A banda que para Tom Morello "salvou e redimiu o hard rock"
Por André Garcia
Postado em 27 de abril de 2023
De acordo com Tom Morello, o Jane's Addiction "salvou e redimiu o hard rock" com seu debut, "Nothing's Shocking" (1988). Mais que um disco de rock pesado, aquele versátil trabalho foi marcado pelo psicodélico hit "Jane Says".
RATM - Mais Novidades
Surgido nos começo dos anos 90 com o Rage Against the Machine, Tom Morello sempre dividiu opiniões: considerado por alguns como um dos mais criativos guitarristas de sua geração; para outros é um mero fazedor de barulhinhos. De qualquer forma, ninguém pode negar se tratar de alguém que possui um som inconfundível. E ele bebeu muito na fonte do Jane's Addiction por sua mistura de metal e punk com funk e rap.
Conforme publicado pela Spin, Morello andava desiludido com o rock pesado na época do famigerado hair metal quando o Jane's Addiction o devolveu a fé no gênero.
"Jane's Addiction salvou e redimiu o rock pesado com essa obra-prima ['Nothing's Shocking', de 1988, seu álbum de estreia]. A banda abraçou sem desculpas riffs de metal ousados, os fundindo com arte underground e brilhante poesia de rua que criou uma liga sem precedentes de grandeza do rock and roll."
Jane's Addiction é uma banda praticamente irmã do Red Hot Chili Peppers: ambas foram formadas na Califórnia, nos anos 80; misturavam rap, rock, funk e psicodelia; chegaram ao mainstream com um álbum lançado no começo da década de 90; entraram em baixa a seguir, ressurgiram nos anos 2000 e estão na ativa até hoje. As bandas até já compartilharam membros: Dave Navarro tocou no Red Hot, e Flea tocou no Jane's Addiction.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
Slash elege os 10 maiores riffs de guitarra de todos os tempos
Pophouse adquire parte dos direitos musicais, de imagem e nome do Iron Maiden
Heathen divulga versão de "The Prisoner", do Iron Maiden
A banda que antecipou o Van Halen e quase virou o Led Zeppelin dos EUA
5 músicas que fazem o metaleiro olhar para o amigo e dizer: "Agora ficou sério"
A música "numero 1" do AC/DC, na opinião de Angus Young
Mastodon oficializa nova formação, que conta com músico brasileiro
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
A música que fez James Hetfield sair da zona de conforto como vocalista
Jason Newsted reconhece ter caído em "depressão severa" com diagnóstico de câncer
Mick Jagger não vê nada de bom em envelhecer, mas admite uma vantagem inesperada
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" exigiu muito da sua capacidade vocal
A rixa de Cobain e Novoselic: "Você está colocando essa merda fedorenta na música"
A curiosa resposta do Pixies após Dave Grohl opinar sobre clássico da banda

Ouvintes de rádio dos EUA escolhem 250 melhores músicas do rock alternativo nos 1990s
20 bandas que nunca lançaram um disco ruim, de acordo com a Metal Hammer
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
O álbum dos anos setenta que tornou possível surgir o Rage Against The Machine
O disco do System of a Down que Tom Morello chamou de "música de maluco"
Tom Morello se impressiona com brasileiro de 10 anos de idade que toca nove instrumentos


