Nuno Bettencourt recusou vaga para a banda de Ozzy Osbourne (e se arrependeu)
Por Mateus Ribeiro
Postado em 04 de junho de 2024
O músico Nuno Bettencourt é um guitarrista mundialmente reconhecido, que faz parte da banda Extreme. Ao longo de sua carreira, iniciada há mais de três décadas, Nuno gravou músicas que fizeram muito sucesso, como "Get The Funk Out" e "More Than Words". No entanto, antes de ser uma estrela do Rock, Nuno era apenas mais um rapaz cheio de sonhos e ambições.
Extreme - Mais Novidades
No início dos anos 1980, quando Nuno era um adolescente, ele viu um anúncio na revista Circus Magazine e ficou empolgado. O anúncio dizia que Ozzy Osbourne estava procurando um guitarrista para substituir Randy Rhoads, falecido em março de 1982.
"A Circus Magazine publicou um anúncio; acho que saiu quando Randy faleceu, infelizmente, e todos nós ficamos arrasados. E acho que, naquele momento, eles estavam procurando um guitarrista. Havia um pequeno recorte, quase como um anúncio: 'Envie sua fita aqui, Ozzy está procurando um guitarrista’", relatou Nuno, durante entrevista concedida a Rick Beato (via Metal Injection).
Pois bem, assim que viu o anúncio, Nuno tratou de pegar um amplificador emprestado e tentar a sorte.
"E eu pensei: 'Essa é minha vaga! Eu posso fazer isso!’. Eu estava em uma casa em Hudson, Massachusetts, e o anúncio dizia, sei lá, ‘Envie Crazy Train em fita cassete para este endereço'. E eu estava disposto, cara. Liguei para meu amigo dizendo: ‘Posso pegar seu Marshall emprestado?’, e o coloquei no meu quarto (...). Também peguei emprestado um harmonizador que eu nem sabia como usar, e pensei: ‘É isso aí!.
Toquei a música, provavelmente de forma horrível (...). Não contei a ninguém. Peguei o solo, escrevi o endereço, lambi o selo, levei a fita para o correio e pensei: ‘Ok, agora eu espero. Mas vou conseguir essa vaga’", relembrou o esperançoso Nuno, que caiu do cavalo quando Brad Gillis foi anunciado como o guitarrista da banda de Ozzy.
"As semanas se passaram e eu estava ficando muito chateado. Então, li que Brad Gillis estava substituindo Randy, e pensei: 'Ah, cara, é melhor que eles não o mantenham, porque essa é minha vaga’. Eu acreditava que ia fazer isso. Estava esperando, e meses se passaram. E então, ouvi dizer que tinham contratado Jake E. Lee. Talvez eu tenha derramado uma lágrima porque achei que aquela era a minha vaga", acrescentou Bettencourt.
Pois bem, o tempo passou, Nuno Bettencourt fez muito sucesso com o Extreme, então, em 1993, chegou o momento tão aguardado pelo talentoso guitarrista. Rod MacSween, agente do Extreme, apresentou uma proposta irrecusável para Nuno.
"Nunca vou esquecer isso. Ele estava de frente para mim e disse: 'Nuno, Sharon Osbourne me ligou. Ozzy quer que você seja o guitarrista dele. O que você acha?' E tudo que eu pude dizer foi: ‘Eles ouviram a fita?’, e ele perguntou: ‘Do que você está falando?’. Eu estava literalmente pensando na fita que enviei quando tinha 12 anos. Esse é o tamanho do trauma que tive", relatou Nuno, que surpreendentemente, recusou a vaga tão desejada.
"Finalmente deu certo, eu recusei, porque eu estava em uma banda e estava fazendo meu trabalho. E essa foi a coisa mais estúpida que já fiz. Por quê? Porque deixei o Extreme cerca de duas semanas depois. Eu pensei: 'Eu sou um idiota’.
Eu poderia ter saído em turnê com o Ozzy e estar no próximo álbum. Porque tocar com o Ozzy foi quase um rito de passagem, como se você fosse o escolhido. Se o Ozzy te escolheu, você era alguém. Mas, eu estava tentando esculpir meu próprio caminho e ser eu mesmo, não sei o que estava pensando", concluiu o arrependido músico, que seguiu firme e forte em seu caminho musical, sem ter realizado o sonho de tocar na banda do Madman.
O trabalho mais recente do Extreme é "Six", lançado em junho de 2023.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
De 40 mil para 9 mil lugares: Sepultura poderia ter evitado choque de realidade?
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
Angra celebra a força dos palcos em novo videoclipe de "Lisbon"
A banda amaldiçoada por ter feito um dos maiores hits da história, segundo Regis Tadeu
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
A banda gigante que, para Ozzy Osbourne, deveria ter sido ainda maior
As faixas que colocam "Fear of the Dark" entre os piores discos do Iron Maiden
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Extreme lança "Six", seu primeiro disco de estúdio em 15 anos
5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
Nuno Bettencourt (Extreme) exalta importância de Yngwie Malmsteen em sua carreira


