A declaração desastrosa de George Bush que "rendeu" clássico dos anos 1990
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de julho de 2024
A Guerra do Golfo foi travada no início dos anos 1990, e colocou frente a frente o Iraque (país governado pelo ditador Saddam Hussein) e uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos da América. O confronto, que teve início quando tropas iraquianas invadiram o Kuwait, se arrastou de agosto de 1990 até fevereiro de 1991 e causou a morte de milhares de pessoas.
Para ler mais informações sobre a Guerra do Golfo, escritas por quem entende a respeito do assunto, você pode acessar o site Brasil Escola.
Pois bem, mas o que a Guerra do Golfo tem a ver com Rock e Heavy Metal? Acredite ou não, um grande clássico dos anos 1990 é uma espécie de "resposta" à uma declaração de George Bush, que presidiu os Estados Unidos da América na época do confronto sangrento. E esse clássico é "American Jesus", da banda californiana de Punk Rock Bad Religion.
Música mais popular do Bad Religion, "American Jesus" é uma das faixas de "Recipe For Hate", sétimo disco de estúdio do grupo, lançado em junho de 1993. De acordo com nota publicada no site Songfacts, a letra da canção satiriza o pensamento geral americano de que os Estados Unidos da América são a nação mais poderosa do mundo porque são "Uma nação sob Deus" ["One nation under God", último verso da música].

Em julho de 1993, Greg Graffin (vocalista do Bad Religion) concedeu entrevista à revista Kerrang e falou sobre a origem de sua obra mais popular.
"Nossa música 'American Jesus' é sobre a suposição de que Jesus trata os Estados Unidos de forma diferente de outros países. Durante a Guerra do Golfo, George Bush disse: 'Nós venceremos, porque Deus está do nosso lado!’. Que declaração incrível!", afirmou o frontman, que na mesma entrevista, expôs seu ponto de vista a respeito das religiões.
"Ateu é uma palavra muito forte para o que eu sou. Não sou completamente inflexível quanto à inexistência de Deus, mas não sou agnóstico. Se eu pudesse escolher, eu diria que Deus não existe.
Você é criado ouvindo que Deus nunca deixa nada de ruim acontecer, mas há tanto sofrimento no mundo... simplesmente não faz sentido! Não somos contra as pessoas irem à igreja no domingo! A religião engloba muitas coisas, como o fato de as pessoas acharem que os Estados Unidos são os melhores, ou que os brancos devem dominar o mundo."
"American Jesus" foi reproduzida 60 milhões de vezes no Spotify e é a música que o Bad Religion mais tocou em seus shows. Segundo dados publicados no site Setlist.FM, o "Jesus Americano" deu as caras em 1275 apresentações do Bad Religion.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O cantor que Bono disse que ninguém conseguiria igualar; "ninguém podia ser como ele"
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
Morre Bob "Bobby" Weir, cofundador do Grateful Dead, aos 78 anos
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
O dia em que um futuro guitarrista do Whitesnake testou para o Kiss, mas não foi aprovado

A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia


