O hit do RPM sobre insegurança dos jovens após fim da ditadura militar no Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 16 de maio de 2023
O RPM é uma banda que nos anos 1980 lançou diversos clássicos e muitos deles apresentam letras sobre o panorama político da época. No álbum "Revoluções Por Minuto", lançado em 1985, ano que acabou a ditadura, a música "Juvenilia" traz uma letra que fala sobre essa insegurança daquele período.
No artigo "BRock: O Ensino de História por meio do rock brasileiro nos anos 1980", assinado por Aline do Carmo Rochedo, é explicado um pouco sobre essa letra. Vale lembrar que o álbum do RPM saiu poucos meses após as eleições que marcaram o fim do período militar.
"O cenário mundial era de desesperança para as novas gerações. Desta abordagem, uma conotação nova à letra. Para aqueles jovens nada era certo! Os militares poderiam estar de volta a qualquer momento. A letra traz a ideia da angústia e a insegurança daquele período. Outro exemplo deste sentimento é a canção "Juvenilia" da banda RPM: "Sinto um imenso vazio e o Brasil/ Que herda o costume servil/ Não serviu pra mim/ Juventude/ Aventura e medo/ Desde cedo/ Encerrado em grades de aço".
Confira o hit aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps