Geezer Butler relembra início do Black Sabbath e diz que Ozzy e Tony Iommi se odiavam
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2023
A lendária banda inglesa Black Sabbath é uma das maiores instituições da história da música pesada. Creditados como os pioneiros do heavy metal (de forma muito justa, é bom que se diga), os integrantes da formação original do Black Sabbath criaram discos e músicas que pavimentaram o caminho para todas as bandas de metal que surgiram a partir de 1970.
Black Sabbath - Mais Novidades
Embora tenham formado uma das melhores escalações musicais de todos os tempos, Tony Iommi (guitarra), Ozzy Osbourne (vocal), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria) nem sempre foram melhores amigos. No caso do guitarrista e do vocalista do Black Sabbath, a coisa era um pouco mais extrema, já que ambos se odiavam mutuamente, como Geezer Butler revelou em entrevista concedida à Metal Hammer.
O icônico baixista relembrou a forma estranha como os membros originais do Black Sabbath se reuniram. Segundo Geezer, Ozzy não chamou a atenção pela sua voz, mas sim por ter seu próprio equipamento.
"Eu vi este anúncio, ‘Ozzy Zig quer uma banda’' com as palavras mágicas: ‘Tem seu próprio PA. Não importava como ele soava. Tinha o endereço dele e eu fui até lá, e no dia seguinte Tony e Bill Ward apareceram por perto."
A banda de Ozzy e Geezer Butler
Pois bem, foi assim que os membros do Sabbath se juntaram e começaram a mudar o heavy metal, certo? Errado.
"Ozzy estudou com Tony e eles se odiavam. Tony fazia bullying com ele, então eu ia um dia, Tony no dia seguinte, então Ozzy decidiu que ficaria comigo porque não queria tocar com Tony. Foi assim que começamos", relatou o baixista, que formou uma banda chamada Rare Breed com o Madman.
O fim do Rare Breed e o início do Black Sabbath
A banda de Geezer e Ozzy teve vida curta. E foi após o fim do Rare Breed que Tony Iommi e Bill Ward entraram definitivamente na jogada para escreverem algumas das páginas mais brilhantes da "Enciclopédia do Heavy Metal".
"Fizemos dois shows juntos com a Rare Breed. Fui demitido do trabalho e queria trabalhar com música em tempo integral, então fomos até a casa de Tony para ver se ele conhecia algum baterista. Bill estava lá na casa de Tony. Ele disse: ‘Entrarei na banda se Tony entrar’ e lá fomos nós, primeiro como Earth, depois como Sabbath", finalizou Butler.
A formação clássica do Black Sabbath
Assim nasceu a primeira encarnação do Black Sabbath. O quarteto trabalhou junto por cerca de uma década e gravou alguns dos trabalhos mais influentes do heavy metal, como "Black Sabbath", "Paranoid", "Master Of Reality" e "Sabbath Bloody Sabbath".
A formação clássica do Sabbath se desfez em 1979, quando Ozzy Osbourne foi demitido por conta de seus problemas com álcool e drogas. A banda foi se reunir apenas no final da década de 1990, como pode ser ouvido em "Reunion", álbum ao vivo lançado em outubro de 1998.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps