Sepultura foi uma das únicas coisas boas do Metal nos anos 90, segundo Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de agosto de 2024
A década de 1980 foi um período glorioso para o Heavy Metal. Diversas bandas, das mais variadas vertentes, surgiram entre 1980 e 1989. Metallica, Megadeth, Kreator, Slayer, Anthrax, Sodom, Sepultura, Morbid Angel, Venom, Testament, Helloween, Queensryche e Stratovarius são alguns exemplos.
Se os anos 1980 foram legais para a música pesada, o mesmo não pode ser dito a respeito da década seguinte. As bandas de Heavy Metal perderam espaço para artistas de outros estilos, como Grunge, Rock Alternativo e Nu Metal.
Existem fãs de Heavy Metal que não guardam lembranças dos anos 1990. É o caso do talentoso músico estadunidense Mike Portnoy, baterista e co-fundador da banda de Prog Metal Dream Theater. Em 2022, Portnoy foi questionado (via Cameo) se preferia o Metal dos 80 ou dos 90. O batera foi categórico em sua resposta, que foi publicada no site Blabbermouth.
Dream Theater - Mais Novidades

"Bem, no caso do metal, eu diria que foram os anos 80, porque os anos 90 começaram a decair", respondeu o baterista, que citou as únicas "coisas boas" que o Metal entregou na década de 1990. "Na verdade, as únicas coisas que o metal tinha de bom, pelo menos para mim, nos anos 90 eram o Pantera, o Sepultura e o Machine Head; essas eram as únicas bandas novas, na verdade, fazendo metal. Todas as outras grandes bandas de metal dos anos 90 surgiram nos anos 80".
Portnoy justificou sua resposta e citou grandes ícones do Thrash Metal e do Heavy Metal. "Então, para mim, nos anos 80, tivemos Metallica, Anthrax, Slayer, Overkill, Exodus, Megadeth. Essa era toda a cena Thrash, e depois todas as coisas do início dos anos 80, você tinha Rainbow, AC/DC/, Accept, Motörhead, Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden. Portanto, acho que os anos 80 foram definitivamente a década mais forte das duas".
Mike Portnoy e seus parceiros de banda passarão pelo Brasil em dezembro de 2024. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rafael Bittencourt, fundador do Angra, recebe título de Imortal da Academia de Letras do Brasil
Iron Maiden fará show em Curitiba na turnê de 50 anos "Run For Your Lives"
O álbum do Iron Maiden eleito melhor disco britânico dos últimos 60 anos
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
A música que Regis Tadeu mandaria ao espaço para representar o melhor da humanidade
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
O melhor cantor de blues de todos os tempos, segundo Keith Richards
Evanescence lança vídeo oficial da música "Who Will You Follow"
Gary Holt pensa em deixar material inédito do Exodus para trabalhos póstumos
The Rasmus anuncia turnê latino-americana com show no Brasil
O álbum do Aerosmith que deveria marcar um retorno importante, mas deixou a desejar
Membros do Angra e Korn jogam tênis na casa de Ronaldo Fenômeno: "Quão doido é isso?"
O álbum do Pink Floyd que Roger Waters achava que só ele poderia conduzir
A música "bobinha" dos Beatles que superou um clássico dos Beach Boys
O disco do Metallica que transformou Lars Ulrich em inimigo eterno
Shows do Dream Theater no Brasil terão 3 horas de duração
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
Dream Theater começará a escrever novo disco no segundo semestre, afirma Mike Portnoy
Alirio Netto prestigia show do Dream Theater e tira fotos com integrantes da banda
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Dream Theater - uma obra de arte em movimento em São Paulo
Dream Theater - uma noite carregada de técnica e sentimento em Porto Alegre
Membros do Angra prestigiam show do Dream Theater e tiram foto com Mike Portnoy
Como surgiu o riff "simples" de "Pull Me Under", segundo John Petrucci
Dream Theater une técnica e emoção em show de três horas em Curitiba
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
Humor: como seriam os nomes de alguns rockstars se eles fossem brasileiros
Mike Mangini não sabia que seria demitido do Dream Theater


