Fãs debatem se o System Of A Down é ou não uma banda de Heavy Metal
Por Bruce William
Postado em 24 de junho de 2024
Se de um lado as definições dos gêneros nos ajudam muito na hora de descrever o som de uma banda, do outro ela causa muitas confusões pois permite interpretações bastante divergentes entre si. E muitas vezes se torna complicado duas partes entrarem em acordo, principalmente se vierem de lugares com aspectos culturais diferentes. O exemplo mais famoso é o dos Estados Unidos, que considera bandas como Kiss, Guns N' Roses e Motley Crue como sendo de Heavy Metal.
System Of a Down - Mais Novidades
E um curioso caso envolvendo debate entre fãs aconteceu com o System Of A Down, conforme apontou a Loudwire baseada em um post feito no Reddit, onde um fã da banda se pergunta como alguém pode dizer que o SOAD não é Metal, argumentando que se sente confuso quanto a isso e que gostaria de entender o ponto de vista de quem pensa diferente.
Com isto, surgiram argumentos tanto de um lado quanto do outro: a favor do SOAD como Metal houve quem dissesse: "Os guardiões do gênero pensam que se uma banda não é obscura e não se chama 'carcaça de rato infestada de merda', então não é metal de verdade". Ou ainda: "Algumas pessoas (correção: babacas) acham que se você não escuta uma banda que não é thrash ou death, então você não merece dizer que é um metaleiro".
Em relação ao SOAD ser associado com o Nu-Metal ser usado como argumento para que a banda não seja considerada de Heavy Metal, alguém disse: "Eles foram categorizados como nu-metal em primeiro lugar porque não se encaixavam em outra categoria, embora haja muito poucas semelhanças entre System e Korn, Limp Bizkit, Linkin Park e qualquer outra banda com um erro ortográfico no nome", enquanto outro ponderou: "O nu-metal se afasta de muitos dos clichês do metal, mas foi classificado como metal de qualquer maneira, porque muitos dos metaleiros não elitistas gostaram, apesar de suas diferenças (isso e por ser contra-cultural), então ficou enraizado na cultura do metal". Mas em seguida ele mesmo rebate sua lógica: "Bandas de nu-metal não têm a estética clássica do metal, raramente têm solos, suas músicas são frequentemente bem curtas e fazem uso de sampling e outros instrumentos 'não metálicos', e o estilo vocal é, sem dúvida, mais próximo de um estilo punk do que um estilo metal para a maioria das bandas. Estes são os argumentos que mais ouvi".
Já outros tentaram encaixar o SOAD em outros gêneros: "Eles têm algumas coisas muito pesadas, mas eu os considero uma banda de Hard Rock muito estranha que adora dizer 'Foda-se' para o mundo e adora usar drogas", ou de forma simplese direta: "A atitude geral parece mais punk para mim". Mas, claro, houve quem elaborasse uma linha de raciocínio mais longa: "Como alguém que ouve Metal Extremo, eles genuinamente parecem mais uma banda de Rock. Eles têm mais em comum com Queens of the Stone Age do que com outros tipos de Metal que eu escuto, como Black Metal. Eles têm muitas baladas e músicas suaves. Eu AMO essa banda e não é uma desqualificação contra eles quando digo que definitivamente não é absurdo dizer que são Hard Rock em vez de Metal, na minha opinião. Só porque às vezes há vocais agressivos e guitarras afinadas mais graves não significa necessariamente que é Metal".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps