O dia que Tony Iommi foi salvo da morte por três anjos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2024
O icônico músico inglês Tony Iommi, guitarrista e membro fundador da banda de Heavy Metal Black Sabbath, quase passou dessa para a melhor antes de iniciar sua carreira artística. Quando era jovem, Tony sofreu um acidente automobilístico que poderia ter tirado a sua vida. Conforme relato concedido por Iommi à Classic Rock em 2019, ele foi salvo da morte por três anjos.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Três deles salvaram minha vida quando eu estava no final da adolescência. Eu tinha acabado de passar no exame de direção e estava em meu carro esportivo dirigindo em uma rodovia de pista dupla. Eu ultrapassei outro carro quando dois pneus estouraram", relembrou o lendário guitarrista, que quase tombou na valeta por conta de sua manobra ousada.
"Saí da estrada, o carro capotou e bateu em uma árvore. Desmaiei e, quando acordei, senti cheiro de gasolina, mas consegui sair [do carro]. Ao fazer isso, vi aqueles anjos. Até hoje, eu realmente acredito que eles estavam lá; eu não estava chapado. Dizem que eles me salvaram com um propósito, porque eu acabei inventando o heavy metal. E quer saber? Eu gosto muito dessa ideia", acrescentou Iommi, que sobreviveu ao acidente e criou toneladas de riffs.
Em seu livro "Iron Man", lançado em 2011, Iommi fala do acidente em questão com mais detalhes. "Pelo que me lembro, tudo aconteceu em câmera lenta. Parece loucura, mas vi três figuras descendo, uma à esquerda e duas à direita, como anjos. E pensei: 'é isso' (...). Estava de cabeça para baixo, mas consegui sair porque caí na terra fofa... Tive uma concussão e não sabia o que estava acontecendo", conta Iommi em sua coletânea de memórias. O guitarrista ainda tomou um esporro de sua mãe.
"Seu desgraçado, que fantasia fazer isso. Você nunca deveria ter comprado aquele carro! Que inferno!", teria dito a preocupada mãe do maior criador de riffs de todos os tempos.
Felizmente, os "anjos" ajudaram Iommi a criar o estilo que faz nossa alegria até os dias atuais, como o guitarrista conta em seu livro. "Ver aquelas três figuras foi tão vívido. Isso me fez pensar: ‘Cristo, eu fui salvo aqui’. E salvo com um propósito: fazer alguma coisa. Alguém uma vez sugeriu que era para inventar o heavy metal. Que grande propósito. Os anjos devem ter dito uns aos outros: 'Ops, deu errado!'".
Por fim, Tony Iommi criou o Black Sabbath e se tornou um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos. Talvez, graças aos anjos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
A música do Exodus que tem uma homenagem a Eddie Van Halen
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
Os 5 melhores discos do Metallica, segundo o Classic Rock History
Metallica volta a tocar música que estava fora dos seus shows desde 2008
"Não consigo mais fazer isso"; a cruel frase que Freddie Mercury disse a Brian May
A banda idolatrada por Eddie Vedder que nunca tocou no Brasil: "Ele era fanático"
O disco solo que Roger Waters coloca no mesmo nível dos maiores clássicos do Pink Floyd
O videoclipe que Bruce Dickinson produziu para uma banda glam/punk britânica
Como o Police usou as brigas entre seus integrantes para produzir um álbum
David Ellefson não faz mais parte da banda Dieth

A curiosa (e estranha) história da criação do nome Black Sabbath
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
O rockstar que Ozzy Osbourne considerava o "meu Deus do rock"
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Black Sabbath nunca foi a mesma coisa sem Bill Ward, de acordo com Geezer Butler
Tony Iommi é condecorado membro da Ordem do Império Britânico
Em 2024, Geezer Butler afirmou que formação clássica do Black Sabbath não voltaria a se reunir
As bandas de Rock/Metal favoritas de cinco serial killers famosos
Guns e Sabbath: semelhança entre "Zero the Hero" e "Paradise City"


