Primeiro show da banda Venom foi realizado em uma igreja, segundo Cronos
Por Mateus Ribeiro
Postado em 05 de outubro de 2024
A lendária banda inglesa Venom é considerada pioneira do Black Metal, vertente do Metal caracterizada por músicas cujas letras abordam temas ligados ao ocultismo. Curiosamente, alguns dos momentos marcantes do início da trajetória do Venom se passaram dentro de uma igreja, local que não é exatamente o preferido dos fãs e músicos do estilo em questão.
"Nossa sala de ensaio era uma igreja, nosso primeiro show foi em uma igreja e nossa primeira demo foi gravada em uma igreja - ainda tenho as fitas; nosso som era terrível", disse Cronos, baixista/vocalista do Venom, durante entrevista concedida à Metal Hammer em 2011.
Segundo Cronos, ele, Mantas (guitarrista) e Abaddon (bateria) tocavam em uma igreja graças à ajuda de um vigário que gostava de embolsar uns trocos. Apesar do auxílio do vigário, o trio "agradecia" o favor de uma forma peculiar.
"Havia um vigário metodista que gostava da ideia de colocar um pouco de dinheiro no bolso, então nos instalávamos no altar, bem em frente ao púlpito, e lá íamos nós. O vigário nos deixava entrar e depois ia embora. Então, basicamente, saqueávamos o lugar! Ainda tenho algumas das grandes velas e crucifixos que roubamos", complementou o frontman.
Na mesma entrevista, Cronos falou sobre a gravação de "Welcome To Hell", o clássico debut do Venom, lançado em dezembro de 1981. De acordo com o baixista/vocalista, "Welcome To Hell" levou poucos dias para ser gravado.
"Gravamos ‘Welcome To Hell’ em três dias e eram apenas demos. Pensamos que, se a gravadora gostasse das demos, receberíamos sinal verde e teríamos a chance de gravá-las adequadamente como um grande álbum novo em uma semana ou mais. Mas, quando a gravadora ouviu as fitas, nos disseram: 'Não, nós gostamos do jeito que está, vamos lançar assim'. Devemos ter ficado horrorizados... havia problemas de tempo, de afinação, mas eles simplesmente disseram: 'Não, ou sai assim ou não sai' (...). Havia aquele tipo de sentimento: 'Puta que pariu. Vamos estragar tudo antes mesmo de começarmos’", pontuou Cronos, que aparentemente estava errado, uma vez que "Welcome To Hell" se tornou um clássico da música extrema.
Cronos também relembrou a gravação de "Black Metal", o segundo álbum de estúdio do Venom, que na opinião do frontman, é o primeiro trabalho real do trio.
"Sabíamos que tínhamos que gravar esse álbum corretamente. Sabíamos que tipo de truques poderiam ser usados contra nós, então nos certificamos de que todas as músicas estivessem prontas antes de entrarmos no estúdio. E, para mim, ‘Black Metal’ é nosso primeiro álbum de verdade, porque ‘Welcome To Hell’ são apenas demos."
O álbum mais recente do Venom é "Storm The Gates", lançado em 2018. A formação atual da banda conta com Cronos (baixo/vocal), Rage (guitarra) e Danté (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps