O hit do Rush em que Neil Peart considerou ter "tocado como um baterista punk"
Por André Garcia
Postado em 19 de janeiro de 2024
Em 1977, o punk dominou a Inglaterra tendo como principal filosofia romper com todos os valores da geração anterior: a hippie. Musicalmente, sua principal característica foi a total ruptura com o rock progressivo — representado por bandas como Yes e Genesis.
O Rush, na época, estava no auge de sua fase progressiva. Ironicamente, em entrevista de 2014 para a CBC Music Neil Peart ao comentar a faixa "The Spirit of Radio" disse considerar tocar "como um baterista punk" nela.
"Estávamos trabalhando em uma fazenda no interior de Ontário ocidental e indo para casa nos fins de semana. Lembro-me de chegar em casa muito tarde e a CFNY Radio estava no ar [...] O slogan da CFNY na época 'O espírito do rádio'. A música em si, alterna entre estações de rádio: tem uma seção de reggae no final, o segundo verso é new wave… Toco como um baterista de punk nela, e isso foi tudo intencional."
Segundo o site setlisft.fm, "The Spirit of Radio" foi a quinta música mais tocada pelo Rush ao vivo (mais que "Tom Sawyer"!), com quase 1300 execuções.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps