De onde vêm o curioso apelido de Flea, do Red Hot Chili Peppers?
Por Bruce William
Postado em 12 de julho de 2023
Uma pulga que se tornou um dos nomes mais reconhecidos pelo seu talento na história do rock.
Red Hot Chili Peppers - + Novidades
Flea, o icônico baixista dos Red Hot Chili Peppers, nasceu como Michael Peter Balzary, mas é conhecido profissionalmente como Flea desde os primeiros dias da banda. Na verdade, antes mesmo de ter sido definida a formação oficial da banda ele já era chamado de Flea ou Mike B. the Flea. Para quem não sabe, "Flea" em inglês significa literalmente "pulga".
Como e onde surgiu este nome/apelido? Dentre as várias teorias que existem, uma delas diz que ele recebeu este nome por ter sido vendedor de bugigangas e tranqueiras em uma feira, outra que ele foi apelidado pelo seu colega de banda Anthony Kiedis durante uma viagem, e até mesmo aquelas que associam seu jeito de tocar "pulando no palco" com o movimento de uma pulga.
De fato, esta última parece ter ao menos uma relação com o nome, pois conforme a Loudwire, a explicação mais provável e mais repetida é que ele passou a se chamar assim na sua pré-adolescência devido à sua natureza inquieta e à estatura pequena. Uma matéria do The Guardian de 2019, e que vai de acordo com a autobiografia de Flea do mesmo ano, Acid for the Children, afirma que o nome tem sua base na natureza inquieta de Flea e em sua estatura diminuta na juventude.
E o próprio baixista concordou com essa explicação em entrevista, quando ele disse: "Eu sempre fui meio espasmódico, vivia pulando por aí, um tipo de jovem selvagem, foi assim que surgiu o nome". Não é difícil imaginar que aquela hiperatividade de quando era jovem e o comportamento errático do músico sejam associados à imagem de uma pulga saltitando. Uma pulga que se tornou um dos nomes mais reconhecidos pelo seu talento na história do rock.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps