Tem volta? Tom Morello abre o jogo sobre o futuro do Rage Against the Machine
Por André Garcia
Postado em 03 de julho de 2024
Nos últimos meses, os fãs do Rage Against the Machine vem coçando a cabeça quanto ao futuro da banda. Será que ela acabou? Ou será que um dia eles ainda vão concluir a turnê anunciada em 2019?
Conforme publicado pela Alternative Nation, em entrevista para a Spin Tom Morello confessou que nem ele sabe ao certo.
"Sei la… no momento sei que Timmy [Tim Commerford, baixista] tem uma ótima banda nova, a 7D7D, com a qual ele está fascinado. Eu não poderia estar mais feliz na estrada com a Freedom Fighter Orchestra e fazendo esse disco. Não há nada em discussão no momento [referente ao Rage Against the Machine]".
Nos anos 90 o Rage Against the Machine surgiu como uma das bandas mais politicamente engajadas e ideológicas de sua geração. Só que pessoas idealistas tendem a ser intransigentes, e quando elas se juntam o resultado é sempre volátil.
Tanto que eles se separam em 2000, no auge, por tensões internas e divergências. Chegou uma hora que eles não concordavam sequer sobre o que era ser uma banda de rock. Após o fim do Audioslave, o RATM se reuniu entre 2007 e 2011, em seguida tornando a entrar em um longo hiato.
Em 2019 foi anunciada a terceira reunião deles, mas os planos foram por água abaixo com o surgimento da pandemia. A turnê foi adiada para 2022, só que que pouco antes dela começar, o baixista Tim Commerford passou por uma cirurgia para tratar um câncer de próstata.
A turnê até chegou a ser feita, mas foi interrompida após 19 shows quando vocalista Zack de la Rocha machucou a pena sobre o palco. Os fãs estavam no aguardo da conclusão da turnê, mas agora no começo do ano o baterista soltou uma bomba no Instagram:
"Sei que muitos esperam que a gente anuncie novas datas para os shows cancelados do RATM [mas] não quero mais enganar as pessoas (ou a mim mesmo). Então, por mais que tenha sido comunicado que isso era algo que poderia vir a acontecer... quero informar a todos que o RATM — Tim [Commerford], Zack [de la Rocha], Tom [Morello] e eu — não tornará a fazer turnê ou tocar ao vivo. Sinto muito por aqueles que esperavam que isso acontecesse. Eu mesmo gostaria muito que acontecesse..."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps