A declaração desastrosa de George Bush que "rendeu" clássico dos anos 1990
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de julho de 2024
A Guerra do Golfo foi travada no início dos anos 1990, e colocou frente a frente o Iraque (país governado pelo ditador Saddam Hussein) e uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos da América. O confronto, que teve início quando tropas iraquianas invadiram o Kuwait, se arrastou de agosto de 1990 até fevereiro de 1991 e causou a morte de milhares de pessoas.
Para ler mais informações sobre a Guerra do Golfo, escritas por quem entende a respeito do assunto, você pode acessar o site Brasil Escola.
Pois bem, mas o que a Guerra do Golfo tem a ver com Rock e Heavy Metal? Acredite ou não, um grande clássico dos anos 1990 é uma espécie de "resposta" à uma declaração de George Bush, que presidiu os Estados Unidos da América na época do confronto sangrento. E esse clássico é "American Jesus", da banda californiana de Punk Rock Bad Religion.
Música mais popular do Bad Religion, "American Jesus" é uma das faixas de "Recipe For Hate", sétimo disco de estúdio do grupo, lançado em junho de 1993. De acordo com nota publicada no site Songfacts, a letra da canção satiriza o pensamento geral americano de que os Estados Unidos da América são a nação mais poderosa do mundo porque são "Uma nação sob Deus" ["One nation under God", último verso da música].

Em julho de 1993, Greg Graffin (vocalista do Bad Religion) concedeu entrevista à revista Kerrang e falou sobre a origem de sua obra mais popular.
"Nossa música 'American Jesus' é sobre a suposição de que Jesus trata os Estados Unidos de forma diferente de outros países. Durante a Guerra do Golfo, George Bush disse: 'Nós venceremos, porque Deus está do nosso lado!’. Que declaração incrível!", afirmou o frontman, que na mesma entrevista, expôs seu ponto de vista a respeito das religiões.
"Ateu é uma palavra muito forte para o que eu sou. Não sou completamente inflexível quanto à inexistência de Deus, mas não sou agnóstico. Se eu pudesse escolher, eu diria que Deus não existe.
Você é criado ouvindo que Deus nunca deixa nada de ruim acontecer, mas há tanto sofrimento no mundo... simplesmente não faz sentido! Não somos contra as pessoas irem à igreja no domingo! A religião engloba muitas coisas, como o fato de as pessoas acharem que os Estados Unidos são os melhores, ou que os brancos devem dominar o mundo."
"American Jesus" foi reproduzida 60 milhões de vezes no Spotify e é a música que o Bad Religion mais tocou em seus shows. Segundo dados publicados no site Setlist.FM, o "Jesus Americano" deu as caras em 1275 apresentações do Bad Religion.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
A surpreendente balada que era a música favorita de todos os tempos de Ozzy Osbourne
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O riff do Guns N' Roses que Slash acha bem melhor do que o de "Sweet Child O' Mine"
A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet
Três Álbuns Seminais Lançados em 1975, nos EUA
Os 10 melhores álbuns do groove metal, segundo o RYM, incluindo um brasileiro
O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
10 guitarristas impossíveis de serem copiados, conforme o Metal Injection
Ozzy Osbourne não ouvia tanto rock pesado quanto as pessoas imaginam, revelam filhos
Rock in Rio 2026: vendas do Rock in Rio Card começam em dezembro
Glenn Hughes diz adeus ao Brasil em vídeo - "Sentirei saudades!"
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
Estadão critica banda de rock "repetitiva e entediante" que tocou no The Town
The Town 2025: Dia do Rock trouxe clássicos da música e ativismo político


