A reação de Gene Simmons quando ele descobriu o talento de Eddie Van Halen
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de maio de 2023
O lendário Eddie Van Halen foi, é e sempre será um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Talentoso, criativo e inovador, Eddie impressionou muitas pessoas com a sua técnica apurada. E uma dessas pessoas é Gene Simmons, o icônico baixista e vocalista da banda Kiss, que foi um nome muito importante na carreira do Van Halen.
Gene falou sobre o falecido guitarrista em matéria publicada no site da revista Classic Rock nesta segunda-feira (15 de maio). O milionário músico contou como descobriu o Van Halen e o que sentiu quando descobriu a banda.
"Eu conheci Eddie na noite em que vi o Van Halen tocando no Starwood, um pequeno clube em Hollywood, em 1976. Fui creditado como o homem que descobriu o Van Halen. Não, eu não fiz isso. Eu não fiz tal coisa. Acontece que eu estava lá e testemunhei a grandeza deles no que ainda era um estágio muito inicial.
Eu os vi naquela noite e fiquei incrédulo. Fiquei na frente do palco e não pude acreditar nos meus olhos e ouvidos. Aquele era um homem fazendo todos esses sons com suas próprias mãos humanas? Todos na banda estavam cantando e tocando ao vivo e Eddie era uma completa sinfonia de guitarra por si só. Naqueles primeiros dias, Eddie às vezes ficava de costas para o público, para não mostrar como tocava. Mas mesmo se você visse como ele tocava aqueles licks, como você poderia imitá-lo?", escreveu Gene, que não perdeu a chance de recrutar os jovens rapazes.
"Então, a minha produtora Man Of 1,000 Faces assinou com a banda, os levei para Nova York e produzi uma demo para eles no Electric Lady Studios. Se você pesquisar no Google as palavras ‘Gene Simmons Van Halen demo’, poderá ouvir a música que considero o momento decisivo de Edward. Não confundir com o remake do álbum 1984, a versão de ‘House Of Pain’ que eles gravaram comigo é a coisa mais poderosa que eles já fizeram (...) é como um rolo compressor em seu rosto e a banda tocou totalmente ao vivo no estúdio", pontuou o frontman do Kiss.
Morte de Eddie mexeu com Gene
Eddie Van Halen morreu em outubro de 2020, após anos lutando contra o câncer. Gene afirmou que a morte de seu amigo o atingiu "como um soco na cara".
"Quando me disseram que Eddie Van Halen havia morrido, isso me atingiu como um soco na cara. Ele era uma alma muito gentil e bonita, uma pessoa genuinamente legal. Ele não fazia julgamentos. É impossível pensar nele sem lembrar daquele sorriso sempre presente dele, ou do jeito que seus dedos sempre voavam pela guitarra.
Ele fez tudo parecer tão fácil, mas isso é absolutamente a última coisa que aconteceu. E é estranho pensar que Eddie começou como baterista do Van Halen. Seu irmão Alex era o guitarrista até que trocaram de instrumentos. Ed tinha sido um pianista com formação clássica, e é por isso que nenhum dos outros roqueiros conseguia tocar em sua musicalidade."
Edward Lodewijk Van Halen foi um dos fundadores do Van Halen e gravou todos os discos de estúdio da banda. O músico morreu aos 65 anos, após anos lutando contra o câncer.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps