O dia que Tony Iommi foi salvo da morte por três anjos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 24 de julho de 2024
O icônico músico inglês Tony Iommi, guitarrista e membro fundador da banda de Heavy Metal Black Sabbath, quase passou dessa para a melhor antes de iniciar sua carreira artística. Quando era jovem, Tony sofreu um acidente automobilístico que poderia ter tirado a sua vida. Conforme relato concedido por Iommi à Classic Rock em 2019, ele foi salvo da morte por três anjos.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Três deles salvaram minha vida quando eu estava no final da adolescência. Eu tinha acabado de passar no exame de direção e estava em meu carro esportivo dirigindo em uma rodovia de pista dupla. Eu ultrapassei outro carro quando dois pneus estouraram", relembrou o lendário guitarrista, que quase tombou na valeta por conta de sua manobra ousada.
"Saí da estrada, o carro capotou e bateu em uma árvore. Desmaiei e, quando acordei, senti cheiro de gasolina, mas consegui sair [do carro]. Ao fazer isso, vi aqueles anjos. Até hoje, eu realmente acredito que eles estavam lá; eu não estava chapado. Dizem que eles me salvaram com um propósito, porque eu acabei inventando o heavy metal. E quer saber? Eu gosto muito dessa ideia", acrescentou Iommi, que sobreviveu ao acidente e criou toneladas de riffs.
Em seu livro "Iron Man", lançado em 2011, Iommi fala do acidente em questão com mais detalhes. "Pelo que me lembro, tudo aconteceu em câmera lenta. Parece loucura, mas vi três figuras descendo, uma à esquerda e duas à direita, como anjos. E pensei: 'é isso' (...). Estava de cabeça para baixo, mas consegui sair porque caí na terra fofa... Tive uma concussão e não sabia o que estava acontecendo", conta Iommi em sua coletânea de memórias. O guitarrista ainda tomou um esporro de sua mãe.
"Seu desgraçado, que fantasia fazer isso. Você nunca deveria ter comprado aquele carro! Que inferno!", teria dito a preocupada mãe do maior criador de riffs de todos os tempos.
Felizmente, os "anjos" ajudaram Iommi a criar o estilo que faz nossa alegria até os dias atuais, como o guitarrista conta em seu livro. "Ver aquelas três figuras foi tão vívido. Isso me fez pensar: ‘Cristo, eu fui salvo aqui’. E salvo com um propósito: fazer alguma coisa. Alguém uma vez sugeriu que era para inventar o heavy metal. Que grande propósito. Os anjos devem ter dito uns aos outros: 'Ops, deu errado!'".
Por fim, Tony Iommi criou o Black Sabbath e se tornou um dos guitarristas mais influentes de todos os tempos. Talvez, graças aos anjos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Quando Ian Anderson citou Yngwie Malmsteen como exemplo de como não se deve ser na vida
A opinião de Sylvinho Blau Blau sobre Paulo Ricardo: "Quando olha para mim, ele pensa…"
Para Ice-T, discos do Slayer despertam vontade de agredir as pessoas
O disco de Bruce Dickinson considerado um dos melhores de metal dos anos 90 pela Metal Hammer
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A era do metal que Dave Mustaine odeia; "ainda bem que passou"
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
Marcelo Barbosa rebate crítica sobre Angra: Alguém pagou pelo hiato?
Blaze Bayley anuncia que não fará mais meet & greets e sessões de autógrafos gratuitas

A curiosa (e estranha) história da criação do nome Black Sabbath
26 mortes de figuras ligadas ao rock/metal ocorridas em janeiro de 2026
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Birmingham, Ozzy Osbourne e o heavy metal que a cidade ainda reluta em assumir
Tony Martin lamenta morte de artista que fez capa de álbum do Black Sabbath
Os impressionantes detalhes de todas as doenças e internações na reta final de Ozzy
A frase surpreendente de Lars Ulrich ao vocalista do Lamb of God no último show do Sabbath
Zakk Wylde pensou em levar "Back to the Beginning" para outros lugares, inclusive o Brasil
O último mal-estar de Ozzy Osbourne junto ao Black Sabbath
A música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne preferia que nunca tivesse sido gravada
O guitarrista que Brian May diz ter inventado "um gênero inteiro" a partir do zero
A canção do Black Sabbath que deixou marcas profundas em Brian Johnson, do AC/DC
Slash: surpreendendo ao apontar qual o riff mais pesado de todos os tempos


