As duas músicas escritas por Renato Russo que ele mais gostava
Por Bruce William
Postado em 25 de dezembro de 2023
No livro "Letra, Música e Outras Conversas", Leoni bateu um longo papo com mais de três horas de duração com Renato Russo, que falou sobre diversos assuntos, incluindo sua carreira e sua obra com a Legião Urbana. Lá pelas tantas, Renato comentou que a letra de "Faroeste Caboclo" foi escrita em duas tardes e gravada sem mudar uma única vírgula, o que para ele fez com que ficassem "muitas falhas" na letra.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em seguida, ele fala de outra canção que para ele funciona "muito melhor": "Eduardo e Mônica". "Essa faz bastante sentido. Mas também, foi baseada em pessoas que eu conhecia. Não tinha um Eduardo e não tinha uma Mônica, mas existiam várias meninas que eu juntei para fazer a Mônica e vários garotos que juntei para fazer o Eduardo. Achei interessante essa história de pegar um garoto novinho, todo caretinha, pegando aquelas loucas que ouviam Janis Joplin. Aquele foi um bom trabalho. É até usada como texto de escola como exemplo de narrativa. A entrada da música já define bem os personagens. Enquanto o Eduardo está reclamando que tem que acordar para ir para o colégio, a Mônica ainda está no bar tomando conhaque. Essa é das minhas músicas que mais gosto", disse Renato.
Júlio Ettore, jornalista e historiador do Rock Nacional, contou mais detalhes sobre a origem da canção, lançada pela Legião Urbana em seu álbum de 1986, o "Dois". De acordo com Júlio, o casal que inspirou a canção existiu de fato e se chama Leonice e Fernando.
"O Renato se inspirou num casal que existe até hoje para criar o casal Eduardo e Mônica, mas ele não fez dela a Mônica e nem dele o Eduardo. Ele queria um casal que fosse central e que as pessoas respeitassem o amor que eles tinham. Esse casal é a Leonice Coimbra e o Fernando Coimbra. O Renato conheceu eles numa festa. A Leonice tinha muita cultura e era muito madura"(...) "Então, ele parte desse casal para criar a música. O Fernando não tinha nada a ver com o Eduardo. A Mônica é uma alternativa. Ele também se inspira em outras meninas para construir a Mônica. Ele pega meninos imaturos que conhecia e constrói o Eduardo. A Mônica até tem um pouco da Leonice", conta o jornalista.
Outra música que Renato costumava apontar como uma de suas favoritas é "Giz", lançada no álbum de 1993, "O descobrimento do Brasil". "Essa é a música que eu mais gosto, é a letra que eu mais gosto, é a música que eu fico mais feliz de ter conseguido fazer", disse Renato ao anunciar a canção durante o lendário show da Legião Urbana no Metropolitan em 1994.
No livro do Leoni, Renato também menciona a música: "De repente você tem uma música como 'Giz', que pra mim é uma glória, uma joia preciosa perfeitinha. É tudo que eu queria fazer. Têm refrão, tem essa coisa diferente da Legião". E em outro vídeo, desta vez sobre "Giz", Ettore contou que a música surgiu a partir de uma canção antiga que não foi finalizada. "O disco inteiro ‘O Descobrimento do Brasil’ é para dialogar com as crianças. O Renato Russo explicou isso várias vezes. Ele fala do tijolo de construção é por isso. Ele usava esses tijolos quando voltava da escola e desenhava no chão com eles", explica Júlio.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Eu não erro nunca", disse Mikkey Dee ao entrar no Scorpions
Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
A música do Deep Purple que cutucava os "guardiões da moral" dos anos 70
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
Tarja Turunen precisou deixar a Finlândia após demissão do Nightwish
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
A música do Metallica de 1984 que James Hetfield não quer ver nem pintada de dourado
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
O clássico do Slayer que é faixa de um álbum "terrível", segundo a Metal Hammer
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC


A semelhança da relação de Ozzy e Renato Russo com a Bíblia, segundo Mauro Henrique
7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Internauta pergunta se Legião Urbana é a melhor banda do Brasil e Rick Bonadio faz palestra
O que Dado Villa-Lobos não curtia no som da Legião Urbana: "Era chatinho; me incomodava"
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Por que é errado achar que Renato Russo era supergenial, segundo Dado Villa-Lobos
Paulo Ricardo explica por que não há registro em vídeo de seu dueto com Renato Russo
Mamonas Assassinas: músicos já sabiam que iam morrer?
Capas de álbuns: 30 das piores artes da história


