Como seria a bandeira do Brasil com as modificações propostas por Cazuza
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de fevereiro de 2024
A bandeira do Brasil com suas tradicionais cores verde, amarelo, azul e branca é um dos símbolos mais emblemáticos do país. Sua composição apresenta cores e elementos que carregam significados profundos.
No centro, a faixa branca com a inscrição "Ordem e Progresso" reflete os ideais da corrente filosófica do positivismo. Ela foi adotada oficialmente em 1889, após a proclamação da República.
Em entrevista para Jô Soares, Cazuza comentou que não curte muito o dizer e explicou como deveria ser a bandeira em sua visão.
"A bandeira do Brasil é o símbolo das famílias Orleans e Bragança, né? E não dá para mudar a essa altura da vida. Acho ‘Ordem e Progresso’ meio... Bom, gosto mais de liberdade. ‘Progresso’ é legal, mas ‘Ordem’? Sei lá. Não precisava ter frase nenhuma. A bandeira podia ser verde, amarelo e a bola com as estrelinhas.
Não gosto dessa frase. Vamos fazer um movimento para tirar esse dizer da bandeira! Eu cantei no Rock in Rio e uma coisa muito bonita é que todos na plateia estavam com bandeiras. Entrei enrolado em uma e cantei ‘Pro Dia Nascer Feliz’ para todos. Voltei a sentir esperança agora com o PT. Eu estava meio achando que o Brasil não tinha jeito. Que não teria reforma agrária", disse.
Na mesma ocasião, o saudoso cantor e compositor refletiu sobre a ocasião em que cuspiu na bandeira do Brasil durante um show.
"Esse lance de ter cuspido na bandeira do Brasil é porque sou muito passional. Sou ariano. Então, não penso muito. É um signo meio burro. Ele já bate na porta e entra. Tinha um cara na plateia com uma cara meio careta. Vi ele jogando a bandeira, mas era uma de ufanismo, quando na verdade eu estava ali criticando. Não só o povo brasileiro. Eu cuspi então. Não sabia o que ia acontecer, se eu ia ser preso. Na hora, não pensei em nada. Joguei para o baixista e ele ficou com ela pendurada tocando. Foi bonito. Uma coisa impensada. Recebi milhões de cartas de fãs dizendo que também querer cuspir na bandeira. Muitos amigos meus ficaram P da vida comigo e acharam idiota. Consegui uma polêmica [risos]".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps