"Fracasso de vendas" fez Mustaine decidir acabar com o Megadeth em 2002
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de janeiro de 2024
A icônica banda de Thrash Metal Megadeth, liderada pelo talentoso guitarrista/vocalista Dave Mustaine, está na ativa há pelo menos 40 anos. No entanto, o grupo ficou inativo por cerca de dois anos, de 2002 até 2004, por conta de problemas com o braço esquerdo e com a mão esquerda de seu líder.
"Durante a primeira semana de Janeiro deste ano, no Texas, enquanto aproveitava um intervalo de trabalho do Megadeth, sofri uma lesão que gerou graves problemas nos nervos de minha mão e braço esquerdo. O diagnóstico foi de Neuropatia Radial - um nervo do antebraço estava pressionado. Os médicos me informaram que será necessário no mínimo um ano para a recuperação mais completa possível, e mesmo assim não saberiam quão completa seria esta recuperação. Estou sendo assistido por uma ótima equipe médica e de fisioterapeutas diariamente, e se for a vontade de Deus, espero voltar a tocar guitarra.
No meio tempo, enquanto tratava de recobrar o uso de meu braço, aproveitei a oportunidade para avaliar minha carreira e meu futuro. Decidi deixar o Megadeth e explorar outras áreas da música onde eu possa dar minha contribuição sem ter que tocar meu instrumento", diz o comunicado publicado no site oficial do Megadeth em 3 de abril 2002 e republicado pelo Whiplash.Net no mesmo dia.
Mustaine falou sobre o fim do Megadeth em 2004, durante entrevista concedida à Classic Rock. O músico contou como as baixas vendas do álbum "The World Needs A Hero" o ajudaram a encerrar as atividades do quarteto.
"‘The World Needs A Hero’ pertencia à Capitol Records, que não queria lançá-lo. Nós também não queríamos estar na Capitol Records, então pedimos para sair da gravadora. Eles disseram que poderíamos sair e levar nosso novo disco conosco, se lhes déssemos um disco de grandes sucessos [o que eles fizeram com ‘Capitol Punishment’, de 2000], mas que teríamos de esperar nove meses para lançá-lo. No entanto, algum idiota da Capitol permitiu que as pessoas tivessem cópias de ‘...Hero’. Ele estava em todo o eBay e acabou no Napster. Mesmo assim, vendeu 200.000 cópias, o que foi respeitável, mas não estava à altura dos padrões do Megadeth.
Naquela época, eu já havia terminado com o Megadeth. Eu disse aos caras que tínhamos que começar a fazer discos de Heavy Metal novamente, e provavelmente foi por isso que Marty [Friedman, guitarrista] saiu. Eu disse que se o ‘The World Needs A Hero’ não fosse mais vendido que o ‘Risk’, eu sairia. Isso não aconteceu, eu fiquei sentado e vi tudo desmoronar", relatou o membro fundador do Megadeth, que dois anos após acabar com o grupo, voltou atrás em sua decisão.
"The World Needs A Hero" é o nono disco de estúdio do Megadeth e foi lançado em maio de 2001. O álbum foi gravado por Dave Mustaine (guitarra/vocal), Al Pitrelli (guitarra), David Ellefson (baixo) e Jimmy DeGrasso (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps