A música do Iron Maiden que fala sobre os valentões do futebol
Por Mateus Ribeiro
Postado em 14 de outubro de 2024
Lançado em maio de 1992, "Fear Of The Dark" é o nono disco de estúdio da banda britânica de Heavy Metal Iron Maiden. Encabeçado pela faixa-título, que é um dos maiores sucessos da longeva carreira do Iron Maiden, "Fear Of The Dark" apresenta outras músicas famosas do grupo, como "Wasting Love", "From Here To Eternity" e "Be Quick Or Be Dead".
Outra música interessante legal presente em "Fear Of The Dark" é "Weekend Warrior", que está longe de ser um hit do sexteto (outrora quinteto) liderado pelo baixista Steve Harris. Décima-primeira faixa de "Fear Of The Dark", "Weekend Warrior" tem uma letra que aborda torcedores de futebol valentões, que gostam de sair na mão com outros torcedores.
"Essa é uma música muito boa. Foi o Steve quem a escreveu. É sobre futebol e toda a violência que envolve esse esporte. O hooliganismo é uma coisa terrível", afirmou o vocalista Bruce Dickinson, durante entrevista concedida à Hard Force Magazine em 1992 (via Fan Club Iron Maiden Bulgaria).
Citado por Dickinson, o hooliganismo é um termo que é utilizado para se referir à torcedores de futebol que se comportam de maneira desordeira e violenta (os famosos hooligans).
"Há aquelas pessoas que não têm nenhum outro interesse na vida a não ser o jogo de futebol no fim de semana. Essas pessoas se entregam a qualquer tipo de violência de que são capazes durante o jogo, brigando com torcedores do outro time, gritando insultos, e depois voltam para seus pequenos empregos na segunda-feira de manhã, e é aí que você percebe que essas pessoas não são nada", complementou o frontman do Iron Maiden.
Steve Harris, que ama o esporte bretão, também fez comentários sobre o tema que serviu como inspiração para "Weekend Warrior", durante uma entrevista concedida à Kerrang em 1992.
"Quando eu tinha 13 ou 14 anos, eu usava botas e suspensórios, sabe? Mas nunca tive um corte de cabelo skinhead, nunca gostei de violência, era mais uma questão de moda, eu acho. Nunca saí em busca de brigas porque sempre me interessei mais pelo futebol. Se você se interessa por futebol, sempre acho que isso significa que você não é um hooligan. Na minha opinião, os hooligans do futebol são uns idiotas (...).
Mas as coisas melhoraram. Fui a vários jogos do West Ham [clube do coração de Steve] este ano (...), e não vi nenhum problema por lá. Até levei minha filha de oito anos a um jogo - não achei que ela fosse se interessar tanto, mas ela gostou muito! Mal posso esperar até que meu filho cresça... Ele tem apenas 18 meses e já está chutando a bola - tenho que ensiná-lo a dizer West Ham, sabe?", comentou Steve.
Infelizmente, "Weekend Warrior" é uma das faixas de "Fear Of The Dark" que nunca foi tocada ao vivo. No entanto, você pode ouvir a versão de estúdio desse baita som clicando aqui.
"Fear Of The Dark" foi gravado por Bruce Dickinson (vocal), Dave Murray (guitarra), Janick Gers (guitarra), Steve Harris (baixo) e Nicko McBrain (bateria). O álbum marca o fim da primeira passagem de Bruce pelo grupo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps