Mike Portnoy posta vídeo que mostra as referências presentes na letra de "Octavarium"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de julho de 2024
Lançado em junho de 2005, "Octavarium" é o oitavo disco de estúdio da banda norte-americana de Metal Progressivo Dream Theater. Sucessor de "Train Of Thought", o álbum apresenta músicas interessantes, que entregam o que o fã do Dream Theater gosta de ouvir: melodia, peso, várias mudanças de andamento, técnica e um altíssimo padrão de qualidade.
Dream Theater - Mais Novidades
Um dos destaques de "Octavarium" é a sua gigantesca faixa-título, que tem 24 minutos e é dividida em cinco partes. A letra da terceira parte da música, intitulada "Full Circle", é formada por referências, que vão de nomes de músicas de outras bandas até um bordão do seriado Cheech And Chong.
O baterista Mike Portnoy, um dos autores de "Octavarium", compartilhou em seu perfil do Instagram um vídeo que mostra todas as referências "escondidas" na música.
"Ao escrever a letra da seção 'Full Circle' de ‘Octavarium’, tive a ideia maluca de escrever a letra usando todos os tipos de referências da cultura pop/música/filme/tv e conectando as frases, palavras e nomes. Na verdade, era apenas um exercício lírico divertido que eu estava experimentando.
Aqui está uma versão ao vivo dessa seção com uma tela dividida que mostra a montagem visual criada para nos acompanhar nas telas de vídeo atrás de nós na turnê (isso não é mostrado na versão em DVD de ‘Score’ porque tive que editar o vídeo por causa das autorizações de direitos autorais... então isso só foi visto ao vivo nos shows)", escreveu o baterista.
"Octavarium" conta com outras ótimas músicas do Dream Theater, como "These Walls", "I Walk Beside You", "The Root Of All Evil" e "Panic Attack". O álbum foi gravado por James LaBrie (vocal), John Petrucci (guitarra), John Myung (baixo), Mike Portnoy (bateria) e Jordan Rudess (teclado).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
O vazio deixado pelo Edguy
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo



30 músicas do Dream Theater que ultrapassam 10 minutos de duração
Padre ouve Dream Theater pela primeira vez e faz comparação com Jesus Cristo
Rush foi a banda que mudou tudo para John Petrucci, do Dream Theater
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
A reação de Mike Portnoy ao ficar sabendo da morte de Cliff Burton
A instrumental do Iron Maiden que é a preferida de Mike Portnoy
A ideia que Mike Portnoy "roubou" dos Beatles e foi inserida no maior sucesso do Dream Theater
13 bandas de rock e metal que nasceram na faculdade e conquistaram o mundo
O vocalista contestado que mudou os rumos de uma das maiores bandas da história do metal
Dream Theater era uma mistura entre Metallica e Yes, segundo John Petrucci
Dream Theater: o vacilo na capa de A Dramatic Turn of Events
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


