As duas músicas escritas por Renato Russo que ele mais gostava
Por Bruce William
Postado em 25 de dezembro de 2023
No livro "Letra, Música e Outras Conversas", Leoni bateu um longo papo com mais de três horas de duração com Renato Russo, que falou sobre diversos assuntos, incluindo sua carreira e sua obra com a Legião Urbana. Lá pelas tantas, Renato comentou que a letra de "Faroeste Caboclo" foi escrita em duas tardes e gravada sem mudar uma única vírgula, o que para ele fez com que ficassem "muitas falhas" na letra.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em seguida, ele fala de outra canção que para ele funciona "muito melhor": "Eduardo e Mônica". "Essa faz bastante sentido. Mas também, foi baseada em pessoas que eu conhecia. Não tinha um Eduardo e não tinha uma Mônica, mas existiam várias meninas que eu juntei para fazer a Mônica e vários garotos que juntei para fazer o Eduardo. Achei interessante essa história de pegar um garoto novinho, todo caretinha, pegando aquelas loucas que ouviam Janis Joplin. Aquele foi um bom trabalho. É até usada como texto de escola como exemplo de narrativa. A entrada da música já define bem os personagens. Enquanto o Eduardo está reclamando que tem que acordar para ir para o colégio, a Mônica ainda está no bar tomando conhaque. Essa é das minhas músicas que mais gosto", disse Renato.
Júlio Ettore, jornalista e historiador do Rock Nacional, contou mais detalhes sobre a origem da canção, lançada pela Legião Urbana em seu álbum de 1986, o "Dois". De acordo com Júlio, o casal que inspirou a canção existiu de fato e se chama Leonice e Fernando.
"O Renato se inspirou num casal que existe até hoje para criar o casal Eduardo e Mônica, mas ele não fez dela a Mônica e nem dele o Eduardo. Ele queria um casal que fosse central e que as pessoas respeitassem o amor que eles tinham. Esse casal é a Leonice Coimbra e o Fernando Coimbra. O Renato conheceu eles numa festa. A Leonice tinha muita cultura e era muito madura"(...) "Então, ele parte desse casal para criar a música. O Fernando não tinha nada a ver com o Eduardo. A Mônica é uma alternativa. Ele também se inspira em outras meninas para construir a Mônica. Ele pega meninos imaturos que conhecia e constrói o Eduardo. A Mônica até tem um pouco da Leonice", conta o jornalista.
Outra música que Renato costumava apontar como uma de suas favoritas é "Giz", lançada no álbum de 1993, "O descobrimento do Brasil". "Essa é a música que eu mais gosto, é a letra que eu mais gosto, é a música que eu fico mais feliz de ter conseguido fazer", disse Renato ao anunciar a canção durante o lendário show da Legião Urbana no Metropolitan em 1994.
No livro do Leoni, Renato também menciona a música: "De repente você tem uma música como 'Giz', que pra mim é uma glória, uma joia preciosa perfeitinha. É tudo que eu queria fazer. Têm refrão, tem essa coisa diferente da Legião". E em outro vídeo, desta vez sobre "Giz", Ettore contou que a música surgiu a partir de uma canção antiga que não foi finalizada. "O disco inteiro ‘O Descobrimento do Brasil’ é para dialogar com as crianças. O Renato Russo explicou isso várias vezes. Ele fala do tijolo de construção é por isso. Ele usava esses tijolos quando voltava da escola e desenhava no chão com eles", explica Júlio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
64 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil agora em abril
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
A banda brasileira com músicos ótimos e músicas ruins, segundo Regis Tadeu
O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
Quando uma turnê do Metallica virou um fiasco, e eles partiram atrás do Lemmy
Andreas Kisser afirma que irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O disco que Paul Stanley nunca quis fazer; "Eu não tive escolha"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Roland Grapow: "Eu não me importo mais com fórmulas, só quero fazer Metal"
Os 30 melhores discos de heavy metal lançados nesta década, segundo a Louder
Fabio Lione dá resposta curta e "sincerona" a fã que questionou hiato do Angra


O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Capital Inicial convida Dado Villa-Lobos para homenagem a Renato Russo no Rock in Rio
Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Black Sabbath: O ataque com um queijo fedido ao pobre Bill Ward
Duff McKagan: Ele se arrepende de ter liberado a Duff Beer dos Simpsons


