O sambista "corajoso e sem pudor" que exerceu forte influência no estilo de Cazuza
Por Gustavo Maiato
Postado em 20 de maio de 2023
O sambista Lupicínio Rodrigues nasceu em Porto Alegre e marcou a primeira metade do século XX na música brasileira. O que pouca gente sabe é que o cantor exerceu forte influência na musicalidade de Cazuza.
Em entrevista para a TVE em 1988, Cazuza refletiu sobre como a música brasileira de forma geral sempre o impactou e foi responsável por moldar seu estilo de compor e escrever letras.
"Apesar de vivermos nessa solidão e nesse planeta errado cheio de inveja e pobreza, temos obrigação de ser feliz. É uma coisa que até ajuda. Eu gosto de rua e bar. Meu básico é a música brasileira. Noel Rosa para cá. Muito Lupicínio Rodrigues, que talvez seja a maior influência minha. Não era muito comum um garoto de 12 anos ouvir o Lupicínio. Mas meu pai tinha muito em casa e ouvi muito.
A coragem dele de falar e tocar nas feridas. Ele usava palavras bregas no sentido de não ter vergonha dos sentimentos mais baixos como vingança. A minha geração não era bem assim. Não existia a palavra ‘ingratidão’. Eu uso isso. Tem que ser muito corajoso para falar esse tipo de coisa e por isso ele sempre me fascinou por esse lado dele. Essa falta de pudor dele, de falar do lado escuro".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps