Bob Dylan: Fotógrafo revela o motivo da foto desfocada da capa de "Blonde on Blonde"
Por André Garcia
Postado em 08 de julho de 2023
Bob Dylan ficou famoso nos anos 60 pela profundidade de cada um de seus versos — tudo tinha um significado. Sua fama saiu de controle, no entanto, e seus fãs logo passaram a ver coisas e imaginar significados até onde não tinha.
Um ótimo exemplo disso é a capa de "Blonde on Blonde" (1967), que apresenta uma foto turva de Bob Dylan, o que gerou muitas teorias entre os fãs: qual teria sido o motivo por trás de sua escolha por uma foto desfocada? Qual era o significado por trás daquilo?
Segundo Jerry Schatzberg, o autor da foto, a história por trás dela é muito menos interessante do que as pessoas imaginam. Conforme publicado pela Far Out Magazine, no livro Thin Wild Mercury — Touching Dylan’s Edge: The Photography, Jerry relembrou: "Eu queria encontrar um local interessante fora do estúdio. Fomos para o lado oeste, onde estão as galerias de arte de Chelsea atualmente. Na época, era o distrito de empacotamento de carne de Nova York, e eu gostei da aparência. Estava congelante, estávamos com muito frio. A foto que ele escolheu para a capa está desfocado, fora de foco. Claro, todo mundo estava tentando interpretar o significado, dizendo que significava uma viagem de LSD. Não era nada disso; nós simplesmente estávamos com frio, estávamos tremendo. Muitas das outras imagens estavam nítidas, mas, crédito para ele, Dylan escolheu aquela fotografia."
Em entrevista para a Rolling Stone, em 1969, o cantor surpreendeu ao afirmar que nem lembrava dela. Enigmaticamente, ele disse: "Bom, nem sequer me recordo exatamente como surgiu, mas sei que foi tudo de boa-fé. Não sei quem teve essa ideia. Certamente não fui eu."
E, por falar na fase sessentista da carreira de Bob Dylan, confira ele dizendo que sua escrita "perdeu a magia" em 1965.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps