A banda que era a maior de seu estilo no Brasil e sofreu por comparação com Legião Urbana
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de fevereiro de 2024
A banda Catedral é considerada a maior dentro do estilo do rock cristão, mas sofreu muito por comparações com a Legião Urbana. O curioso é que o próprio Renato Russo afirmou que gostava do grupo. Em vídeo no seu canal no YouTube, Julio Ettore conta melhor essa história.
"1987. Três irmãos chamam dois amigos pra montar uma banda. O quinteto era unido pelo rock e pela fé presbiteriana. Mas, de cara, eles rejeitavam o status quo da música gospel. Achavam que as letras precisavam ir além de simples louvores - embora eles fossem importantes. A Catedral já nasceu maldita, acusada de "heresia".
No ano seguinte veio o primeiro LP e uma sequência de muita produtividade. E mais uma questão os incomodava: a voz de Joaquim (Kim) lembrava a de Renato Russo. Algumas músicas lembravam a Legião Urbana. As comparações já rolavam no meio gospel. Mas eles eram a maior banda de rock cristão do Brasil e não precisavam provar nada pra ninguém. Assim, fizeram a travessia do céu ao inferno: saíram doespectro gospel e partiram ao popular, no fim dos anos 90.
Mais pedradas. No gospel, eram traidores. No popular, eram copiadores. A coisa tinha ficado mais intensa após o falecimento de Renato Russo, em 1996. Fãs da Legião iam atrás da Catedral procurando substitutos... No começo dos anos 2000, experimentaram o auge da fama no público secular e da animosidade com Bonfá e Dado. O guitarrista Cézar faleceu em 2003. Bola pra frente: a banda segue produzindo até hoje, apesar de um hiato entre 2015 e 2018.
Até hoje rolam discussões sobre semelhanças entre letras e arranjos de Catedral e Legião. Até descobrirmos, há alguns meses, que Renato Russo ouviu a banda. Percebeu a semelhança, mas gostou".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps