Queen: Como um assistente ajudou Brian May a salvar "Keep Yourself Alive"
Por André Garcia
Postado em 22 de fevereiro de 2023
"Keep Yourself Alive" foi uma das músicas mais populares do Queen em seus shows. De acordo com o site setlist.fm, ela foi a quarta música mais tocada pela banda, atrás apenas de "Now I'm Here", "Bohemian Rhapsody" e "We Will Rock You."
Conforme publicado pela Guitar World, em recente entrevista exclusiva para a Total Guitar o lendário guitarrista Brian May comentou seu processo de gravação e mixagem, revelando como um recém-promovido assistente o ajudou a salvá-la.
"'Keep Yourself Alive', dá para escrever um livro só sobre ela. Tem o primeiro solo multicanais que eu já fiz. E estou feliz com isso. Ela foi escrita da perspectiva de um garoto que está se tornando um homem. Foi feita para ser irônica, mas descobri que a ironia não é nada fácil de se colocar na música, porque as pessoas tendem a levar ao pé da letra."
"Eu vou contar toda a história. Nós colocamos a música nas primeiras demos, eu estava muito feliz com ela. Mas, é claro, precisávamos regravá-la para o álbum e, você sabe, quando você tenta recriar algo, nunca sai igual. Jamais senti que a versão do álbum tinha a mesma empolgação de quando a gravamos pela primeira vez. Mas trabalhamos naquilo muito duro."
"Muitas das partes de base de multicanais eu consegui recriar, mas não conseguimos mixar. Tínhamos Roy Baker, um engenheiro de som de primeira classe, que já tinha muita experiência na época. Ele é o cara que fez 'All Right Now', para o Free. Tínhamos John Anthony, que tinha ótimos ouvidos como produtor. E depois tínhamos nós quatro, que éramos garotos muito precoces. E entre todos nós, não conseguimos mixar. Simplesmente jamais soou direito."
"Eis que então, cetrta noite, fiquei sozinho com o cara que fazia o chá, e tinha acabado de se tornar assistente, Mike Stone. Eu disse 'Bora tentar?' Porque era assim que funcionava naquela época. Para caras como Mike, era um aprendizado. Eles começavam como ajudantes e, durante a noite, trabalhavam na mesa de som e aprendiam o ofício. Bem, ele se mostrou à altura na ocasião!"
"Nós dois trabalhamos a noite toda, e finalmente produzimos uma mixagem de 'Keep Yourself Alive' que agradou a todo mundo. Então, essa é uma história interessante e fez parte do florescimento de Mike Stone. Ele se tornou um produtor e engenheiro de som incrível. Trabalhou conosco em 'A Night At The Opera' e 'A Day At The Races', 'We Will Rock You' e 'We Are The Champions'. Mike se tornou um membro muito querido de nossa família."
"Keep Yourself Alive" foi o primeiro single lançado pelo Queen em 1973, sendo incluído também em seu álbum de estreia, autointitulado. Embora a música não tenha sido um grande sucesso comercial, atingindo apenas a posição 49 no Reino Unido, ela recebeu críticas positivas por sua inovação musical, com destaque para o memorável solo de Brian May.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps