O hit do Black Sabbath que é o favorito do saudoso John Bonham do Led Zeppelin
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de agosto de 2023
O falecido baterista do Led Zeppelin, John Bonham, tinha uma conexão com o Black Sabbath antes de suas respectivas bandas alcançarem a fama global. Aos 16 anos, Bonham conheceu pela primeira vez Bill Ward, do Sabbath. Ward imediatamente sentiu algo extraordinário sobre seu colega na cena musical de Midlands. A matéria tem como base texto da Farout Magazine.
Black Sabbath - Mais Novidades
Como adolescentes, os dois tocavam na mesma região no Black Country com vários nomes diferentes, e o talento de Bonham logo chamou a atenção nacional. Em 1968, ele estava em alta demanda como baterista, com músicos renomados lutando por sua participação em seus projetos.
Após alguma hesitação inicial, Jimmy Page conseguiu atrair Bonham para se juntar aos New Yardbirds, mais tarde conhecidos como Led Zeppelin. À medida que o Led Zeppelin alcançava um sucesso imenso, o Black Sabbath encontrava inspiração em sua trajetória. Para Ward, era inevitável que Bonham subisse ao topo.
Ward relembrou o primeiro encontro em uma entrevista de rádio, dizendo: "Além de ser um baterista brilhante, quando ele era muito jovem, aos 16 anos, eu o observava tocar. Ambos estávamos tocando bateria aos 16 anos de idade. Quando ele tocava, eu achava que ele estava fora do tempo porque ouvia seu bumbo fazendo batidas estranhas. Eu não entendia o que ele estava fazendo. Não conseguia entender como suas baterias estavam se comunicando comigo."
Ele continuou, "Levou cerca de um ano para eu perceber que ele estava falando uma linguagem completamente diferente. Aí entendi e simplesmente compreendi. Pensei, 'Meu Deus. Não posso acreditar que ele está fazendo isso.' Eu não tinha ouvido muitos dos bateristas de bandas grandes fazerem isso, não tinha ouvido ninguém no rock fazer isso antes dele. Eu não sabia muito bem como ele estava fazendo isso. Estou falando especificamente de seu trabalho no bumbo. Eu assisti e pensei, 'Meu Deus, não acredito nesse cara!'"
A amizade deles perdurou à medida que ganhavam fama, e eles ocasionalmente passavam um tempo juntos no estúdio. O Led Zeppelin e o Black Sabbath até tiveram uma jam session improvisada uma vez. Infelizmente, não existe gravação desse evento histórico.
Segundo Ward, Bonham tinha uma música favorita do Black Sabbath. Ele revelou, "Bonham realmente adorava 'Supernaut'. Ele dominou essa música. Estávamos no estúdio um dia, e ele apareceu. Ele me viu tocando com o bumbo duplo e disse, 'Vou fazer isso com um bumbo.' Ele era, sem dúvida, o melhor baterista de rock do mundo."
'Supernaut' apareceu no quarto álbum do Black Sabbath, Vol. 4, que foi produzido durante o uso de cocaína pela banda. Apesar do ambiente tumultuado, o Sabbath obteve sucesso com o lançamento, que também inclui faixas como 'Changes' e 'Snowblind'.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps