Como foi para o Angra misturar política com música em novo hit, segundo Marcelo Barbosa
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de novembro de 2023
"Gods of the World", uma das faixas destacadas do mais recente álbum da banda brasileira de metal Angra, "Cycles of Pain", não apenas oferece uma melodia forte, mas também traz consigo uma forte mensagem política. Em uma entrevista exclusiva concedida ao jornalista Gustavo Maiato, o guitarrista Marcelo Barbosa compartilhou insights sobre a conexão entre música e crítica social presentes nessa canção.
Ao ser questionado sobre a abordagem da música em relação à política, Barbosa destacou a intenção da banda em criticar o poder e a influência exercidos pelas figuras mais poderosas do mundo. "A 'Gods of the World' fala sobre as pessoas mais poderosas que tomam decisões por nós sem nosso conhecimento", expressou o guitarrista. Ele prosseguiu explicando como essas figuras influentes, sejam políticos, grandes empresários ou até mesmo influenciadores digitais, têm o poder de manipular e moldar a opinião pública.
A letra da música desvenda a realidade na qual muitas vezes as pessoas se tornam marionetes nas mãos desses poderosos, dançando ao som das decisões alheias, sem questionar ou refletir sobre suas próprias convicções. Barbosa ressaltou que essa crítica vai além do cenário político tradicional, alcançando também as esferas da influência digital, onde indivíduos com grande audiência muitas vezes ditam ideias sem que o público analise criticamente tais mensagens.
"É uma crítica muito clara a isso e achamos importante e necessário fazer essa crítica", afirmou o guitarrista. Ele enfatizou a importância de desafiar a passividade das pessoas diante das mensagens que recebem, incentivando a reflexão independente sobre as questões apresentadas.

Angra e "Cycles o Pain"
O Angra já lançou seu mais recente álbum, intitulado "Cycles of Pain". Rafael Bittencourt, um dos fundadores da banda, revelou o título e a arte da capa em uma postagem feita em seu perfil no Facebook.
"O Angra preparou o lançamento de seu último álbum, 'Cycles of Pain', produzido pelo americano Dennis Ward, conhecido por seu trabalho anterior com o grupo. A capa, projetada por Erick Pasqua, explora a complexidade da dor humana. 'Cycles of Pain' inclui 12 faixas e mais detalhes sobre o anúncio estão disponíveis nas redes oficiais da banda e da Top Link Music", escreveu Rafael, com transcrição de Mateus Ribeiro.
A capa apresenta um anjo, elemento tradicional no universo do Angra, porém imbuído de uma atmosfera sombria. Além disso, é possível identificar elementos que remetem a cada um dos discos da trajetória da banda. O lançamento ocorreu no dia 3 de novembro em todo o mundo e dia 1º de novembro no Japão.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
A banda dos anos 2000 que mais orgulhava Geddy Lee por seguir os passos do Rush
Bruce Dickinson diz que prefere gravar novo álbum do Iron Maiden a fazer outra turnê
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
As Cinco Melhores Músicas de Andre Matos - Parte 1
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
Steve Hackett (Genesis) e Steve Rothery (Marillion) anunciam álbum colaborativo
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
O cantor que lançou uma música com Dave Grohl nos créditos, embora ele diga não ter tocado nela
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
O solo que Slash compara a fazer sexo e nunca se cansa de tocar
As 10 melhores músicas que Adrian Smith escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
A primeira banda que fez Phil Collins se apaixonar pelo rock progressivo

"Cycles Of Pain", próximo disco do Angra, será lançado em novembro; confira a capa
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
Edu Falaschi conta como a reaproximação com Angra o levou ao Masters of Voices
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
A reflexão de um cantor italiano de metal sobre Angra com Fabio Lione e Andre Matos
A cena repugnante que o Angra presenciou em ônibus da turnê, segundo Ricardo Confessori
Produtor que vive nos EUA explica como Angra e Sepultura são percebidos por americanos
Fernanda Lira e Rafael Bittencourt dão a real sobre os haters da internet


