A curiosa origem do título de "Ten", primeiro disco de estúdio do Pearl Jam
Por Mateus Ribeiro
Postado em 01 de julho de 2024
O longínquo 1991 ficou eternamente marcado na história da música pesada, uma vez que vários discos inesquecíveis foram lançados no ano em questão. É o caso do sensacional "Ten", álbum de estreia do grupo Pearl Jam, expoente do movimento que ficou conhecido como Grunge.
Um dos trabalhos mais brilhantes lançados em 1991, "Ten" apresenta faixas que figuram entre as melhores do Pearl Jam, com destaque para "Even Flow", "Black", "Jeremy", "Alive" e "Once".
Qualquer fã de Rock conhece as faixas mais famosas de "Ten" do início ao fim. O que muita gente talvez não saiba é de onde veio a inspiração para o título do primeiro disco do Pearl Jam. Pois bem, tudo começou quando a banda estava dando seus primeiros passos e ainda não tinha um nome, conforme entrevista que o baixista Jeff Ament concedeu ao jornal The Missoulian em 2008.
"Quando estávamos gravando nosso primeiro disco, tínhamos uma ajuda de custo de cerca de dez dólares. Então, quando almoçávamos na loja do outro lado da rua, sempre comprávamos um pacote de cartões de basquete. Quando entregamos nossa fita, ainda não tínhamos um nome para a banda, então colocamos um cartão de Mookie Blaylock no estojo", disse Jeff.
Mookie Blaylock foi um jogador de basquetebol que atuou por 13 anos na NBA (National Basketball Association) e jogou por três franquias: New Jersey Nets, Atlanta Hawks e Golden State Warriors. Jeff e seus parceiros acharam legal batizar a banda com o nome do atleta.
"Estávamos prestes a sair em turnê e ainda não tínhamos um nome e precisávamos de um rapidamente. Disseram-nos que não precisava ser o nome que usaríamos para sempre, apenas algo para a turnê. Alguém viu o cartão do Mookie Blaylock e disse: ‘Que tal Mookie Blaylock?’. Decidimos usar esse nome e fizemos uma turnê de 10 shows com o Alice in Chains como Mookie Blaylock. Mookie também não se importou com isso - ele não nos processou. Na verdade, acabei conhecendo-o mais tarde. Também fizemos uma camiseta do Pearl Jam com uma foto dele. Acho que devemos muito ao Mookie", acrescentou o baixista.
No fim das contas, o famoso grupo de Seattle mudou de nome para Pearl Jam. Contudo, o título do primeiro disco do conjunto tem a ver com Mookie, afinal de contas, o ex-atleta utilizava a camisa 10. Segundo matéria publicada no site da Guitar World, o título é uma homenagem ao nome original do Pearl Jam (e indiretamente, tem ligação com o ex-jogador de basquete).
"Ten" foi lançado no dia 27 de agosto de 1991. O álbum pode ser ouvido via Spotify.
Por falar em "Ten", uma das melhores músicas do debut do Pearl Jam é "Jeremy", que ganhou um clipe emblemático, estrelado por um ator que infelizmente já se foi. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps