A banda que para Tom Morello "salvou e redimiu o hard rock"
Por André Garcia
Postado em 27 de abril de 2023
De acordo com Tom Morello, o Jane's Addiction "salvou e redimiu o hard rock" com seu debut, "Nothing's Shocking" (1988). Mais que um disco de rock pesado, aquele versátil trabalho foi marcado pelo psicodélico hit "Jane Says".
Surgido nos começo dos anos 90 com o Rage Against the Machine, Tom Morello sempre dividiu opiniões: considerado por alguns como um dos mais criativos guitarristas de sua geração; para outros é um mero fazedor de barulhinhos. De qualquer forma, ninguém pode negar se tratar de alguém que possui um som inconfundível. E ele bebeu muito na fonte do Jane's Addiction por sua mistura de metal e punk com funk e rap.
Conforme publicado pela Spin, Morello andava desiludido com o rock pesado na época do famigerado hair metal quando o Jane's Addiction o devolveu a fé no gênero.
"Jane's Addiction salvou e redimiu o rock pesado com essa obra-prima ['Nothing's Shocking', de 1988, seu álbum de estreia]. A banda abraçou sem desculpas riffs de metal ousados, os fundindo com arte underground e brilhante poesia de rua que criou uma liga sem precedentes de grandeza do rock and roll."
Jane's Addiction é uma banda praticamente irmã do Red Hot Chili Peppers: ambas foram formadas na Califórnia, nos anos 80; misturavam rap, rock, funk e psicodelia; chegaram ao mainstream com um álbum lançado no começo da década de 90; entraram em baixa a seguir, ressurgiram nos anos 2000 e estão na ativa até hoje. As bandas até já compartilharam membros: Dave Navarro tocou no Red Hot, e Flea tocou no Jane's Addiction.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps