Baterista do Nightwish confirma pausa do grupo; "sem shows por 2 ou 3 anos"
Por Emanuel Seagal
Postado em 24 de janeiro de 2024
O baterista Kai Hahto está celebrando sua longa carreira com o projeto "Alone". O músico, desde os anos 90, tocou e gravou com as bandas Cartilage, Wings, Misantropia, Rotten Sound, Vomiturition, Enochian Crescent, Aggressor, Max on the Rox, Swallow the Sun, Wintersun, Trees of Eternity, Auri, e claro, o Nightwish. Neste novo projeto, ele se apresentará sozinho no dia 3 de fevereiro, em Helsinque, tocando músicas da sua longa discografia.
O Chaoszine visitou o músico, que completou 50 anos em dezembro, e conversou sobre o projeto e o que o futuro reserva para suas atuais bandas, o Nightwish e o Wintersun.
"É uma ideia boba que me ocorreu para celebrar esse lance de cinquenta anos em um contexto musical. É desafiador colocar essas bandas juntas, ter Swallow the Sun, Nightwish ou Wintersun no mesmo palco. Então tive essa ideia, ninguém fez um show solo, indo sozinho e tocando com backing tracks. É uma ideia muito boba, eu pensei a respeito, depois com sentimentos conflitantes a respeito, pensando o que acontecerá, mas preparamos um material nos últimos meses, juntamos umas backing tracks aqui e ali, e criamos um setlist", explicou o músico, que afirmou ter se arrependido algumas vezes da ideia.
Estando sozinho no palco significa não ter de lidar com opiniões de terceiros, então nesse show o baterista promete tocar algumas músicas que não foram apresentadas ao vivo anteriormente. "É meio sem sentido tocar 'Elan' do Nightwish, pois já foi tocada 400 vezes ao vivo, talvez não quatrocentas, bem, talvez cerca de trezentas vezes pelo menos, além de passagens de som e ensaios, e chegará provavelmente a quatrocentas, mas, sabe, Iron Maiden toca 'Iron Maiden' todas as noites, e isso pode ser meio complicado no local de ensaio, mas quando tocam para o público, sempre há gente nova, então sempre funciona para eles, mas eu provavelmente evitei um pouco essas opções", disse.
Kai planeja gravar as próximas apresentações, e se tudo correr bem, fazer outras apresentações solo ao longo do ano. "Seria legal, já que o próximo álbum do Nightwish sairá ainda este ano, talvez tocar ao vivo algumas músicas do disco, pois por enquanto parece que não haverá shows do Nightwish pelos próximos dois ou três anos", afirmou.
Em abril de 2023, o Nightwish anunciou uma pausa por tempo indeterminado, comprometendo-se a cumprir sua agenda de shows e lançar o novo disco em 2024. Segundo a banda as razões para esta decisão foram pessoais e não envolveram a gravidez da vocalista Floor Jansen.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps