Tony Iommi, do Black Sabbath, revela as músicas definitivas das eras Ozzy e Dio
Por Mateus Ribeiro
Postado em 19 de março de 2024
A lendária banda britânica de Heavy Metal Black Sabbath contou com vários vocalistas ao longo de sua brilhante (e movimentada) história. Os dois mais célebres desses cantores são Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio, que gravaram algumas das melhores músicas do Sabbath, como "Paranoid", "Iron Man", "Children Of The Grave", "Heaven And Hell", "Neon Knights" e "TV Crimes".
Black Sabbath - Mais Novidades
O guitarrista Tony Iommi, fundador do Black Sabbath, concedeu entrevista ao site Songfacts em março de 2021 e foi convidado a citar as músicas definitivas das eras Ozzy e Dio.
"Sempre me identifico com ‘Black Sabbath’. E ‘Iron Man’. Muitas pessoas dizem ‘Paranoid’, mas essa música foi escrita para preencher o álbum - nunca foi planejada para ser outra coisa. Mas se tornou um single porque era uma música curta e, por ter se tornado o que se tornou, a maioria das pessoas nos conhecia por causa de ‘Paranoid’ naquela época", disse Iommi, se referindo às canções definitivas registradas por Ozzy.
Quanto ao tema definitivo do Sabbath gravado por Dio, Iommi escolheu a faixa que dá nome ao primeiro disco que o finado vocalista gravou com o grupo.
"Acho que ‘Heaven And Hell’, porque estava em nosso primeiro álbum, e essa faixa resistiu ao teste do tempo. Até mesmo Ronnie, quando saiu em sua carreira solo, sempre tocava ‘Heaven And Hell’. Ela se tornou uma música muito popular", relatou o maior criador de riffs de todos os tempos.
Ozzy Osbourne é o vocalista original do Black Sabbath e gravou nove discos de estúdio com o grupo (os oito primeiros e "13"). Ronnie James Dio, escolhido como substituto de Ozzy, teve duas passagens pelo Sabbath e gravou os álbuns "Heaven And Hell", "Mob Rules" e "Dehumanizer".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
Brent Hinds - O ícone do heavy metal que não gostava do estilo - nem de conceder entrevistas
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Danilo Gentili detona Chaves Metaleiro e o acusa de não devolver o dinheiro
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
"Detecção precoce salva vidas"; Wendy relembra o diagnóstico de Dio e a luta contra o câncer
As dez músicas dos Beatles que eram preferidas de Ozzy Osbourne
Músicos originais do Black Sabbath passariam o Natal juntos, revela Geezer Butler
O álbum que metade do Black Sabbath concordava ser o pior da banda
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
O desabafo dos Osbourne contra Roger Waters; "Merda faz flores crescerem"
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
A maior lenda do rock de todos os tempos, segundo Geezer Butler do Black Sabbath
Tony Iommi redescobriu banda dos anos 70; "não gostava muito naquela época"
Black Sabbath: avó de Iommi era brasileira e pais eram católicos


