A falsidade do Heavy Metal que irrita Robert Plant, por isso ele detesta o gênero
Por Bruce William
Postado em 04 de janeiro de 2024
É consenso em qualquer relato sobre a história do Heavy Metal que as três grandes bandas pioneiras que lapidaram o gênero foram Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, tanto que há quem afirme que TUDO o que veio depois tem ao menos algum elemento de uma destas três bandas, a grosso modo o lado hard/folk/blues do Led, o lado prog/virtuoso/viajante do Purple e todas as vertentes mais pesadas/obscuras/soturnas do Sabbath.
Quando o Led Zeppelin surgiu, a partir das cinzas dos Yardbirds, o som flower power estava começando a ficar datado, e uma nova era de bandas com sonoridades mais intensas e poderosas estava sendo estabelecida por grupos como Cream, Jimi Hendrix Experience, Blue Cheer e outros. Com isto, o grupo investiu em um som mais violento de guitarra, com uma bateria pesada, mas sem abandonar as raízes no blues e no folk.
A concorrência era alta, e a banda se viu obrigada a fazer uma aposta ainda maior: "Eu compreendi o que era o Led Zeppelin no final da nossa primeira turnê pelos EUA", disse o vocalista Robert Plant, em fala resgatada pela Far Out, onde ele comenta a turnê entre dezembro de 1968 e fevereiro de 1969 que tinha como bandas o Zeppelin, o Iron Butterfly, o Vanilla Fudge e Country Joe & The Fish. "Começamos como desconhecidos em Denver, e quando chegamos a Nova York já éramos a segunda banda a tocar, antes do Iron Butterfly, e eles não quiseram subir ao palco", contou o vocalista. Em seguida, o Led passou a ser o headliner da turnê, pois tocava com uma ferocidade que impressionou também o Vanilla Fudge, com a banda afirmando que o Zep era a única banda que poderia igualá-los.
Mas a associação ao Heavy Metal nunca foi algo que agradou muito à banda, especialmente Robert Plant, que sempre renegou o rótulo, e houve até ocasiões em que ele foi mais incisivo sobre o tema. "Se de alguma forma eu sou responsável por isso, eu me sinto realmente muito embaraçado", disse durante uma entrevista, apontando para um pôster do Judas Priest onde a banda aparecia com seus trajes habituais de palco.
Depois Plant ainda diria: "Hard Rock, Heavy Metal nos dias de hoje é apenas uma maneira de se dizer 'Venha e me compre. Estou de braços dados com o Diabo - mas somente nesta foto, pois depois disso serei muito legal, e um dia vou crescer e empresariar um grupo pop". E, ao que parece, Page também tem algum ponto de concordância com seu velho parceiro de banda, pois ao ser chamado para participar do "That Metal Show" apresentado por Eddie Trunk, o guitarrista não aceitou: "Jimmy Page disse que não apareceria no 'That Metal Show' por causa do nome. Ele se recusa a fazer qualquer coisa com a palavra 'Metal'", contou o radialista. "Perguntei qual era o problema e Page disse: 'Não quero ser associado ao Metal'. O que é engraçado pois a maioria das pessoas pensa no Zeppelin como uma das bandas que deram origem ao gênero. Mas ele não quer nada com o termo 'Heavy Metal'".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps