Falaschi e Angra: coincidência colocará frente a frente visões distintas do power metal
Por Gustavo Maiato
Postado em 10 de julho de 2023
Desde que foi criado pelo Helloween nos anos 1980, o power metal passou por diversas mudanças. Há bandas que incorporaram o elemento sinfônico, outras entraram para a seara do thrash e há quem juntou o "metal espadinha" com ingredientes folk.
O ingrediente que mais trouxe revolução para o power metal "padrão", entretanto, foi o progressivo. Muitas bandas propuseram incorporar essa pegada mais complexa como forma de propor novos caminhos ao subgênero comumente associado ao bumbo duplo, solos rápidos e refrãos grudentos.
Por uma coincidência do destino, o Angra vai lançar o disco "Cycles of Pain" no dia 1º de novembro e Edu Falaschi, ex-vocalista da banda, vem com "Eldorado" em novembro (sem data definida ainda).
Esses poucos meses que separam os dois lançamentos colocarão frente a frente justamente essas duas visões distintas do estilo. Isso porque já foi dito mais de uma vez que "Cycles of Pain" será "mais power do que prog". Por outro lado, sabemos que o time de Falaschi apostou no virtuosismo progressivo em "Vera Cruz" e não deve desviar muito disso agora no segundo álbum.
Esse embate do século entre o power "raiz" e o power "prog" é, antes de tudo, muito saudável para o próprio subgênero. Quem ganha são os fãs, que certamente vão apreciar essas duas propostas. É claro que todos vão eleger seu registro favorito, mas é certo que nenhum movimento musical resiste sem honrar seu passado. Tampouco, sem novos ares que tragam frescor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps