A banda que Steve Harris amava, mas nunca conseguiu ver ao vivo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de setembro de 2023
O icônico músico inglês Steve Harris ajudou a mudar a vida de muitas pessoas mundo afora. Baixista e líder do Iron Maiden, Steve é a mente por trás de uma banda que lançou alguns dos discos mais importantes da história do Heavy Metal, como "Killers", "The Number Of The Beast", "Powerslave" e "Seventh Son Of A Seventh Son".
Antes de se tornar uma lenda do Metal, Stephen Percy Harris era um jovem fã de Rock e tinha suas bandas preferidas. Uma dessas bandas, fundada no final dos anos 1960, teve vida curta e nunca fez um show com Steve na plateia. Trata-se do Free, grupo londrino que permaneceu unido entre 1968 e 1973.

Steve falou sobre o Free à Paul Brannigan, colaborador da revista Metal Hammer. O lendário baixista revelou quais músicas transformaram sua vida e citou "Mr. Big", do Free, como uma das escolhidas.
"Eu absolutamente amo o Free, eles foram uma grande parte da minha vida e eu tenho todos os seus álbuns. ‘Highway’ é provavelmente o meu favorito, mas ‘Free Live!’ é ótimo também. Eles são uma das poucas bandas que amei enquanto crescia e que nunca vi ao vivo, então ouvia muito isso. [Baixista] Andy Fraser foi uma grande influência para mim, e normalmente não sou um grande fã de solos de baixo, mas o solo de baixo de ‘Mr. Big’ é incrível.
Na verdade, eu o vi tocar com a Andy Fraser Band, com o irmão de Martin Turner, Kim, na bateria, em seu primeiro álbum, e ele cantava exatamente como Paul Rodgers, mas não era a mesma coisa que ver Free", afirmou Steve Harris.
O Free contava com Paul Kossoff (guitarra), Paul Rodgers (vocais), Simon Kirke (bateria) e Andy Fraser (baixo). O grupo lançou seis discos de estúdio durante a sua curta trajetória e a sua música mais famosa é "All Right Now".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
Rock e Heavy Metal - lançamentos de faixas, álbuns e mais novidades
"Cherry Pie", do Warrant, experimenta nova onda de popularidade
Filha de vocalista do Poison começa a vender "pack do pezinho"
Os 10 maiores baixistas de todos os tempos, segundo a Rolling Stone
O grande problema de se apegar a guitarras como a de Jimmy Page, segundo Tosin Abasi
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
A música de 2000 que Brian Johnson considera uma das melhores do AC/DC: "Me arrepia"
Por que Kerry King não chorou em cerimônia que aconteceu no mesmo dia que Jeff Hanneman morreu
A banda à frente de seu tempo, influenciada pelos Stones, que teria sido rejeitada por Jagger


10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Os 100 melhores álbuns dos anos 1980 segundo o Ultimate Classic Rock
5 clássicos da New Wave of British Heavy Metal indispensáveis para entender o fenômeno
Bruce Dickinson é indicado em três categorias do Speaker Awards 2026
As melhores músicas que Bruce Dickinson compôs para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A opinião bastante positiva de Bruce Dickinson sobre Lady Gaga
Phil Collins se junta ao Iron Maiden e diz que não vai cantar em cerimônia do Hall da Fama
"Wasted Years" gaúcha viraliza com IA: "De São Borja a Rio Grande, cruzando o pampa"
O álbum do Iron Maiden que Bruce Dickinson queria que fãs achassem melhor que Metallica
Bruce Dickinson escolhe a maior música que já escreveu


