RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O grande erro que tanto Karl Marx quanto Jesus Cristo cometeram, segundo Cazuza

Por que Paulinho Moska resolveu abandonar o Inimigos do Rei, segundo Luiz Nicolau

O cara fedendo a leite que criou banda lendária após Santana o demitir por ousadia

Bruce Dickinson detona influenciadores digitais: "Opiniões burras sem qualificação"

As bandas que fizeram Keanu Reeves se apaixonar pela música

O que John Lennon realmente pensava do Wings de Paul McCartney

Rob Halford lembra reação à notícia da morte de Ozzy Osbourne

A música dos Ramones que é uma declaração de amor simples, direta e muito tocante

A era das redes sociais matou o "mistério" que havia por trás do rockstar?

"One", a música sombria e épica que demonstra a genialidade do Metallica

Hyldon detalha briga de Raul Seixas com Tim Maia e desmente Nelson Motta

O desejo "secreto" de Dave Mustaine que não foi — e provavelmente não será — realizado

As 5 músicas favoritas de Ronnie James Dio, uma delas cantada por Ozzy Osbourne

O motivo que levou Ozzy Osbourne a querer bater em Frank Zappa

Quando Ozzy explicou por que Yngwie Malmsteen não chega aos pés de Randy Rhoads e Eddie Van Halen


Stamp

As duas músicas escritas por Renato Russo que ele mais gostava

Por
Postado em 25 de dezembro de 2023

No livro "Letra, Música e Outras Conversas", Leoni bateu um longo papo com mais de três horas de duração com Renato Russo, que falou sobre diversos assuntos, incluindo sua carreira e sua obra com a Legião Urbana. Lá pelas tantas, Renato comentou que a letra de "Faroeste Caboclo" foi escrita em duas tardes e gravada sem mudar uma única vírgula, o que para ele fez com que ficassem "muitas falhas" na letra.

Legião Urbana - Mais Novidades

Foto: Reprodução - Youtube "Há Tempos" - EMI
Foto: Reprodução - Youtube "Há Tempos" - EMI
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em seguida, ele fala de outra canção que para ele funciona "muito melhor": "Eduardo e Mônica". "Essa faz bastante sentido. Mas também, foi baseada em pessoas que eu conhecia. Não tinha um Eduardo e não tinha uma Mônica, mas existiam várias meninas que eu juntei para fazer a Mônica e vários garotos que juntei para fazer o Eduardo. Achei interessante essa história de pegar um garoto novinho, todo caretinha, pegando aquelas loucas que ouviam Janis Joplin. Aquele foi um bom trabalho. É até usada como texto de escola como exemplo de narrativa. A entrada da música já define bem os personagens. Enquanto o Eduardo está reclamando que tem que acordar para ir para o colégio, a Mônica ainda está no bar tomando conhaque. Essa é das minhas músicas que mais gosto", disse Renato.

Júlio Ettore, jornalista e historiador do Rock Nacional, contou mais detalhes sobre a origem da canção, lançada pela Legião Urbana em seu álbum de 1986, o "Dois". De acordo com Júlio, o casal que inspirou a canção existiu de fato e se chama Leonice e Fernando.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"O Renato se inspirou num casal que existe até hoje para criar o casal Eduardo e Mônica, mas ele não fez dela a Mônica e nem dele o Eduardo. Ele queria um casal que fosse central e que as pessoas respeitassem o amor que eles tinham. Esse casal é a Leonice Coimbra e o Fernando Coimbra. O Renato conheceu eles numa festa. A Leonice tinha muita cultura e era muito madura"(...) "Então, ele parte desse casal para criar a música. O Fernando não tinha nada a ver com o Eduardo. A Mônica é uma alternativa. Ele também se inspira em outras meninas para construir a Mônica. Ele pega meninos imaturos que conhecia e constrói o Eduardo. A Mônica até tem um pouco da Leonice", conta o jornalista.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Outra música que Renato costumava apontar como uma de suas favoritas é "Giz", lançada no álbum de 1993, "O descobrimento do Brasil". "Essa é a música que eu mais gosto, é a letra que eu mais gosto, é a música que eu fico mais feliz de ter conseguido fazer", disse Renato ao anunciar a canção durante o lendário show da Legião Urbana no Metropolitan em 1994.

No livro do Leoni, Renato também menciona a música: "De repente você tem uma música como 'Giz', que pra mim é uma glória, uma joia preciosa perfeitinha. É tudo que eu queria fazer. Têm refrão, tem essa coisa diferente da Legião". E em outro vídeo, desta vez sobre "Giz", Ettore contou que a música surgiu a partir de uma canção antiga que não foi finalizada. "O disco inteiro ‘O Descobrimento do Brasil’ é para dialogar com as crianças. O Renato Russo explicou isso várias vezes. Ele fala do tijolo de construção é por isso. Ele usava esses tijolos quando voltava da escola e desenhava no chão com eles", explica Júlio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


70000TonsOfMetal


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS