Gastão Moreira e a importância do Greta Van Fleet para o rock dos dias de hoje
Por Bruce William
Postado em 25 de agosto de 2023
Greta Van Fleet - Mais Novidades
O jornalista e apresentador Gastão Moreira fala, em vídeo, sobre o mais recente álbum do Greta Van Fleet, "Starcatcher", que ele admite ter gostado bastante. Dentre as características positivas citadas por Gastão está o uso de teclados, que foram bem incorporados e enriqueceram as composições. Ele cita como exemplo a música de abertura, "Fate of the Faithful", que para ele remete à "No Quarter" do Led Zeppelin, com direito inclusive a uma guitarra um pouco mais limpa, assim como ocorre com a canção do Led. Entretanto, deixa claro Gastão, são duas músicas completamente diferentes, trata-se apenas da adoção do "conceito" estabelecido pelo Led que é replicado, de forma muito bem feita, pelo Greta Van Fleet.
Gastão diz no vídeo que não compreende a resistência da crítica, e sente que são um tanto severos com a banda devido às semelhanças com Led Zeppelin e às influências que eles adotaram. Eles buscam uma abordagem épica, mas isso não significa que sejam meramente uma cópia do Led Zeppelin. Esse tipo de crítica já ocorreu antes com outras bandas, como Rush e Marillion, que também sofreram com comparações. Mas, conforme explica Gastão, assim como Greta Van Fleet, essas bandas também tinham personalidade própria.
"Eu vejo também uma certa incoerência da parte dos roqueiros ", diz Gastão, "Pois a gente está vendo aí, não a morte do rock, mas uma baixa popularidade do estilo, e quando vêm uma banda destas, jovem, competente e fazendo um som muito bacana, trabalhado, metem o pau porque parece Led. Quantas bandas não tem referências de outras bandas, né? Dá trabalho fazer música. A gente tem que valorizar esses quatro moleques que são talentosos e estão se dedicando a uma música que não é o padrão da atualidade, seria muito mais fácil para eles fazer uma coisa ali voltada para a música pop".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
"Provavelmente demos um tiro no próprio pé" diz Rich Robinson, sobre o Black Crowes
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
10 músicas do Kiss para quem não gosta do Kiss
O álbum do Testament onde os vocais melódicos de Chuck Billy não funcionaram
A controvertida estratégia militar que gerou um violento hino punk e reapareceu no Metallica
Jon Oliva publica mensagem atualizando estado de saúde e celebrando o irmão
O primeiro disco que Max Cavalera comprou; "Ouvia todos os dias"
O álbum de rock rural que mistura candomblé e umbanda que Regis Tadeu adora
A opinião de Regis Tadeu sobre polêmica do Arch Enemy e Kiko Loureiro: "Virou paranoia"


Greta Van Fleet: Led Zeppelin não é grande influência, diz guitarrista
Regis Tadeu: o fim das bandas clássicas


