron Maiden permitiu a criação do Smith/Kotzen, diz Adrian Smith
Matanza Inc lança "Obscurantista" e reafirma o peso como forma de resistência
Slash promete que o próximo disco do Guns vai "engrenar rápido", e explica mudanças nos shows
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Opeth confirma show em São Paulo no mês de novembro
Os cinco bateristas favoritos de Charlie Watts, dos Rolling Stones
Os melhores álbuns de hard rock e heavy metal de 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl


Brian May indica que Queen não fará mais shows nos Estados Unidos; "Um lugar perigoso"
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O solo de guitarra "colossal" que Brian May disse estar fora da sua alçada; "Nem em mil anos"


