Sepultura foi uma das únicas coisas boas do Metal nos anos 90, segundo Mike Portnoy
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de agosto de 2024
A década de 1980 foi um período glorioso para o Heavy Metal. Diversas bandas, das mais variadas vertentes, surgiram entre 1980 e 1989. Metallica, Megadeth, Kreator, Slayer, Anthrax, Sodom, Sepultura, Morbid Angel, Venom, Testament, Helloween, Queensryche e Stratovarius são alguns exemplos.
Se os anos 1980 foram legais para a música pesada, o mesmo não pode ser dito a respeito da década seguinte. As bandas de Heavy Metal perderam espaço para artistas de outros estilos, como Grunge, Rock Alternativo e Nu Metal.
Existem fãs de Heavy Metal que não guardam lembranças dos anos 1990. É o caso do talentoso músico estadunidense Mike Portnoy, baterista e co-fundador da banda de Prog Metal Dream Theater. Em 2022, Portnoy foi questionado (via Cameo) se preferia o Metal dos 80 ou dos 90. O batera foi categórico em sua resposta, que foi publicada no site Blabbermouth.
Dream Theater - Mais Novidades

"Bem, no caso do metal, eu diria que foram os anos 80, porque os anos 90 começaram a decair", respondeu o baterista, que citou as únicas "coisas boas" que o Metal entregou na década de 1990. "Na verdade, as únicas coisas que o metal tinha de bom, pelo menos para mim, nos anos 90 eram o Pantera, o Sepultura e o Machine Head; essas eram as únicas bandas novas, na verdade, fazendo metal. Todas as outras grandes bandas de metal dos anos 90 surgiram nos anos 80".
Portnoy justificou sua resposta e citou grandes ícones do Thrash Metal e do Heavy Metal. "Então, para mim, nos anos 80, tivemos Metallica, Anthrax, Slayer, Overkill, Exodus, Megadeth. Essa era toda a cena Thrash, e depois todas as coisas do início dos anos 80, você tinha Rainbow, AC/DC/, Accept, Motörhead, Black Sabbath, Judas Priest e Iron Maiden. Portanto, acho que os anos 80 foram definitivamente a década mais forte das duas".
Mike Portnoy e seus parceiros de banda passarão pelo Brasil em dezembro de 2024. Leia mais na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest vem aí e confirma 182 bandas em 4 dias de shows
Festival Best of Blues and Rock tem edição 2026 confirmada
O disco punk clássico que Billie Joe Armstrong chamou de "um monte de merda"
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico do thrash metal que retrata o clima caótico da guerra, segundo o Loudwire
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
O ícone do death metal que admira o trabalho de Michael Jackson
Fã do Iron Maiden paga equivalente a mais de R$ 22 mil por cópia de "The Soundhouse Tapes"
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico

Shows do Dream Theater no Brasil terão 3 horas de duração
A melhor música de prog metal lançada a cada ano, de 1985 até 2025
A melhor faixa de "Images and Words", do Dream Theater, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Por que "Scenes from a Memory" é o melhor disco do Dream Theater, segundo o Loudwire
Filho de Mike Portnoy recria linhas de bateria para música do Led Zeppelin
A música do Dream Theater que é a preferida de Herman Li, guitarrista do Dragonforce
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Como surgiu o riff "simples" de "Pull Me Under", segundo John Petrucci
A frase de Mike Portnoy que ilustra o problema das bandas, segundo Ricardo Confessori
5 músicas do Dream Theater que são carregadas de emoção
Os 10 melhores discos do metal progressivo, em uma lista sem Dream Theater!


