A estratégia eficiente que Marcelo Barbosa utilizou para evitar serviço militar obrigatório
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de setembro de 2023
Como todo brasileiro prestes a completar 18 anos, Marcelo Barbosa, atual guitarrista do Angra, precisou lidar com o tema do alistamento militar. Embora seja obrigatório, há formas de ser dispensado do serviço.
Em entrevista ao Prática na Prática, Marcelo Barbosa disse que resolveu tirar carteira de músico profissional para assim poder se alistar na Aeronáutica, onde sua avó tinha contatos que o livrariam do fardo.
"Prestes a completar 18 anos, uma escola de música em Brasília anunciou uma vaga de professor em um jornal. Minha avó, que me deu minha primeira guitarra, sugeriu que eu tentasse. Eu segui seu conselho e me inscrevi. Naquele ano, eu tinha 17 anos e estava prestes a completar 18. Na mesma época, eu também precisava me alistar na Aeronáutica. Minha avó trabalhava no Ministério da Aeronáutica e tinha conexões que poderiam me ajudar a evitar o serviço militar, desde que eu tivesse uma profissão ou formação.
Descobrimos que se eu obtivesse a carteira de músico profissional, eu poderia ser considerado músico e, assim, me alistar na Aeronáutica, mas com a garantia de que não seria convocado para o serviço militar, o que eu realmente não queria. Portanto, aos 17 anos, perto de completar 18, fiz o exame teórico e me classifiquei entre os primeiros lugares. Em seguida, passei também no exame prático. Lembro-me de ter ficado surpreso com meu desempenho, já que a sala de exame tinha cerca de 100 pessoas. Embora não me lembre exatamente em qual posição fiquei, sei que fui um dos primeiros a terminar o exame, respondendo rapidamente".
Músicos que se alistaram ao Exército
Dentro do universo do rock e do metal, existem músicos que se alistaram ao exército. É o caso de Dave Mustaine, do Megadeth, conforme mostra entrevista publicada por Fernando Portelada. Na ocaisão, Mustaine criticava um jornalista que falou que soldados estavam cometendo suicídio.
"Eu gosto bastante de ver jornais, e estou certo que vocês já sabem disso. Eu estava assistindo as notícias e esse cara diz que acha bom que soldados estejam cometendo suicídio. Soldados como nós, você e eu. Quando eu tinha 18 anos, eu me alistei para o Serviço Militar, como todos nós, nossos irmãos, nossas irmãs. Ele acha bom que as tropas estejam cometendo suicídio. Você quer saber quem é esse cara? Seu nome é Ted Turner, o dono da CNN. (a platéia começa a vaiar). E Vocês querem saber? Eu também acho que ele é um idiota".
Já Emppu Vuorinen e Jukka Nevalainen, atual guitarrista e ex-baterista do Nightwish, também prestaram continência ano exército finlandês quando completaram 18 anos. Já o tecladista Tuomas Holopainen serviu na banda militar, conforme lembra matéria da Metal Hammer publicada por Emanuel Seagal.
"Eu não tinha que mexer com armas ou nada disso. Havia muito tempo livre durante as noites, então eu tinha permissão para ir à sala de ensaio e tocar piano e teclado. Durante aqueles meses escrevi todas as músicas do debut", afirmou Tuomas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps