Sonic Youth oficializa a coletânea "Walls Have Ears" depois de 38 anos
Por Fernando Claure
Postado em 10 de fevereiro de 2024
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Nesta última quinta-feira (08), o Sonic Youth realizou uma listening party na plataforma Bandcamp que serviu como uma pré-estreia da nova coletânea, "Walls Have Ears". Estiveram presentes no evento virtual os membros Thurston Moore, Lee Ranaldo e Steve Shelley.
Em 1986, o fundador do selo Blast First, Paul Smith, reuniu gravações de shows do Sonic Youth, uma das bandas sob sua administração na época, e lançou como um bootleg semi-oficial chamado "Walls Have Ears". Como divulgado inicialmente na página da banda no Instagram em dezembro de 2023, o Sonic Youth oficializou a coletânea em fevereiro deste ano de 2024.
O grupo de alt rock que entrou na cena underground nos anos 1980 realizou uma listening party na última quinta-feira (08) um evento ao vivo no qual fãs puderam ouvir pela primeira vez a versão oficial e remasterizada da compilação na plataforma Bandcamp. Estiveram presentes no chat os membros Thurston Moore (guitarrista e vocal principal), Lee Ranaldo (guitarrista) e Steve Shelley (baterista), apesar de que Shelley interagiu pouco com a audiência.
A compilação começa com um discurso de Claude Bessey, conhecido como Kickboy Face, uma figura importante para o começo da cena punk de Los Angeles, e segue com o roteiro do "Walls Have Ears" original: gravações ao vivo de material lançado entre o primeiro EP da banda, intitulado Sonic Youth, de 1982, até o terceiro álbum, "Evol", de 1983.
Enquanto a música não parava, o membro que mais interagiu com os fãs no chat, Thurston Moore, citou algumas curiosidades sobre a banda e a coletânea em si, opiniões pessoais e falou sobre outros assuntos. Moore contou que a origem da capa do álbum foi inspirada nos Misfits e que o seu LP favorito a ser trabalhado foi "Confusion Is Sex", de 1983.
O guitarrista também revelou que Black Flag e Minutemen são seus grupos favoritos e lembrou da participação do Sonic Youth em um episódio de Os Simpsons. De acordo com Thurston, os encarregados não queriam que eles tivessem diálogo no episódio "Homerpalooza", o que fez com que eles respondessem que não teriam interesse em participar do episódio. Mas, eles acabaram participando depois de terem quatro linhas de diálogo escritas para a banda.
Enquanto Thurston respondia várias pessoas, Lee Ranaldo, do mesmo jeito sorrateiro que aparecia e conversava, ia embora e ninguém percebia. Porém não conseguiu superar Shelley, que não interagiu com a audiência em nenhum momento.
O Sonic Youth se dissolveu em 2011, após o casal Thurston Moore e Kim Gordon, baixista da banda, terem se separado quando foi descoberto que Thurston teve um caso extraconjugal com Eva Prinz, uma editora de livros. Atualmente, Thurston vive com Eva, com quem se casou no final de 2020, e Kim vive com a filha do casamento com Moore, Coco Gordon Moore. No último dia 16 de janeiro, Kim lançou uma faixa de trap no selo Matador Records.
O disco, disponível como CD, vinil e fita cassete nas versões físicas e digital pela Bandcamp, é o mais recente da onda de lançamento de projetos ao vivo que o Sonic Youth começou a publicar desde 2021 sendo "Live In Austin 1995" o primeiro. Na cotação do dólar de 08/02/2024, o álbum sai em torno de R$74,97 no Bandcamp. Confira a página da banda na plataforma no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps