Para Joe Elliott, "Back In Black" tem uma das "melhores performances vocais de rock"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de setembro de 2024
Lançado em julho de 1980, "Back In Black" é o sétimo disco de estúdio da icônica banda AC/DC. Um dos discos mais importantes da história do Rock And Roll, "Back In Black" é o primeiro registro do AC/DC gravado pelo vocalista Brian Johnson, escolhido para substituir Bon Scott, que faleceu em circunstâncias trágicas no dia 19 de fevereiro de 1980.
Joe Elliott, vocalista da banda Def Leppard, concedeu entrevista à Classic Rock e falou um pouco sobre "Back In Black", o clássico do AC/DC que vendeu dezenas de milhões de cópias.
"Quando Brian chegou, a primeira coisa que ele teve que fazer foi superar a comparação com Bon. Todo fã do AC/DC colocaria Back In Black e diria: 'Ok, mostre-me o que você tem. Impressione-me’. Brian tinha que ser forte o suficiente para sobreviver a todo esse escrutínio. Ele tinha que ser confiante o suficiente para fazer isso. E ele conseguiu, em grande estilo", declarou Elliott, que também elogiou a performance vocal de Brian Johnson em "Back In Black".
"O início do álbum, com ‘Hells Bells’, levava muito tempo até que Brian abrisse a boca. Havia uma grande introdução, e foi muito inteligente a forma como eles construíram a música, quase como o início de ‘Shine On You Crazy Diamond’ [do Pink Floyd] (...). Na época, ele [Brian] fez com que cantar alto voltasse a ser legal. E o que ele fez naquele disco entrará para a história como uma das melhores performances vocais de rock de todos os tempos. Realmente é."
Por fim, Elliott comparou "Back In Black" com outros clássicos da música pesada, e explicou por quais razões este álbum vendeu mais do que os outros trabalhos da banda formada pelos irmãos Young.
"Toda banda que se torna realmente grande lança um álbum realmente especial pelo menos uma vez, seja ‘Hotel California’ [Eagles] ou ‘The Number Of The Beast’ [Iron Maiden], e ‘Back In Black’ é o álbum de destaque para o AC/DC como ‘The Dark Side Of The Moon’ é para o Pink Floyd. Tenho certeza de que eles passaram por muitas dificuldades para produzi-lo, mas eles tinham os riffs - eles sempre tiveram os riffs.
Eles tinham um novo e excelente vocalista que simplesmente arrasou. E com [o produtor] Mutt Lange dando forma a tudo e conseguindo performances como ele conseguiu, eles não poderiam falhar. Há uma razão pela qual ‘Back In Black’ vendeu mais do que todos os outros álbuns do AC/DC juntos: tudo - as músicas, a voz, o som todo é simplesmente fenomenal."
"Back In Black" foi gravado por Brian Johnson (vocal), Malcolm Young (guitarra), Angus Young (guitarra), Cliff Williams (baixo) e Phil Rudd (bateria). O álbum traz grandes hits do AC/DC, como a faixa-título, "You Shook Me All Night Long", "Hells Bells" e "Rock and Roll Ain't Noise Pollution".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps