Como o ícone do Reggae Bob Marley inspirou o lendário Max Cavalera
Por Mateus Ribeiro
Postado em 07 de setembro de 2024
O veterano músico brasileiro Max Cavalera possui um extenso e invejável currículo profissional. Guitarrista/vocalista das bandas Soulfly, Cavalera Conspiracy, Killer Be Killed e Go Ahead And Die, Max também é o membro fundador do Sepultura, grupo que é um dos nomes mais emblemáticos da história da música pesada.
Max, que deixou o Sepultura em dezembro de 1996, foi influenciado por um artista que não faz parte do universo do Heavy Metal. Esse artista é o icônico Bob Marley, finado músico jamaicano que é o maior representante da história do Reggae.
Em 2016, Max concedeu entrevista ao jornalista Sérgio Martins (na época, colaborador da revista Veja) e contou como foi inspirado por Robert Nesta Marley (nome real de Bob Marley).
"Eu acho que o lance todo do terceiro mundo, né? De vir de um lugar diferente, acho que isso tem a ver (...). Acho legal o lance das lutas dele pelos direitos sociais e direitos humanos e todo esse lance é bem legal, né? Sempre fui fã dos trabalhos dele", disse Max, que trabalhou com Neville Garrick (artista falecido em novembro de 2023), que fez capas de álbuns de Marley.
"Acabei trabalhando com um artista dele, que é o Neville Garrick, que fez duas capas do Soulfly, ‘Primitive’ e ‘Soulfly 3’. E o Neville sempre me contava histórias ótimas. Quando tentaram assassinar o Bob Marley na Jamaica [em 1976], ele foi o cara que saiu com o Bob Marley pra Nassau, foi de avião para Nassau. Exílio, né? Ele sempre me conta histórias fabulosas dessa época", relembrou o frontman do Soulfly.
Um dos artistas mais importantes da história da música, Bob Marley faleceu em 11 de maio de 1981, aos 36 anos de idade. Leia mais sobre esse influente artista na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps