Você sabia que a capa de "Sgt. Pepper's" não é o trabalho favorito de seu capista?
Por André Garcia
Postado em 17 de março de 2024
O designer Peter Blake entrou para a história da cultura pop em 1967 ao fazer para os Beatles a icônica capa de "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band". Na ativa até hoje, aos 91 anos e em uma cadeira de rodas, recentemente ele fez a capa do novo single do Mark Knopfler.
Ele próprio assume que ficou famoso por "Sgt. Pepper's", mas, conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, ao The Guardian ele confessou que aquela não é sua favorita entre as 20 capas que já produziu.
"Eu sempre digo que [ficar tão conhecido por um trabalho] foi uma bênção e uma maldição. Naquele momento, eu já estava bem estabelecido. Aquilo não transformou minha vida. Já fiz cerca de 20 capas de álbuns e, em minha mente, essa é apenas uma delas. A mais querida para mim é 'Gettin' in Over My Head', para Brian Wilson, dos Beach Boys."
"Pepper's" tornou o nome de Blake muito relacionado à contracultura e à psicodelia sessentista da Swinging London, mas ele deixou claro que não tinha nada a ver com aquilo:
"Não vou dizer 'Ah, a Swinging [London] nos anos 60 foi fantástica, foi a melhor década para mim'. Não foi. Eu não era parte da cena. Nunca usei drogas. Para mim, a década de 1950 foi o serviço militar e o Royal College, depois vieram os primeiros quadros, que se tornaram arte pop. A seguir, na década de 1970, morei em Somerset e meus quadros se tornaram idílicos. Voltei para Londres na década de 1980. Cada década tem seu próprio caráter. Não sinto saudades de qualquer período."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps